Vantagens da Geração de Energia Solar em Manaus: As Principais Razões Para Você Apostar Nessa Forma de Economia

Vantagens da Geração de Energia Solar em Manaus: As Principais Razões Para Você Apostar Nessa Forma de Economia
5 (100%) 2 votes

Gerar energia solar em Manaus já é uma ótima opção para os milhões de consumidores residenciais, comerciais e, principalmente, industriais da região, que podem aproveitar a grande disponibilidade de irradiação solar local e os incentivos oferecidos pelo estado para se tornarem energeticamente independentes e economizarem na conta de luz

Como capital do estado do Amazonas e principal polo urbano, comercial e industrial de toda a região Norte do país, a geração de energia solar em Manaus apresenta-se como uma excelente opção para a sua alta demanda energética.

O município, que reúne grande parte das indústrias do Brasil em seu polo, conta com uma população de cerca de 2,6 milhões de habitantes, que igualmente demandam um pesado volume de energia.

Independente do nível de consumo, contudo, todos os consumidores da região que desejarem gerar sua própria energia já podem obter um rápido retorno no investimento em um sistema de geração de energia fotovoltaica.

Iremos apresentar nesse artigo os principais pontos que fazem da geração de energia solar em Manaus uma ótima escolha para seus consumidores.

Muito Sol

O primeiro fator que levamos em conta para a viabilidade de uma tecnologia de geração elétrica é a disponibilidade da sua fonte para captação e transformação.

Assim, para gerarmos energia elétrica a partir de um sistema fotovoltaico é necessário que tenhamos, obviamente, luz do sol e essa faz-se abundantemente presente em Manaus, assim como em todo o estado Amazônico e no resto do Brasil.

Isso pois o nosso país de dimensões continentais encontra-se localizado em posição privilegiada no globo terrestre, cortado ao Norte pela linha do equador, posição de maior incidência direta de raios solares no planeta.

 

energia-solar-em-manaus-mapa-da-irradiacao-soalr-no-brasil

Conforme vemos no mapa cima, tirado do Atlas Brasileiro de Energia Solar (2ª edição), a média anual do total diário de irradiação solar da região Note é uma das melhores do país.

Assim, consumidores que desejam gerar sua própria energia solar em Manaus podem contar com a fonte de energia renovável mais abundante na região, o que traz maior rendimento ao sistema e, consequentemente, rápido retorno financeiro.

Clima Tropical

Essa mesma luz do sol é responsável por trazer outro fator que também torna os sistemas fotovoltaicos a melhor opção para os consumidores: o calor.

Com um clima considerado tropical úmido, o calor é uma constante na região, com raros dias de temperaturas baixas, mesmo no inverno.

Com isso, os moradores da região não tem outra escolha a não ser optar pelo uso de ventilares e aparelhos de ar condicionado para combater o calor excessivo, algo que acaba impactando diretamente no consumo elétrico.

Sabemos que os condicionadores de ar, junto com os chuveiros elétricos, são os principais “inimigos” da conta de luz, pois demandam muita carga para funcionar.

No entanto, para o consumidor que aposta na tecnologia fotovoltaica, esse deixa de ser um problema, pois toda a energia consumida por esses aparelhos, assim como o de toda a residência, pode ser gerada pelo sistema. 

 

 

Tarifa Elétrica e o Custo da Energia

Outro fator que torna a aquisição de um sistema gerador solar a opção mais vantajosa para os consumidores manauenses é o custo da energia elétrica na região.

Atendidos pela Eletrobras Distribuição Amazonas, eles pagam a nona tarifa mais cara do Brasil, segundo o ranking nacional das tarifas disponibilizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em seu site.

O valor da tarifa paga pelos consumidores, sem a adição de impostos e outros encargos cobrados direto na fatura, é de R$ 0,604 o quilowatt-hora (kWh).

energia-solar-em-manaus-agora-como-melhor-opcao-para-o-consumidor-_-tarifa-de-energia-impacta-retorno-do-sistema

No entanto, para quem aposta na tecnologia fotovoltaica e gera sua energia solar em Manaus isso deixa de se tornar um problema para se tornar um benefícios.

Isso porque o retorno financeiro do sistema está inversamente ligado ao valor da tarifa, ou seja, quanto maior a tarifa, mais viável financeiramente é a instalação de energia solar.

Incentivos da Energia Solar em Manaus

Além dos benefícios diretos que os consumidores manauenses obtém com a aquisição de um sistema fotovoltaico, como a economia de até 95% na conta de luz, eles ainda contam com incentivos fiscais para gerar a sua própria energia.

Estes incentivos, de níveis estadual e federal, ajudam para acelerar o tempo de retorno do investimento e trazer mais economia aos proprietários dos sistemas.

Em nível federal, o consumidor com sistema instalado tem concedida a isenção total do PINS e COFINS sobre a energia que produz.

Já o estado do Amazonas acaba de ser autorizado pelo Conselho Nacional de Política fazendária (CONFAZ) para ser incluído em seu convênio ICMS 16/2015,  que prevê a isenção do imposto sobre a energia gerada e que volta para o consumidor na forma dos créditos energéticos.

Esses créditos energéticos fazem parte do sistema de compensação de energia elétrica criado pela Aneel em sua Resolução Normativa 482/2012, a qual estipulou as regras da micro e minigeração distribuída de energia elétrica.

Geração Solar Distribuída Em Manaus

Embora Manaus seja a sétima cidade mais populosa do país, a sua posição dentro do ranking nacional de energia solar fotovoltaica ainda é inexpressiva.

Dos mais de dois milhões de consumidores da capital amazonense, apenas 29 deles estão, hoje, produzindo a sua própria energia através da luz do sol.

Destes, 26 são consumidores residenciais, enquanto apenas 2 são comerciais e 1 é da categoria industrial, fato que comprova quem são os maiores consumidores da tecnologia e que se repete em todo o país.

Embora defasado em relação a outros estados, Amazonas possui um grande potencial para ampliar o seu mercado fotovoltaico e alcançar posição de destaque no cenário da energia solar do Brasil.

Fatores como as novas isenções fiscais e a queda contínua dos preços da tecnologia no país serão alguns dos que ajudarão para expandir o setor local.

Curso de Energia Solar Manaus

Para que mais consumidores apostem na tecnologia, entretanto, é preciso que mais profissionais capacitados ingressem no mercado e ajudem a ampliá-lo.

Para isso, por sua vez, é preciso que os interessados no setor obtenham a sua capacitação através de cursos técnicos que os preparem para as diversas formas de atuação existentes no mercado.

Porém, devido a escassez de oferta de cursos preparatórios presenciais na região, muitos optam por obter a sua capacitação de forma virtual, através de cursos de energia solar 100% online.

Preço do Kit Energia Solar em Manaus

Após conhecer todas as vantagens e benefícios da geração de energia solar em Manaus, você, consumidor de energia elétrica deve estar com apenas uma pergunta na cabeça: quanto custa para eu gerar a minha energia?

Os kits de energia solar em Manaus, que nada mais são do que o conjunto de equipamentos que compõem os sistemas fotovoltaicos conectados à rede (On-Grid), têm acompanhado a queda de preços nacional da tecnologia.

No entanto, como os sistemas são projetados exclusivamente para cada consumidor, de acordo com o consumo elétrico e outros fatores, não é possível definir um valor fixo para cada um.

Mas sem problemas, pois a Blue Sol disponibiliza uma ferramenta exclusiva para você saber na hora, o tamanho e custo estimados do seu sistema, além da economia a ser obtida com ele.

simulador solar

Analista de Marketing
Redator e Tradutor