Fazenda Solar da Tesla garantirá 24 horas de energia limpa a ilha do Havaí

fazenda-solar-da-tesla-abastece-ilha-do-havai1
Fazenda Solar da Tesla garantirá 24 horas de energia limpa a ilha do Havaí
4.5 (90%) 6 votes

Combinando os painéis solares com as baterias de armazenamento da empresa, a fazenda solar da Tesla irá abastecer a ilha de Kauai, antes dependente de motores à diesel, com 24 horas de energia limpa.

Devido a sua grande disponibilidade e enorme potencial de geração, a fonte solar é a escolha perfeita na realização de projetos em lugares de difícil acesso ou com escassez de outros recursos naturais para geração elétrica. Grandes ilhas afastadas dos continentes são um exemplo disso.

A Tesla, antiga Tesla Motors, sabe muito bem disso. No ano passado, a empresa do visionário Elon Musk já havia concluído a instalação de um projeto solar para abastecer a ilha de Ta’u, na Samoa Americana.

Agora, foi a vez da paradisíaca Kauai, quarta maior das ilhas do Havaí, ganhar o seu projeto solar. A ilha é conhecida por suas densas florestas e grandes quedas d’água, já tendo sido local de filmagem de grandes filmes de Hollywood, e ainda conta com um alto índice de radiação solar.

Porém, apesar dessa abundância da fonte solar, os mais de 58 mil habitantes de Kauai sempre dependeram dos geradores à diesel para suprir a sua demanda energética, forma onerosa e poluente de geração elétrica.

Esses dias estão contados, no entanto, pois a empresa americana, criadora das telhas solares, acaba de anunciar o projeto que irá transicionar a matriz energética da ilha, fazendo da bela Kauai um modelo de sustentabilidade.

A fazenda solar de Kauai

O megaprojeto, anunciado pela Tesla na semana passada, conta com exatos 54.978 painéis solares espalhados por uma área de 45 acres e que, juntos, irão produzir 13 MW (megawatts) de energia. Isso faz dessa a maior fazenda solar construída pela empresa desde a aquisição da Solar City, no final do ano passado.

Para conseguir abastecer a ilha durante a noite, quando o sitema fotovoltaico não está gerando energia, 272 baterias de grande porte (a Powerpack 2 da Tesla) foram instaladas para armazenar o excesso de energia gerada durante o dia, cada uma contando com 52 MWh (Megawatt-hora) de capacidade.

fazenda-solar-tesla-no-havai-1
(Tesla/Reprodução)

O projeto, que será ligado em fases,  foi comissionado pela concessionária local, a Kauai Island Utility Cooperative (KIUC), a qual firmou contrato de 20 anos com a Tesla para a compra da energia gerada pela fazenda solar, a 13,9 centavos de dólares por quilowatt-hora (kWh).

Dessa forma, os moradores de Kauai terão agora a sua disposição uma energia mais limpa e barata. Ainda, segundo os cálculos da Tesla, o projeto irá evitar o consumo anual de 1,6 milhão de galões de combustíveis fósseis na ilha. 

Vista aérea da fazenda solar da Tesla no Havaí
(Tesla/Reprodução)

Caminhos sustentáveis

O projeto faz parte dos planos do estado americano do Havaí, focado na questão ambiental e que assumiu para si a meta de gerar toda a sua energia através de fontes renováveis até 2045. Já a ilha de Kauai tem a sua própria meta: 70% de geração limpa até 2030.

Já para a gigante Tesla, que agora conta com a sua Gigafactory para a produção das baterias, a fazenda solar representa mais um passo rumo a um futuro limpo e renovável através do uso da energia solar

Fonte de Informação:    Exame – Fonte         Independent – Fonte

Analista de Marketing
Redator e Tradutor

Recomendamos para Você: