O Impressionante e Exponencial Crescimento Da Energia Solar na Índia

o-crescimento-exponencial-da-energia-solar-na-india-em-2017
O Impressionante e Exponencial Crescimento Da Energia Solar na Índia
7.5 (150%) 2 votes

Um dos países do mundo que mais investem em energias renováveis, a Índia é hoje um exemplo na transição da geração elétrica em direção as fontes limpas, com 2017 apresentando novos recordes de crescimento de sua capacidade solar fotovoltaica.

Fruto de amplos incentivos governamentais, que visam um alvo de 100 Gigawatts da fonte até 2030, a energia solar apresentou seu maior crescimento no país no ano passado, com mais de 5 GW instalados, sendo 1,7 desses espalhados pelos telhados do país.

No total, a Índia já conta com 16,6 GW de capacidade fotovoltaica instalada e, na medida em que a sua economia prospera e, consequentemente, sua demanda elétrica aumenta, a solar e outras renováveis vão aumentando a sua participação na matriz energética do país.

Dos atuais 331,95 GW de energia consumidos, cerca de 18%, ou 60,98 GW, já são produzidos através das renováveis no país, com o governo almejando uma meta de 40% dessa participação até 2030. 

Somente nos últimos três anos, foram 27,07 GW de energia limpa instalados, com a solar liderando a lista com 12,87 GW, seguido pela eólica, com 11,07 GW, 0,59 GW de pequenas hidrelétricas e 0,79 GW gerados por biomassa.

No segmento de geração centralizada, o país conta com cerca de 35 projetos de usinas solares, instaladas ou em construção, espalhadas por 21 estados e que totalizam 20 GW de potência.

Com capacidade de 1 GW, o parque solar Kurnool, localizado no estado de Andhra Pradesh, foi inaugurado em março deste ano como o terceiro maior do mundo.

A geração distribuída cresce de forma igualmente forte na Índia, que conta com mais de 863 MW instalados e aumenta sua capacidade graças aos programas de incentivos e fundos de financiamento liberados pelo governo para a adoção da tecnologia pela população. 

Outros projetos de uso da tecnologia solar também contribuem para a expansão da tecnologia no país, como a instalação de placas solares em sua famosa e histórica linha férrea.

Com ampla disponibilidade desses recursos naturais e o forte trabalho do seu governo para atingir suas metas de descarbonização, a Índia deverá continuar se destacando no uso das renováveis e é prevista para ocupar a 3ª posição este ano no crescimento da energia solar mundial. 

Fonte de informação: PV Magazine – Site

 

Analista de Marketing
Redator e Tradutor

Recomendamos para Você: