Como Pedir ao Google Para Encontrar Meu Site de Energia Solar?

como indexar meu site no google
Como Pedir ao Google Para Encontrar Meu Site de Energia Solar?
6.7 (133.33%) 3 votes

Se você está lendo esse artigo, imagino que você seja um empreendedor do setor de energia solar no Brasil, um setor que cresce mais de 300% ao ano.

É natural que no papel de empresário(a), instalador(a), técnico(a) ou projetista do setor fotovoltaico, você já possua algum website para divulgar seus serviços em sua região ou então pretende criar um endereço virtual para impulsionar sua divulgação.

Para aqueles que não me conhecem, meu nome é Victor Zucolotto. Desde o ano passado venho desenvolvendo um trabalho de marketing digital na Blue Sol Energia Solar.

Pensando em colaborar para o desenvolvimento do ecossistema de empresas de energia fotovoltaica no Brasil, e utilizando os conhecimentos que adquiri em mais de dois anos e meio trabalhando com marketing digital, decidi escrever esse artigo sobre como pedir ao Google para ele encontrar seu site de energia solar.

Recentemente, tive a oportunidade de escrever um artigo super completo com as 7 dicas de marketing digital que você poderia aplicar ao seu negócio de energia solar, mas que (muito provavelmente) ainda não está aplicando. Se você não teve a oportunidade de ler esse material ainda, recomendo agir rápido.

Antes de Te Passar a Receita do Bolo, Preciso que Você Entenda Esse Ponto Muito Importante ⚠

É preciso que você entenda a diferença crucial entre esses dois conceitos: Indexação do seu site por parte do Google X Posicionamento do seu site no Google.

Quando me refiro a indexação do seu site de energia solar, estou me referindo ao fato dos mecanismos de busca (Google) simplesmente “reconhecerem” que seu site existe e listá-lo em seus resultados de busca – não necessariamente nas primeiras posições ou páginas.

E é exatamente sobre esse aspecto de reconhecimento do seu site por parte do Google (que é a indexação) que irei falar nessa dica. Dependendo de como seu site foi (ou será) estruturado, pode demorar até mesmo dias para que uma nova página seja indexada, porém, com essa dica, em algumas horas você já poderá ser “reconhecido” pelo Google.

A questão sobre o posicionamento do seu site dentro do Google é uma questão muito (muito mesmo!) mais complexa, que envolve mais de 200 fatores de ponderação, e que – infelizmente – não é possível de ser resolvida com apenas uma dica rápida como essa.

Tendo então esclarecido a diferença entre indexação do seu site e posicionamento dele dentro dos resultados de busca do Google, vamos então para a dica matadora que poderá economizar dias de espera para a indexação de um novo conteúdo do seu site de energia solar fotovoltaica.

Como Pedir ao Google Para Agilizar o Processo de Encontrar Seu Site Do Setor Fotovoltaico

O primeiro passo é acessar o Google Search Console e entrar na propriedade do seu site. 

Estou partindo do pressuposto que você já possui seu site cadastrado nessa ferramenta grátis do Google. O cadastro em si é bem simples, utilizando-se um endereço de e-mail @gmail.com, porém é indicado que você peça para o profissional de TI (Desenvolvedor) que criou/criará seu site para realizar esse cadastro.

No menu lateral da esquerda, clique em Rastreamento e depois vá em Buscas como o Google.

menu google search console

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nessa nova tela que se abrirá, basta inserir a URL do novo conteúdo que você deseja solicitar a indexação, e após isso, clicar em Buscar e Renderizar.

 

menu-indexação-search console

 

 

 

 

 

 

 

 

No exemplo acima, repare como já aproveitei a escrita desse artigo para solicitar a indexação desse post no Google. Repare também os status das solicitações passadas que realizei. Existem 3 URL’s em que o processo já foi concluído e uma mais recente, com resultado parcial.

 Pronto, agora você já sabe como pedir para o Google encontrar as novas páginas do seu site de energia solar que estão vagando pela internet. 

Um exemplo muito positivo que aconteceu com o Blog Blue Sol recentemente foi a solicitação de um conteúdo muito específico, abordando o fato de ser possível financiar um sistema fotovoltaico sem a necessidade de entradaEsse conteúdo foi indexado pelo Google em menos de 20 minutos! 

Não é sempre que acontece isso, mas com certeza se você aplicar essa técnica que ensinei, seus conteúdos e páginas estarão listados no Google muito mais rapidamente. 

Analista de Marketing da Blue Sol Energia Solar

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/victor-zucolotto-90561b74