Conheça o Cinesolar, o cinema itinerante movido a energia solar

Conheça o Cinesolar, o cinema itinerante movido a energia solar
Conheça o Cinesolar, o cinema itinerante movido a energia solar
5 (100%) 1 vote

Iniciado em 2013, o Cinesolar é o primeiro cinema itinerante sustentável do Brasil, que leva a exibição grátis de filmes brasileiros a populações carentes e sem acesso as salas de cinema, promovendo cultura, arte e sustentabilidade.

Quem não gosta de uma sessão de cinema? Ainda mais se esta for proveniente de uma energia limpa e de forma sustentável, certo? Pois é isso o que um projeto brasileiro está fazendo, desde 2013, tendo já percorrido várias cidades e estados brasileiros.

Idealizado pela agência e produtora cultural Brazucah, o projeto conta com o patrocínio do Google e apoio da Lei de Incentivo à Cultura, e visa a democratização do acesso público aos filmes nacionais, através da versatilidade do cinema itinerante, aliado com a sustentabilidade trazida pela tecnologia fotovoltaica.

Os idealizadores do Cinesolar alegam que o projeto foi inspirado pela experiência holandesa do Solar World Cinema (que também apoia o projeto), o qual leva a exibição de filmes para públicos do mundo todo através do uso da energia solar.

Porém, o Cinesolar é mais que somente um cinema itinerante, ele também promove workshops de ecografite e a construção de instrumentos musicais com materiais reutilizados, transformando-se em um centro cultural móvel.

“Quando a gente foi desenvolver no Brasil, descobriu que seria mais que um cinema solar simplesmente. A gente entendeu que daria para montar essa estação móvel de arte, sustentabilidade e cinema”, disse a diretora da Brazucah e responsável pela iniciativa, Cynthia Alario.

Cinesolar – Mobilidade e sustentabilidade 

Todo o projeto do cinema itinerante sustentável está contido em uma van, a qual é equipada com módulos fotovoltaicos e toda trabalhada na arte em grafite, a partir de estêncil de folhas naturais.

“Trouxemos o lúdico para o carro. A ideia era que essa van chamasse a atenção das pessoas onde quer que chegasse, que fosse uma instalação artística móvel.” diz Cynthia. Através do uso da energia solar, aliado ao armazenamento em baterias, a van possui uma autonomia de exibição de 20 horas interruptas.

Dentro da van do Cinesolar, viajam pelas cidades os três arte-educadores, as placas de energia solar, uma bateria de armazenamento, cadeiras, tela de cinema, sistema de projeção, de som e uma mesa de DJ.

Chegando nas cidades, tudo é retirado e montado em locais abertos, como praças, parques e até mesmo quadras esportivas. Priorizando a exibição de filmes (todos produções nacionais), que tiveram pouco espaço nas salas de cinema convencionais, a temática destes é sempre voltada para a sustentabilidade, focada em questões como meio ambiente e questões sociais e econômicas.

“Nossas palavras-chave são democratização e acesso ao cinema, por isso buscamos principalmente lugares abertos para poder ter essa mágica do cinema ao ar livre e damos prioridade para lugares que têm poucos equipamentos culturais. Quando a cidade é grande, a gente vai até as periferias”, afirma a responsável pelo projeto.

Além disso, como forma de divulgar a energia solar para a população, infográficos e dois monitores instalados no interior da van mostram como funciona o carro e exibem informações sobre os princípios básicos da energia solar, além de exemplos de utilização prática.

Se todos esses esforços já não fossem bons o suficiente para o meio ambiente, uma árvore é plantada ao fim de cada sessão, em uma zona de reflorestamento. Até o final do ano passado, o Cinesolar já havia realizado mais de 200 sessões, atingindo um público de 40 mil espectadores.

Você pode conhecer mais sobre o projeto através da página oficial no Facebook

Fonte de Informação: Rede Brasil Atual – Fonte

Analista de Marketing
Redator e Tradutor

Recomendamos para Você: