A Energia Solar funciona à Noite? [Veja se você acertou]

Energia Solar funciona a noite? Descubra!
A Energia Solar funciona à Noite? [Veja se você acertou]
4.8 (96%) 10 votes

Muito se questiona sobre o funcionamento do sistema solar fotovoltaico. Várias pessoas têm dúvidas quanto à necessidade de luz e calor para que haja a geração de energia elétrica através da energia solar. Mas o que é realmente preciso?

Você sabe responder seguramente aquelas velhas perguntas que todos se fazem:

A energia solar funciona à noite?

O que acontece com a produção de Energia Solar durante à noite?

Dá pra usar Energia solar à noite?

DEnergia Solar funciona a noite?iferente da energia solar térmica que é utilizada para aquecer a água para consumo, a energia solar fotovoltaica não necessita de calor para funcionar, mas apenas da luz emitida pelo Sol!

É por essa razão que um sistema solar fotovoltaico tem seu pleno funcionamento em um dia de céu limpo, sem o surgimento de nuvens, independente da época do ano, não importando se está frio ou calor. Confira outras vantagens e desvantagens da energia solar.

É importante frisar que a geração de energia também ocorre caso o céu possua nuvens e permaneça nublado, porém, a produção ocorre em uma escala menor.

É bem fácil constatar isso quando analisamos a curva de geração de energia elétrica de um sistema fotovoltaico:

energia solar funciona a noite
Geração de Energia Elétrica de um Sistema Fotovoltaico com base em horários – FONTE: Blue Sol Energia Solar (Fronius Solar Web)

 

Lugares como o Brasil, um dos países que possui o maior potencial solar do mundo, o intervalo de geração fotovoltaica de energia elétrica pode atingir períodos superiores a 10 horas diárias.

Como falado acima, em dias com excesso de nebulosidade ou em dias chuvosos, a geração de energia elétrica através do sistema solar fotovoltaico também acontece, porém sofre grandes perdas, pois as nuvens e as gotas de chuva dificultam a movimentação dos raios solares.

Em alguns casos mais extremos – como situações climáticas de muita chuva e alta densidade de nuvens – há a possibilidade dos raios solares não alcançarem a superfície dos módulos fotovoltaicos, diminuindo a geração de energia, como ilustrado na figura abaixo:

energia solar funciona a noite? Interferências na geração de energia
Queda na geração de energia elétrica devido à condições climáticas não favoráveis. FONTE: Blue Sol energia Solar (Fronius Solar Web)

Na ausência de luz solar, deixa de existir o efeito fotovoltaico, então os raios solares não mais atingem a superfície da célula fotovoltaica e consequentemente, extingue-se a geração de energia elétrica.

E então? A Energia Solar funciona à noite?

A geração de energia solar fotovoltaica não acontece durante a noite. Em lugares onde a única fonte de energia disponível é a fotovoltaica, é necessário que o gerador tenha um banco de baterias conectado ao sistema para o armazenamento da energia que será utilizada no período noturno.

Em locais onde existe o fornecimento de energia elétrica por parte da rede de distribuição pública, não é necessário conectar baterias ao sistema fotovoltaico, porque nos dias chuvosos e durante a noite, a concessionária pode fornecer energia elétrica e suprir a necessidade do consumidor.

Mas o que acontece quando falta energia da rede elétrica?

Mesmo em um dia ensolarado – com o sistema solar fotovoltaico gerando energia elétrica – se o fornecimento de energia elétrica vinda da rede da distribuidora for interrompido, o sistema fotovoltaico também deixa de fornecer energia elétrica para o consumo.

A partir daí, surge uma dúvida clássica:

“Ué, mas com o Sistema Fotovoltaico gerando energia, achei que eu não ficaria sem energia elétrica.”

Pois bem, na falta do fornecimento de energia elétrica através da rede de distribuição pública, o sistema fotovoltaico se desliga por conta de uma definição presente na norma brasileira ABNT NBR IEC 62116 que garante o anti-ilhamento da unidade consumidora (sua casa, por exemplo) que possui instalado um sistema de geração distribuída com inversor interativo.

O que significa anti-ilhamento?

O anti-ilhamento acontece quando um sistema não pode operar isolado (ilhado) do conjunto que o cerca. Então, se todas as residências da rua ficarem sem energia elétrica, aquela que possui geração distribuída também deverá ficar.

O que posso fazer já que a Energia Solar não funciona durante à noite? 

Sistema Fotovoltaico Híbrido

A proposta do sistema fotovoltaico híbrido é trazer a junção dos pontos positivos dos sistemas conectados à rede (On Grid) e dos sistemas isolados (Off Grid).

Com o surgimento das baterias de grande capacidade, como por exemplo as PowerWall® da Tesla, o consumidor que possuir um sistema de geração distribuída com essas características ficará munido de três fontes de energia elétrica: a rede de distribuição, a geração fotovoltaica e o abastecimento por baterias.

Essas opções dão ao consumidor mais um passo em busca da autossuficiência energética. Dessa forma, em dias chuvosos ou durante a noite, o sistema de geração será capaz de suprir o déficit do fornecimento de energia para algumas cargas, através das baterias.

Por fim, dará ao consumidor também, a opção de escolher em quais períodos ele demandará energia elétrica oriunda da rede de distribuição, pela concessionária, evitando também o problema da não geração de energia elétrica através da Energia Solar durante o período noturno.

Engº. Eletricista – Instrutor Técnico – Blue Sol
Linkedin: Lucas Siqueira Santana
CREA-SP 5069860306

Recomendamos para Você: