Energia Solar Fotovoltaica Campinas: Informações e Preço | Blue Sol

Energia Solar em Campinas - Capa Blog
Energia Solar Fotovoltaica Campinas: Informações e Preço | Blue Sol
6 (120%) 5 votes

No ranking atual dos Estados com maior número de sistemas fotovoltaicos instalados, São Paulo ocupa a segunda posição e, dentre as cidades que o compõem, a energia Solar em Campinas vem crescendo de forma surpreendente.

Isso porque, favorecida por condições climáticas e tributárias, o consumidor da região que opta pelo investimento em um sistema tem um ótimo retorno financeiro e pode obter mais de 25 anos de economia com a tecnologia. Confira, abaixo, porque a cidade abriga tantos consumidores geradores de energia.

O que é, e Como Funciona, a Energia Solar Fotovoltaica?

A energia solar fotovoltaica é uma das formas de energia que podemos fazer proveito através do sol, assim como a energia solar térmica.

Porém, se na energia solar térmica temos o aproveitamento do calor do sol para aquecer água e outros fluídos, a energia solar fotovoltaica é a geração de energia elétrica através da luz do sol.

Um sistema de geração de energia Solar é composto, basicamente, por módulos fotovoltaicos, estruturas de fixação, inversor, cabos e proteções elétricas.

Além disso, por serem conectados e trabalharem em paralelo à rede elétrica, a distribuidora deve trocar o relógio de medição da unidade consumidora por um do tipo “bidirecional”, que medirá a energia que é consumida e também a que é gerada e injetada na rede.

energia-solar-em-campinas

Ao receber irradiação solar, os módulos fotovoltaicos (popularmente conhecidos como placas solares) geram energia elétrica em corrente contínua, a qual deve ser convertida para corrente alternada, o tipo que utilizamos para alimentar nossos lares e aparelhos elétricos.

Essa conversão de corrente contínua para alternada é feita pelo inversor interativo, equipamento do sistema que, além disso, também é responsável por medir a energia consumida da rede e aquela que é gerada em excedente e injetada na mesma.

O inversor fotovoltaico é o “cérebro” do sistema e faz automaticamente a distribuição dessa energia gerada. Os elementos de proteção elétrica ficam juntos do inversor e garantem a segurança de todas as redes elétricas e equipamentos no imóvel.

Uma das principais vantagens de um sistema de energia solar fotovoltaica é sua simplicidade. Desde a aquisição até depois da instalação do sistema, o consumidor pode “esquecer” que comprou os equipamentos, pois a Blue Sol vai fazer tudo – projeto, acesso na distribuidora, instalação e acompanhamento remoto.

Você só se lembrará que tem energia Solar uma vez por mês: quando sua conta chegar com o valor lá embaixo!


Residências com Energia Solar em Campinas

Segundo o banco de dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), já são 448 empreendimentos com geração de energia Solar em Campinas. Só a Elektro, uma das companhias de energia elétrica que atendem a região, possui 99 sistemas instalados em sua área de concessão.

Um desses clientes que já alcançou a sua independência energética é o Fernando Guimarães, que teve um sistema fotovoltaico residencial instalado em sua casa pela Blue Sol, em 2013.

O projeto conta 36 módulos de 240 W e 2 inversores, os quais estão garantindo para ele uma potência pico mensal de 8 kWp. 

campinas-sp

Isenção de Impostos para Quem Gerar Energia Solar em Campinas

Criado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), o convênio ICMS 16 é um acordo entre os Estados para a isenção do ICMS sobre a energia gerada pelo consumidor através de um sistema de micro e minigeração.

O Estado de São Paulo é um dos que já aderiram ao convênio e, desde setembro de 2015, concede a isenção de ICMS, através do decreto n° 61.439/2015, sobre a energia elétrica fornecida para microgeradores e minigeradores, na quantidade correspondente à energia elétrica injetada na rede de distribuição, sendo essa medida válida para os créditos de energia ativa originados na própria unidade consumidora e também para outras unidades do mesmo titular.

