Famosos Trens Indianos Passam a Contar Com Energia Solar

Famosos Trens Indianos Passam a Contar Com Energia Solar
10 (200%) 1 vote

A Índia é um dos países emergentes que mais apostam na tecnologia fotovoltaica como forma de reduzir a sua pegada de carbono. Em 2016, o país obteve novos recordes em projetos energéticos de utilização de fontes renováveis, em especial a solar e eólica.

Agora, um novo projeto de utilização da energia solar visa modernizar e trazer mais sustentabilidade para uma das infraestruturas mais tradicionais e marcantes do país indiano; sua linha férrea, uma das maiores do mundo.

O projeto está em fase inicial e o primeiro desses históricos trens a receber os painéis solares já está operando na cidade de Nova Déli, o qual passou a contar com a energia limpa para alimentar toda sua iluminação, ventilação e também os visores elétricos informativos.

Batizado de Diesel Electric Multiple Unit (DEMU), o trem viaja a uma velocidade de 80 km por hora, fato que gerou grande desafio para a empresa responsável pelo projeto, a Jakson Engineers Limited, segundo declaração do seu vice-presidente e diretor-gerente, Andeep Gupta.

Além dos painéis solares instalados para gerar a energia, os trens também passarão a contar com baterias para armazenar essa energia, a qual poderá ser usada mesmo em momentos em que não haja luz do sol. Dessa forma, a utilização do Diesel só será necessária em caso de emergência.

Por dia, cerca de 23 milhões de pessoas utilizam a rede de trens do país e, de acordo com seu porta voz, Anil Kumar Saxena, os planos são de instalar os painéis solares e baterias em quatro outros trens durante os próximos seis meses.

Para cada um desses “trens Solares” em circulação, espera-se uma economia de cerca de 21 mil litros de Diesel por ano, evitando a emissão anual de várias toneladas de CO2 pelo país, a qual já é elevada, além de gerar uma economia de US$20.000.

 

Fonte de Informação: UOL – Site

Analista de Marketing
Redator e Tradutor

Recomendamos para Você: