As 7 Principais Dúvidas De Quem Está Considerando o Uso de Energia Solar

As 7 Principais Dúvidas De Quem Está Considerando o Uso de Energia Solar
4 (80%) 4 votes

Todos dias, a equipe comercial da Blue Sol atende dezenas de solicitações de consumidores interessados na tecnologia fotovoltaica.

São pessoas das mais variadas regiões do Brasil que ligam, mandam whatsapp ou e-mail sempre com a mesma vontade: economizar na conta de luz através da energia solar.

No entanto, muitos ainda desconhecem os principais conceitos da tecnologia fotovoltaica e/ou as regras para a geração própria de energia estabelecidas pela entidade do setor elétrico no Brasil, a Aneel (Agência Brasileira de Energia Elétrica).

Assim, além das perguntas diretamente relacionadas as condições comerciais da Blue Sol, nossa equipe de vendas é frequentemente confrontada com as mesmas dúvidas e informações que rondam o conhecimento popular acerca dessa tecnologia em expansão em nosso país. 

Por esse motivo, pedimos ao gestor do nosso setor comercial, Rafael Xavier, que consultasse a sua equipe e, juntos, compilassem as principais dúvidas que chegam até nós.

O resultado você confere abaixo, com as respostas definitivas do nosso comercial para essas 7 perguntas mais escutadas no dia a dia do setor:

 

#1 Com o sistema instalado, a minha distribuidora de energia irá me pagar pela geração?

Não exatamente, o que acontecerá é que toda energia excedente gerada por você, ou seja, gerada e não consumida na hora, irá retornar pela rede da distribuidora, que em contrapartida lhe dará um crédito de energia.

Com esse crédito, será possível consumir energia dela a noite e só pagar a diferença, quando houver! Caso não haja, esses créditos ficam para o próximo mês, e só vencem depois de 60 meses!

Os créditos são gerados e descontados de forma diretamente proporcional, ou seja, casa Watt de energia injetada na rede pelo seu sistema gera 1 crédito, que será usado para abater 1 Watt de energia consumida da rede.

 

#2 Certo, mas e se faltar luz, eu continuarei com energia?

Não. A tecnologia de baterias e nobreaks ainda não possui escala comercial no Brasil e, como o sistema é conectado à rede da distribuidora, caso haja uma queda de energia, você também fica sem ela.

Isso ocorre porque, como já falado, os sistemas trabalham em paralelo à rede elétrica pública, quando algum problema ou acidente interrompe o fluxo desta, os técnicos da distribuidora são logo chamados para reparar o ponto da rede com problema.

Portanto, visando a segurança desses, o inversor interativo do sistema fotovoltaico, responsável por realizar a troca da energia sistema/rede, é automaticamente desligado no caso de queda da energia, evitando que a energia gerada pelo sistema vá para a rede e ponha em risco a vida dos técnicos.

A tecnologia das baterias solares residenciais é prevista para chegar no Brasil nos próximos anos, visto que somente agora está começando a se difundir em mercados mais evoluídos.

 

#3 É a mesma tecnologia de aquecer a água da piscina?

Não, os sistemas de aquecimento solar, já bem difundidos no mercado nacional, aquecem a água de piscinas e torneiras por meio do calor gerado pelo sol.

Já a energia solar com que trabalhamos traz a energia elétrica por meio da luz solar, quando esta incide sobre o painel e é convertida por suas células através do efeito fotovoltaico.

Portanto, para que o sistema gere o máximo possível de energia, precisamos de bastante horas de sol disponível no local.

 

#4 Mas o projeto precisa ser aprovado pela minha distribuidora? E se ela rejeitar, eu perco meu sistema e meu dinheiro?

Primeiro é preciso lembrar que as distribuidoras são obrigadas pelas normas da Resolução Normativa Nº482 a aceitar a conexão dos sistemas geradores em sua rede, desde que esses estejam de acordo com as especificações técnicas exigidas.

Por isso, todos projetos realizados pela Blue Sol passarão por uma visita técnica antes do fechamento do negócio, aonde indicaremos todos os pontos de adaptação que serão necessários para a aprovação do projeto.

Hoje a Blue Sol conta com um portfólio de mais de 800 sistemas comercializados e todos correram normalmente após as adaptações previstas, quando necessárias.

 

#5 Posso pagar o sistema com uma parcela do mesmo valor que eu pago hoje a minha conta de luz?

É possível! Porém, tudo depende de quanto será o valor de entrada. Para poder ter parcelas equivalentes ao que você paga hoje de conta de luz, é preciso dar uma entrada maior em relação ao projeto para podermos diluir os valores da parcela.

Os financiamentos de sistema solar que fazemos direto pela Blue Sol, mediante análise simples de crédito, funcionam de forma muito parecida com os financiamentos de automóveis que temos hoje em dia, com a vantagem que no financiamento solar não há a necessidade de haver um fiador, pois a garantia é o próprio sistema!

 

#6 O que terei de pagar além do que está na proposta da Blue Sol?

Nada mais sobre o sistema! Porém, em imóveis mais antigos, talvez seja necessário readequar o padrão elétrico da casa ou, ainda, sistemas instalados em solo, quando não há espaço no telhado ou este não suporte o sistema, precisariam de obras civis com custos à parte.

As propostas Blue Sol já contemplam o preço de todos os equipamentos necessários para instalação do sistema e seu frete até o local de instalação, além do serviço de projetos e toda a burocracia envolvendo sua legalização junto á distribuidora. Bem como o serviço de instalação do seu sistema até sua ligação.

Quer saber o valor do seu sistema? Clique no botão abaixo e tenha acesso ao nosso simulador solar exclusivo, que mostra na hora a estimativa de custo, tamanho e economia gerada pelo seu sistema:

1

 

 

#7 Quais as formas de pagamento que a Blue Sol trabalha?

Hoje, trabalhamos no boleto em até 36x e, para alguns casos, com a linha especial de 10x sem juros. Também trabalhamos com linhas de crédito de outras instituições financeiras.

Para maiores detalhes, fale com um consultor comercial através do botão* abaixo (atendimento em horário comercial):

2

* Botão irá direcioná-lo a página do whatsapp, caso esteja acessando pelo computador, a função Whatsapp Web deverá estar acionada para realizar o contato.

Analista de Marketing
Redator e Tradutor