Isso significa que o consumidor de energia elétrica que tem um Sistema de Energia Solar somente irá pagar o ICMS sobre o consumo “líquido” de energia, ou seja, sobre o resultado do que consumiu menos o que gerou.

Essa isenção aumenta ainda mais a rentabilidade dos Sistemas de Energia Solar e estimula a aquisição por parte de todos os tipos de consumidores, tanto residenciais como empresariais.

 


Energia Fotovoltaica em Campinas: Particularidades

A geração de energia solar em Campinas é favorecida por algumas particularidades especiais da cidade e da região onde está localizada, confira algumas delas abaixo:

NÍVEL DE IRRADIAÇÃO ACIMA DA MÉDIA

A localização geográfica privilegiada de Campinas é um dos fatores que contribuiu para que a cidade se tornasse um polo comercial, industrial, tecnológico e científico no Brasil. Isso vem desde o início do século XX, quando, durante a marcha cafeeira, a cidade ficou conhecida como “A Princesa d’Oeste”.

Na Energia Solar, não é diferente! Campinas é um local privilegiado quanto ao nível de energia solar recebida, equivalente ao de cidades conhecidas por seus climas quentes, como Salvador-BA, São Luís-MA, Recife-PE, Natal-RN e Fortaleza-CE, por exemplo, e maior do que o de cidades como o Rio de Janeiro-RJ, Vitória-ES e Maceió-AL.

Para dar uma base de comparação, um módulo padrão do mercado (de 265 Watts de potência), instalado em uma residência, consegue gerar, em Campinas, energia elétrica suficiente para manter uma geladeira de tamanho médio (de 90 W de potência) ligada por 15 dias, 24 horas por dia.

CIDADE PIONEIRA NA GERAÇÃO DISTRIBUÍDA E NA ENERGIA SOLAR

No setor solar, mais uma vez a cidade mostrou todo seu espírito inovador, empreendedor e de vanguarda, características do povo campineiro há mais de século!

Segundo dados oficiais da ANEEL, aqui temos um total de 448 unidades consumidoras que geram sua própria energia através da energia Solar, das quais 413 são residenciais. Isso representa quase 1/5 de toda a energia Solar gerada no Estado de São Paulo!

Somos a segunda cidade com o maior número de unidades consumidoras de energia solar em geração distribuída no Brasil, tanto no total de sistemas, quanto na classe “residencial”, atrás somente do Rio de Janeiro-RJ. Para efeito de comparação, a cidade de São Paulo tem pouco menos da metade do número de sistemas instalados em Campinas!

GRANDE ÁREA DE CONCESSÃO

Uma coisa que você talvez não saiba sobre a Geração Distribuída é que a Resolução Normativa n° 687 da ANEEL, de 24 de novembro de 2015, permite que o produtor de energia elétrica compartilhe os créditos dessa energia com outra unidade consumidora localizada em qualquer cidade que esteja na mesma área de concessão da Distribuidora, desde que as contas estejam no mesmo nome.

Campinas é atendida pela “CPFL Paulista”, distribuidora que atende outros 233 municípios! Dentre esses municípios estão municípios próximos, como Piracicaba, Americana, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré, Paulínia, Valinhos e Hortolândia, assim como alguns mais distantes, como São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Bauru, Araraquara, Marília e São Carlos.

Você pode consultar a lista completa através desse PDF.

Traduzindo isso de forma simples: você pode gerar sua energia elétrica em Campinas e consumir os créditos em qualquer uma dessas cidades, e vice-versa! Essa solução é muito interessante para quem mora em apartamento, ou seja, não tem “telhado”, mas tem uma chácara ou sítio em outra cidade, por exemplo.

Empresas de Energia Solar: Por que escolher a Blue Sol Energia Solar em Campinas

Após analisar todas as condições favoráveis da Energia Solar em Campinas, e conhecendo todo o potencial da cidade para o desenvolvimento dos negócios, os engenheiros Edson Gigliotti e Bruno Gigliotti resolveram trazer a Blue Sol para perto dos clientes da cidade.

