Energia Solar Residencial RJ: Vantagens e Benefícios

energia solar rj _ capa
Energia Solar Residencial RJ: Vantagens e Benefícios
5 (100%) 3 votes

Quando falamos em energia Solar Residencial no RJ, vemos que o potencial que o Estado oferece para a geração de energia elétrica através da fotovoltaica, em razão dos seus elevados índices de radiação solar anual, fazem dele um dos que apresentam maior vantagem no uso da tecnologia.

Não a toa, o número de consumidores residentes no Rio de Janeiro que optam por gerar a sua própria energia aumenta a cada ano e, hoje, o Estado já é o quarto com maior número de instalações de sistemas fotovoltaicos, com atuais 1.348 sistemas, sendo a maioria deles de sistemas residenciais.

Os motivos para isso, fora a já mencionada alta disponibilidade da fonte, são os incentivos que governo estadual oferece para os moradores que desejam gerar a sua própria energia limpa, por reconhecer a importância das energias renováveis para a sustentabilidade e qualidade de vida da população.

Entre eles, destacam-se a isenção do ICMS sobre a energia gerada e injetada na rede da distribuidora local, a Light, que devolve essa energia ao consumidor na forma dos créditos energéticos, usados pelo consumidor para compensar daquela energia consumida nos momentos em que não há geração (à noite).

Esse sistema de compensação de energia elétrica faz parte das regras criadas pela ANEEL para a geração distribuída de energia no Brasil, lançadas em 2012 através da sua Resolução Normativa 482 e que valem para todos os sistemas conectados à rede.

Graças a esse sistema de compensação, os consumidores que optam por gerar a sua energia através de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede (On-Grid), podem economizar em até 95% o valor da sua conta de luz todos os meses.

Para os moradores do ensolarado e quente estado do Rio de Janeiro, que fazem grande uso de aparelhos de ar condicionado para lidar com o calor as vezes sufocante, essa é uma economia altamente atrativa, ainda mais quando falamos em um sistema de longa vida útil (acima de 25 anos) e retorno de médio prazo (de 5 a 7 anos, em média).

Através da parceria com as empresas EDF Norte Fluminense e a EGPEnergia, além da faculdade PUC do Rio, o governo também lançou, em abril de 2017, o Atlas RioSolar, que mapeou todo o potencial de radiação solar no Estado e que ajuda consumidores e empresas na hora de dimensionar os sistemas.

A Blue Sol, pioneira no setor e umas das empresas de energia solar líder do mercado hoje, conta, desde março de 2017, com atendimento local no Estado através da sua franquia de energia solar na Barra da Tijuca, comandada pelos parceiros Nilton Filho e Marcio Machado, e a qual já conta com vários sistemas instalados e clientes satisfeitos.

Se você é morador no Estado e quer economizar com as altas conta de luz, então acesse o link abaixo e veja como:

simulador solar

 

Analista de Marketing
Redator e Tradutor