Energia Solar Em Imóveis Antigos: É Possível Instalar Os Sistemas?

energia-solar-em-imoveis-antigos-e-possivel-instalar-os-sistemas
Energia Solar Em Imóveis Antigos: É Possível Instalar Os Sistemas?
5 (100%) 1 vote

Por possibilitar uma grande economia nas contas de luz todos os meses, a tecnologia solar fotovoltaica é um desejo de todos os consumidores de energia, sejam eles moradores de imóveis novos ou antigos.

Mas é possível instalar os sistemas em imóveis antigos? O que é preciso averiguar para saber se ele está ou não apto ou não a receber o sistema? 

Lucas Santana, instrutor técnico da Blue Sol, responde essa dúvida no vídeo abaixo. Confira:

Vemos então que existem diversos pontos a serem analisados para que se possa averiguar a possibilidade de instalação do sistema em um imóvel antigo, tais como:

  • condições do amadeiramento,
  • condições do telhados,
  • condições da instalação elétrica (quadro de distribuição e ramal de entrada).

Isso é muito importante e garante que o sistema seja instalado com qualidade e apresente um bom funcionamento durante a sua longa vida útil.

As condições do amadeiramento e telhado, como vimos, é muito importante por se tratar do local onde serão fixados os trilhos que acomodam o conjunto de módulos fotovoltaicos.

A rede elétrica também deve estar em boas condições, visto que o sistema fotovoltaico é basicamente um sistema elétrico e, portanto, necessita de uma fiação em bom estado.

Porém, mesmo que alguns desses pontos não estejam de acordo para receber a instalação do sistema, uma equipe técnica capacitada poderá orientar ao proprietário sobre os ajustes a serem feitos, permitindo que seu imóvel se torne um gerador de energia.

Analista de Marketing
Redator e Tradutor