Ao trazer um escritório da Blue Sol para a cidade, o atendimento ao cliente deixa de ser virtual, de ser somente um e-mail e um telefone, e passa a ser feito de forma próxima.

A intenção é que Blue Sol Energia Solar Campinas tenha um “rosto” e que o atendimento seja o mais personalizado possível.

O Sistema de Energia Solar não é um produto “de prateleira” e o atendimento também não pode ser.

A Blue Sol deixa de ser uma “fábrica de orçamentos”, e passa a se interessar pelo cliente, a conversar com eles e a entender a especificidade de cada caso, para poder oferecer sempre a melhor solução possível, com o melhor custo-benefício.

bluesolcps-65
Edson e Bruno Gigliotti, franqueados no comando da unidade Blue Sol Campinas.

A Blue Sol Campinas (SP) tem duas missões muito importantes, na visão de seus sócios. Uma delas é trazer o conhecimento da Energia Solar para perto das pessoas, e o outro é tornar a aquisição dos sistemas fotovoltaicos viável para os clientes, para que todos tenham acesso a essa tecnologia de ponta que, além de ser um ótimo investimento financeiro, também é um ótimo investimento para o futuro do Brasil.

Para ajudar a cumprir ambas as missões, a Blue Sol Campinas tem um Sistema de Energia Solar em funcionamento no seu escritório e convida a todos os interessados a conhece-lo.

A intenção é que os clientes tenham contato com a tecnologia, que a possam ver de perto e entende-la melhor.

Quanto Custa e qual o retorno de um Sistema Fotovoltaico em Campinas?

Todos os pontos positivos para a geração de energia Solar em Campinas resultam em um ótimo retorno financeiro desse investimento de longo prazo, fato confirmado pelo grande número de sistemas instalados na cidade.

Um sistema de Energia Solar residencial instalado em Campinas tem um payback (que é o tempo que leva para o investimento se pagar) médio de 6 a 7 anos, dando um retorno financeiro médio de 15% a 17% ao ano.

Outras vantagens, além dessa taxa alta, é que esse valor é livre de risco de calote, pois você não tem que receber isso de um comprador, e não tem risco de atraso, pois o dinheiro já está no seu bolso.

Para efeito de comparação, o valor da energia elétrica economizada fica em torno de 0,85% a 1,0% ao mês do valor do sistema instalado, enquanto um imóvel alugado rende, em média, de 0,3% a 0,5% ao mês do seu valor para o proprietário.

O preço de aquisição de um sistema de Energia Solar irá variar de acordo com o consumo do cliente e também com condições específicas de cada imóvel.

Para que se tenha uma ideia de ordem de grandeza, um sistema solar para uma casa média, que pague R$ 300 de conta de energia, vai custar em torno de R$ 32.000. Já um sistema fotovoltaico para residência de maior porte, que gaste R$ 600 de energia, vai custar em torno de R$ 54.000.

Exemplo:

Tamanho da CasaPreço do Sistema Fotovoltaico
Pequena (Conta de Luz de +- R$200)R$ 24.500,00
Grande (Conta de Luz de +- 800)R$ 75.000,00

Atendimento Local aos novos Clientes Solares

A Franquia Blue Sol Campinas chega com o objetivo de apoiar os novos Clientes Solares do município e região. Se você está situado na região e quer conhecer os benefícios da energia solar, entre em contato e agende uma visita.

Franquia Blue Sol Campinas – Contato

Endereço: Rua dos Alecrins, 667 – Cambuí – Campinas – SP – CEP 13.024-411

Telefone: (19) 3294-0008 ou pelo celular/whatsapp (19) 99892-1374 (Bruno) / (19) 99872-0693 (Edson) 

E-mail: edson.gigliotti@bluesol.com.br ou bruno.gigliotti@bluesol.com.br

Quer fazer uma simulação do seu Sistema Fotovoltaico e saber o quanto você pode economizar com a energia Solar em Campinas?

simulador solar blue sol

Analista de Marketing
Redator e Tradutor