Energias Solar e Eólica Têm Menor Impacto Ambiental Entre Sustentáveis

Energias Solar e Eólica Têm Menor Impacto Ambiental Entre Sustentáveis
5.3 (105%) 4 votes

Todas as tecnologias de geração de energia elétrica são, de alguma forma e em quantidades diferentes, poluentes, uma vez que apresentam emissão de gases do efeito estufa em algum momento durante o seu ciclo de vida, seja durante a geração ou então no seu processo de fabricação, transporte, entre outros.

Agora, um extensivo estudo acerca das várias tecnologias energéticas por fontes limpas, realizado por um time internacional de cientistas e publicado este mês no jornal periódico Nature Energy, mostra que as tecnologias movidas pela fonte Solar e eólica são as que apresentam o menor impacto ambiental durante o seu ciclo de vida.

Segundo o estudo, ainda, impulsionar a adoção dessas duas tecnologias iria gerar apenas modestas emissões indiretas de gases de efeito estufa, o que não retardaria a transformação para um sistema elétrico mais sustentável através das energias renováveis.

“As tecnologias energéticas fóssil e não fóssil ainda possuem uma certa quantidade de emissões de gases de efeito estufa em seu ciclo de vida. Por um lado, porque precisam de energia para construí-las e operá-las, por outro lado, devido as emissões de metano, por exemplo, da produção de carvão e gás.”  observa Michaja Pehl, autor principal do estudo. 

Michaja continua: “No entanto, descobrimos que existem diferenças substanciais entre as tecnologias em relação ao seu balanço de gases de efeito estufa. A produção de eletricidade a partir da biomassa, do carvão, do gás e da energia hidrelétrica, por exemplo, induz emissões de gases de efeito estufa indiretas muito maiores do que a eletricidade nuclear, Solar e solar “.

O estudo foi conduzido através da combinação de simulações de cenários com setores elétricos integrados a uma economia ligada ao clima, avaliando estratégias de longo prazo e custo otimizado para atender os compromissos climáticos com abordagens que avaliam todo o ciclo de vida das tecnologias.

Pesquisas adicionais ainda descobriram que mesmo as usinas de energia fóssil equipadas com a captura e armazenamento de carbono serão responsáveis pelas emissões de cerca de 100 gramas de CO2 equivalentes por kWh (quilowatt-hora) de eletricidade produzida.

Isso é 10 vezes mais do que os cerca de 10 gramas de CO2 equivalentes para energia Solar e eólica.

Edgar Hertwich, um ecologista industrial da Universidade de Yale que co-autorizou o estudo, acrescentou: “Quando se trata de emissões de gases de efeito estufa durante o ciclo de vida, a energia Solar e eólica fornecem um equilíbrio de gases de efeito estufa muito melhor do que as tecnologias de baixo carbono baseadas em fóssil, porque eles não requerem energia adicional para a produção e o transporte de combustíveis, e as próprias tecnologias podem ser produzidas em grande medida com eletricidade descarbonizada “.

Texto Original: PV Tech – Site

 

Analista de Marketing
Redator e Tradutor

Recomendamos para Você: