Bloco de Vidro Solar É a Mais Nova Invenção Para Casas do Futuro

Bloco de Vidro Solar É a Mais Nova Invenção Para Casas do Futuro
5 (100%) 3 votes

No ano passado, Elon Musk, o visionário empreendedor e defensor da energia renovável, surpreendeu o mundo ao anunciar as telhas solares da sua empresa, a Tesla. Agora, outra inovação acaba de surgir e irá ajudar para que, no futuro, tenhamos casas “normais” geradoras de sua própria energia.

Chamado “Quadrado Solar”, o invento é resultado do estudo de um grupo de pesquisadores da Universidade de Exeter, nome da cidade onde está localizada, no sudoeste da Inglaterra.

Assim como as Telhas Solares, o Quadrado Solar tem a aparência semelhante a um bloco de vidro normal (veja a foto no link da matéria original, ao fim do artigo), porém com a capacidade de captar a luz do sol e transformá-la em energia elétrica, a qual então poderá alimentar o consumo de uma casa ou prédio, ser armazenada ou abastecer veículos elétricos.

Através da aplicação da Fotovoltaica Integrada a Construção (Building Integrated PhotoVoltaics em inglês, ou BIPV), os blocos de vidros solares poderão substituir tijolos no levantamento de paredes que, ao mesmo tempo em que captam parte da luz para gerar energia, também permitem a iluminação natural do ambiente, assim como seu isolamento térmico.

Por não ficar em ângulo favorável para a captação da luz direta do sol, o Quadrado Solar faz uso de um sistema de óptica inteligente que ajuda a convergir a maior quantidade de luz sobre as pequenas células solares contidas em seu interior, aumentando assim a eficiência e a geração de energia elétrica.

A tecnologia foi patenteada e agora ruma para o mercado, sendo comercializada pela Build Solar, Startup criada pela Universidade e que agora busca investidores para conseguir testar o produto e lançá-lo para venda já em 2018.

Segundo o Dr. Hasan Baig, fundador da Startup e pesquisador do Instituto de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade, o segmento de BIPV está expandindo a um ritmo anual de 16% e o Quadrado Solar ajudará a aquecer esse mercado, além de trazer uma nova opção de construção sustentável e geradora de economia aos consumidores.

 

 

Fonte de Informação: PV Magazine – Site

Analista de Marketing
Redator e Tradutor

Recomendamos para Você: