Energia Solar Nos EUA Será Colocada à Prova Com Eclipse de Hoje

energia-solar-nos-eua-sera-colocada-a-prova-com-eclipse-de-hoje
Energia Solar Nos EUA Será Colocada à Prova Com Eclipse de Hoje
7.5 (150%) 2 votes

Aguardado por milhões de pessoas que se preparam para assistir a esse que é um dos fenômenos mais impressionantes da natureza, o eclipse solar que irá ocorrer nesta segunda-feira e que irá deixar todo os Estados Unidos imersos na escuridão por alguns breves minutos também é esperado pelo seu setor elétrico como um importante teste da sua grande capacidade fotovoltaica instalada.

O país, embora tenha caído sua posição de destaque na aplicação da tecnologia, ainda é um dos que mais utilizam essa fonte renovável de energia, com uma capacidade instalada de 45 gigawatts.

Na Califórnia, por exemplo, Estado que mais utiliza essa fonte, quase 4,9 milhões de casas já contam com sistemas fotovoltaicos instalados em seus telhados, gerando a sua própria energia através da luz do sol. Além disso, várias usinas solares espalhadas pelo país também fazem uso dessa fonte para gerar energia aos americanos.

Não é à toa que o eclipse, o primeiro em quase 100 ano a atingir toda a extensão territorial do país, é aguardado com apreensão por agentes do setor do país, o qual vem se preparando a anos para monitorar a mudança que esse evento astronômico irá causar na geração fotovoltaica e seu impacto na oferta de energia, além de já pensar em medidas de backup.

Esse receio é compreensível quando falamos de uma fonte que já responde por 5% da capacidade de energia consumida em horário de pico no país e, na época em que o próximo eclipse atingir os EUA, deverá contribuir por 14% desse total.

Segundo autoridades do setor, o eclipse servirá como um grande teste para os modernos sistemas de monitoramento de geração da energia e sua capacidade no tempo de resposta a essa grande oscilação.

Segundo projeções oficiais, cerca de 9.000 megawatts de energia solar deixarão de ser produzidos durante o eclipse e, como forma de garantir o suprimento, várias usinas de energia por outras fontes já estão em stand by caso haja necessidade, principalmente aquelas a base de gás natural, outra fonte amplamente usada no país.

Fonte de Informação: O Globo – Site

Analista de Marketing
Redator e Tradutor

Recomendamos para Você: