“Agroamigo Sol” é Nova Linha de Crédito para Energia Solar Rural do Banco do Nordeste

Nova Linha de Crédito para Energia Solar Rural do Banco do Nordeste
“Agroamigo Sol” é Nova Linha de Crédito para Energia Solar Rural do Banco do Nordeste
5.7 (114.29%) 7 votes

O Banco do Nordeste (BNB) lançou hoje, dia 24 de maio de 2017, uma nova linha de financiamento de sistemas fotovoltaicos de micro e minigeração voltado para o agricultor familiar, chamado Agroamigo Sol, a qual irá impulsionar ainda mais a Energia Solar Rural na região.

O lançamento foi realizado no auditório da superintendência do estado da Paraíba, na cidade de João Pessoa, e contou com a participação, por videoconferência, do presidente do Banco do Nordeste, Marcos Holanda.

O BNB está desempenhando um papel crucial na disseminação da energia limpa no Nordeste.

Um ano atrás, o banco já havia lançado uma linha de financiamento para a geração elétrica distribuída, destinada a empresas, indústrias e grandes produtores rurais, chamada de FNE SOl.

Aqui no Blog da Blue Sol também já fizemos uma análise completa de outras linhas de financiamento de energia solar rural, como é o caso do BB Agro Energia.

Agroamigo Sol

No entanto, enquanto a primeira linha de crédito disponibilizada permitia sistemas de geração elétrica a partir de variadas fontes renováveis, o Agroamigo Sol, como o nome já diz, é focada exclusivamente nos sistemas fotovoltaicos de energia solar.

Seguindo o modelo de microcrédito orientado, o crédito é destinado aos agricultores familiares atendidos pelo BNB que desejam adquirir e implantar o kit de energia solar rural em sua propriedade, trazendo maior competitividade ao seu negócio e ainda economizando e ajudando o meio ambiente.

O projeto visa o pequeno produtor, e qualificam-se para receber o crédito as propriedades com operações de até R$15 mil. Dentre as obras de melhoria que podem ser realizadas com o recurso oferecido, estão a implantação de sistemas de irrigação, bombeamento e dessalinização de água. 

A energia solar rural gerada pelos sistemas poderá ser usada para iluminar as propriedades do agricultor, como também alimentar a eletrificação de cercas.

Além disso, o programa visa a eficiência energética da região, pois oferece o crédito também para os comércios localizados no interior da região que quiserem economizar na conta de luz, através da implantação dos sistemas para gerar a energia consumida em iluminação e/ou por máquinas e eletrodomésticos.

Os agricultores que se manterem em dia com seus pagamentos poderão contar com bônus oferecidos pelo banco e, aqueles localizados em certas partes da região do semiárido, contaram ainda com vantagens especiais para os seus sistemas de energia solar rural, de acordo com o release do BNB. 

“O Agroamigo Sol é uma importante ferramenta na missão do Banco do Nordeste de contribuir para a melhoria de vida das pessoas no campo, celeiro de grande parte dos alimentos que são consumidos no país. Com essa linha de crédito, os produtores rurais passam a ter acesso facilitado à geração de energia solar, garantindo uma produção ainda mais competitiva e ambientalmente mais correta”, afirma Alex Araújo, superintendente de Microfinanças e Agricultura Familiar do BNB.

Microcrédito Impulsiona Energia Solar Rural

Essa nova linha de financiamento de energia solar rural é mais um fruto do programa de microcrédito que o Banco do Nordeste lançou em 2005, o Agroamigo, que visa melhorar o perfil social e econômico do agricultor familiar residente no Nordeste e Norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Operando em parceria com o Instituto Nordeste Cidadania (INEC), o programa já beneficiou mais de 1,7 milhão de agricultores que estão enquadrados no Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).

Ao conceder linhas de créditos orientadas e acompanhadas, o programa visa a inclusão financeira do pequeno agricultor familiar e a redução de desigualdades no campo, ao mesmo tempo em que propaga a conscientização da necessidade de exploração sustentável do meio ambiente. 

Até março de 2017, o Agroamigo já contabilizada 3,73 milhões de operações contratadas, com um total de aplicações no valor de R$10,5 bilhões e 1,12 milhão de clientes ativos.

Fonte de Informação: Banco do Nordeste – Link

 

 

Analista de Marketing
Redator e Tradutor

Recomendamos para Você: