Calculadora Solar e os 3 Métodos Precisos Para Você Conhecer a Sua Futura Economia Com a Energia Solar

Calculadora Solar e os 3 Métodos Precisos Para Você Conhecer a Sua Futura Economia Com a Energia Solar
7 (140%) 2 votes

calculadora solar é uma ferramenta que possibilita simular os benefícios provenientes do uso da energia solar, ou seja, a economia obtida na conta de luz, mensal e anual, além de mostrar a estimativa de custo e tamanho do sistema e o tempo de retorno em seu investimento (payback).

Para ajudar os consumidores da fotovoltaica, a Blue Sol desenvolveu a sua calculadora solar como forma desses clientes, que muitas vezes não conhecem todos seus benefícios, a simular os ganhos que eles poderão obter ao instalar um sistema em sua casa ou empresa.

A calculadora solar é uma ferramenta web, ou seja, ela está disponível exclusivamente pelo site da Blue Sol, que informa ao usuário os valores aproximados do sistema solar necessário para suprir o seu consumo elétrico, tomando como base os valores da sua conta de luz que deverão ser imputados por ele.

Abaixo, mostramos o passo a passo de como utilizar a calculadora solar e a descrição de cada um dos benefícios apresentados:

#1 Simulando a sua Economia

Após clicar no link para direcionamento à página da calculadora solar (disponível ao final deste artigo), você irá se deparar com a seguinte tela inicial:

calculadora-solar-_-tela-inicial

Estas são as informações necessárias e de preenchimento obrigatório para que a calculadora solar possa realizar a estimativa do dimensionamento e rendimento do seu sistema fotovoltaico conectado à rede (On-Grid).

O nome e e-mail, embora não necessários para o cálculo, são solicitados para que tenhamos certeza que o solicitante é mesmo uma pessoa e não robôs de autopreenchimento.

Já o CEP é solicitado para que a calculadora solar saiba a sua localização, o que é necessário para calcular o índice de irradiação solar no local que está diretamente relacionado à geração do sistema e seu dimensionamento.

A escolha do tipo, que varia entre casa e empresa, é solicitado para que tenhamos uma noção do consumo elétrico mensal que deverá ser informado posteriormente.

E, por último, o valor da tarifa, que não é obrigatório informar, ajuda para que a estimativa do retorno do investimento (payback) se aproxime ainda mais do real, visto que eles são inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior a tarifa, menor o payback e vice versa.

O valor da tarifa energética pode ser encontrado em sua conta de luz.  Após inseridas as informações, clique em “avançar”, o que irá lhe direcionar para a tela seguinte.

#2 Custo da Energia

A segunda tela é aonde você irá informar o valor aproximado que gasta com energia elétrica todo o mês, e o qual irá deixar de pagar uma vez que optar pela energia solar.

calculadora-solar-_-valor-da-conta-de-luz

Note que não existe campo para preenchimento, apenas a barra para que você deslize e escolha o valor que mais se aproxima ao que você gasta.

Repare, também, que o valor inicial é para uma conta a partir de R$250,00. A razão para isso é que o sistema mínimo trabalhado pela Blue Sol é composto de equipamentos que geram essa economia mensal.

Além disso, os sistemas dimensionados para valores mensais menores que esse acabam não sendo tão vantajosos do ponto de vista financeiro, uma vez que, como a taxa mínima da distribuidora continua sendo paga, a economia gerada pelo sistema não surge efeito na conta de luz.

Após escolhido o valor, clique em “simular”.

#3 Resultados da Calculadora Solar

Muito rapidamente, a calculadora solar irá buscar no banco de dados do nosso sistema, que compila o já mencionado índice de irradiação solar local, valores médios de tarifa energética (caso não tenha sido informada) e demais métricas de custos dos equipamentos, para gerar as seguintes telas de resultado abaixo:

calculadora-solar-_-tela-resultado-1

Os primeiros resultados apresentados são aqueles mais desejados pelo consumidor: os financeiros.

A calculadora solar informa a estimativa do custo do sistema, incluindo tudo, tanto equipamentos quanto custo de instalação, e que ficará em algum lugar entre os extremos, dependo da forma de pagamento escolhida, à vista ou financiamento.

A economia mensal é aquela estimada na conta de luz e que será gerada uma vez que o consumidor deixará de pagar pela energia da distribuidora, já que toda energia consumida estará sendo gerada em seu telhado.

O payback, como já dito, é o tempo de retorno estimado para amortização do investimento no sistema. Embora seja um retorno de médio prazo, vale lembrar que a vida útil do sistema é bem superior, de no mínimo 25 anos.

calculadora-solar-_-tela-resultado-2

Os segundos resultados apresentados pela calculadora solar são os números que serão gerados pelo seu sistema. A potência pico é aquela produção máxima a ser obtida por ele nos melhores momentos de geração, ou seja, quando a luz do sol e demais condições climáticas estejam mais favoráveis.

O número de módulos fotovoltaicos é o tamanho do sistema, e indica quantas placas solares (como são mais conhecidas popularmente) serão necessárias para gerar a quantidade de energia consumida.

A produção mensal é a estimativa de quanta energia o sistema irá gerar no mês e, por último, o valor a vista é o preço livre de juros para pagamento do sistema.

Vale lembrar que a Blue Sol oferece a opção de pagamento em até 10x sem juros (mediante prévia analise financeira).

calculadora-solar-_-tela-resultado-3

A terceira e última tela de resultados é aonde são apresentados os vários benefícios que se obtém ao adotar a tecnologia fotovoltaica.

Aqui podemos destacar o valor anual estimado da economia que se obterá com o sistema, a valorização que ele trará para o imóvel e a sustentabilidade que o consumidor agregará ao meio ambiente através do uso dessa energia limpa, que ainda pode lhe trazer outros benefícios, como a o incentivo do IPTU Verde oferecido em algumas cidades.

Outro grande benefício que se adquire junto ao sistema é a tranquilidade e segurança financeira no controle dos gastos mensais com energia elétrica.

Isso porque, ao instalar o sistema, o consumidor passará a pagar o mesmo valor com energia todo o mês, que será a parcela do sistema, ao invés de ficar a mercê da insegurança e aumentos causados pelas constantes inflações energéticas no Brasil.

Conheça o Seu Solar 

Agora que você já conhece todo o passo a passo da nossa calculadora solar, chegou a hora de você também simular a economia e independência energética que o seu sistema fotovoltaico pode lhe proporcionar.

Clique no botão abaixo e conheça as vantagens e benefícios da energia solar:

simulador solar

Analista de Marketing
Redator e Tradutor