Como a Energia Solar Pode Ser Aproveitada Para Gerar Economia?

Como a Energia Solar Pode Ser Aproveitada Para Gerar Economia _ Capa
Como a Energia Solar Pode Ser Aproveitada Para Gerar Economia?
7.5 (150%) 2 votes

Basicamente, existem duas maneiras como a energia solar pode ser aproveitada para levar economia aos consumidores: através da geração da própria energia por meio da tecnologia fotovoltaica e por meio da energia solar térmica que evita o uso do chuveiro elétrico.

Muitos consumidores ainda desconhecem as maneiras como a energia solar pode ser aproveitada por eles para gerar uma economia mensal nos gastos com suas casas ou empresas.

Através do uso de tecnologias, algumas mais antigas e já mais bem disseminadas em nosso país, outras mais recentes e ainda ganhando espaço, os consumidores podem utilizar a energia proveniente da luz do sol para dispensar o uso da energia da rede elétrica e, consequentemente, economizar na conta de luz.

Mas quais são, exatamente, as formas como a luz do sol pode ser aproveitada e como funcionam essas tecnologias que a transformam no tipo de energia que consumimos?

Sol: Fonte de Energia

Todas as formas de energia que conhecemos derivam da energia solar. É a energia do sol que altera o estado físico da água, fazendo com que essa migre e possa ser represada e aproveitada nas usinas hidrelétricas.

O aquecimento das massas de ar provoca os ventos, que são aproveitados nos aerogeradores dos parques eólicos. É a energia solar, absorvida na fotossíntese, que dá vida às plantas utilizadas como fonte de energia de biomassa.

Até mesmo o petróleo, que vem de restos de vegetação e animais pré-históricos, também é derivado do sol, pois este deu a energia necessária ao aparecimento da vida na terra em eras passadas.

Podemos, através desse ponto de vista, considerar que todas as formas de energia são renováveis, mas, infelizmente, não em escala humana.

As formas de energia renovável citadas acima são as que se renovam a cada dia, permitindo um desenvolvimento sustentável da vida e sociedade humana.

Formas Como a Energia Solar Pode Ser Aproveitada 

A energia solar que chega à Terra e um ano é muito maior que o consumo humano de energia no mesmo período. Infelizmente todo esse potencial não é aproveitado. O aproveitamento artificial da energia solar pode ser feito de três modos:

  • Arquitetura Bioclimática
  • Efeito Fototérmico
  • Efeito Fotovoltaico 

Arquitetura Bioclimática

A arquitetura bioclimática consiste em formas de aproveitamento da luz e calor natural do sol – ou evitando-os – através de formas de integração arquitetônica às condições locais.

Para aproveitar corretamente as condições naturais, a edificação deve ser cuidadosamente planejada, o que pode significar um alto rendimento no aproveitamento da energia natural do sol.

Temos, como exemplo, os sistemas que aproveitam melhor a luz natural durante o dia, economizando eletricidade por dispensar o uso de lâmpadas, ou sistemas que refletem a luz do sol para resfriar o ambiente, evitando o uso de aparelhos de ar-condicionado.

Energia Solar Térmica

O efeito fototérmico consiste na captação da Irradiação Solar e conversão direta em calor. É o que ocorre com os Sistemas de Aquecimento Solar que utilizam os Coletores Solares como dispositivo de captação energética.

Diferente da tecnologia solar fotovoltaica, que somente em 2012 começou a se espalhar pelo país, os sistemas de aquecimento solar já estão mais difundidos no Brasil, principalmente devido à sua tecnologia mais simples que resulta em preços mais acessíveis.

Como a Energia Solar Pode Ser Aproveitada Para Gerar Economia_Sistema de aquecimento solar térmico

Porém, eles são ótimos complementos aos sistemas fotovoltaicos, pois fornecem, de maneira eficaz e barata, a energia necessária ao aquecimento da água para uso nos banheiros, aquecimento de piscinas e climatização ambiente.

Energia Solar Fotovoltaica

O efeito fotovoltaico, observado por Edmond Bequerel em 1839, consiste no aparecimento de uma diferença de potencial nos extremos de um semicondutor, quando esse absorve a luz visível.

É a forma de captação de energia solar mais promissora, pois as suas vantagens são incontestáveis. da energia solar fotovoltaica:

  • A matéria prima é inesgotável
  • Não há emissão de poluentes durante a geração da eletricidade
  • Os sistemas podem ser instalados em todo o globo

Os sistemas solares fotovoltaicos conectados à rede (On-Grid), que já estão espalhados por milhares de casas e empresas do Brasil, são a forma como os brasileiros estão gerando a sua própria energia e se livrando da constante inflação energética que eleva os preços da conta de luz todos os anos.

Com a abundância de luz do sol que chega em todo o território brasileiro todos os anos, essas tecnologias de uso da fonte solar se mostram cada vez mais a solução energética para os milhões de consumidores brasileiros.