Árvore Solar é inaugurada em universidade do Ceará

Árvore Solar é inaugurada em universidade do Ceará
Árvore Solar é inaugurada em universidade do Ceará
3.7 (73.33%) 3 votes

A árvore solar foi desenvolvida por meio de uma parceria entre a Universidade do Ceará e uma empresa privada. Foram utilizados fundos de incentivo estadual para a criação da árvore solar. O objetivo da árvore é  alimentar a frota de bicicletas elétricas utilizadas pela segurança do campus Itaperi.

O Brasil vem se destacando em projetos pioneiros na utilização da energia solar fotovoltaica. Muitos destes, inclusive, são frutos da parceria entre empresas e centros de pesquisas tecnológicas de universidades estaduais e/ou federais brasileiras.

Um exemplo recente foi o lançamento do ônibus movido à energia solar, projeto conjunto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com as empresas Eletra, Marcopolo, Mercedes-Benz e WEG, e que já está rodando pelas ruas de Florianópolis.

Agora foi a vez da Universidade Estadual do Ceará (UECE) apresentar o seu projeto de energia solar, inaugurando no final do mês passado a sua árvore solar, instalada no campus do Itaperi.

Construído na forma de uma palmeira natural, a estrutura, composta de aço e fibra de vidro, conta com dez placas fotovoltaicas (ou painéis solares, como são popularmente conhecidos) aplicadas nas “folhas” da árvore, as quais irão gerar 500 kW/mês de potência, utilizados, inicialmente, para alimentar as baterias de dez bicicletas elétricas utilizadas pelos seguranças do campus.

“As placas captam a radiação solar e transformam a energia por meio de um inversor que alimenta as bicicletas”, explica Jonas Becker, engenheiro responsável pelo projeto. O engenheiro ainda detalha que as bicicletas, quando carregadas por completo, apresentam uma autonomia de até 5 horas, alcançando velocidades de até 45 km/h.

No momento em que as bicicletas estiverem em uso, a energia gerada pela árvore solar irá ser repassada para a rede pública, gerando assim créditos energéticos para a Universidade e que poderão ser utilizados, posteriormente, para compensar a energia consumida da rede.

Árvore Solar
A Árvore Solar da UECE. (Foto: Guarani Batista/ Divulgação UECE)

Árvore Solar foi fruto de fundos de desenvolvimento

Para desenvolver esse projeto pioneiro, a UECE, através do Mestrado Acadêmico em Ciências Aplicadas, fechou parceria com uma empresa privada de energia solar de Fortaleza, associada à incubadora de empresas da Universidade (IncubaUECE).

Por ser uma associada da incubadora, a empresa contou com o apoio do Fundo de Inovação tecnológica do Ceará (FIT/CE), por intermédio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), após devida analise e aprovação do projeto.

Buscando estimular o desenvolvimento sustentável da região, a IncubaUECE continuará vinculada ao projeto, provendo assistência para a sua viabilização. Jackson Sampaio, reitor da Universidade, diz que o empreendimento é essencial como forma de incentivar futuras pesquisas do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas, além de ser um importante marco em sustentabilidade para a instituição.

Fonte de Informação:  Ambiente Energia – Fonte   O Povo – Fonte     G1 – Fonte

Analista de Marketing
Redator e Tradutor

Recomendamos para Você: