Franquia Energia Solar: Todos os Detalhes e Informações da Franquia Blue Sol

franquia-energia-solar-blue-sol
Franquia Energia Solar: Todos os Detalhes e Informações da Franquia Blue Sol
4.59 (91.76%) 17 votes

Se você possui interesse em franquia de energia solar, esse artigo é a leitura certa para você.

Falaremos aqui um pouco mais sobre como funciona o modelo de franquia de energia solar fotovoltaica da Blue Sol e também entraremos em alguns detalhes e dúvidas muito comuns sobre como ter uma franquia de energia solar.

Entendemos que o cenário é propício para o franchising de energia solar.

O mercado de energia solar fotovoltaica está em pleno crescimento e desenvolvimento. Os consumidores têm percebido os benefícios de gerar a própria energia que consomem e os aumentos no valor da taxa de energia tem feito com que as pessoas busquem outra maneira de suprir suas necessidades energéticas.

Além disso, muitos estão preocupados também com a questão ambiental.

 

Introdução ao Modelo de Franquia de Energia Solar Blue Sol

Entendemos que o relacionamento entre franqueado (você) e franqueadora (Blue Sol) é fundamentado no sentimento de parceria, o que pressupõe direitos, deveres, encargos e benefícios para ambas as partes, sempre de acordo com o que o contrato estipular.

É muito importante que você tenha em mente que uma franquia de energia solar (ou outra qualquer) não funciona ou sobrevive sozinha.

Com isso, por meio de uma operação franqueada, desejamos agora ampliar e estender nosso conceito de atendimento, qualidade e eficiência por meio da parceria com aqueles empreendedores que desejarem aplicar nossa política e obter sucesso em seu empreendimento.

Buscamos desenvolver, continuamente, serviços, produtos e novos fornecedores, visando a adequação às tendências e aos mercados cujas unidades franqueadas estão inseridas.

Nosso sistema de franchising apresenta-se como uma ótima oportunidade para profissionais que desejam montar seu próprio negócio no setor de energia solar fotovoltaica.

Atualmente, a Blue Sol Energia Solar busca franquear unidades que oferecerão, em determinado território, todos os produtos e serviços componentes do mix da empresa, sob os procedimentos e formatos apresentados nos termos do Contrato de Franquia de Energia Solar e dos Manuais de Franquia.

Empolgante, não é mesmo?

 

Responsabilidades do Franqueado 

Ao possuir sua própria franquia de energia solar, você será o encarregado de realizar as vendas e instalações dos sistemas fotovoltaicos em sua região.

Por sua vez, a Blue Sol, no papel de franqueadora, se encarregará da elaboração dos projetos fotovoltaicos, toda a parte de logística junto aos fornecedores e também sobre a disponibilidade de equipamentos.

Ao instalar um sistema de energia solar fotovoltaica, cada propriedade – seja ela residencial, comercial, governamental ou agrícola – se transforma em uma unidade consumidora que gera sua própria energia e se torna menos dependente da rede elétrica convencional.

A Blue Sol também garante todo o funcionamento e durabilidade dos equipamentos, conforme as especificações técnicas dos fabricantes. O estoque, parte jurídica e compras serão de responsabilidade da franqueadora.

A franquia de energia solar Blue Sol é a operação de uma unidade que comercializa soluções completas em energia fotovoltaica, incluindo produtos relacionados e serviços de instalação e manutenção de equipamentos fotovoltaicos.

Como não poderia deixar de ser, a franqueadora é detentora de conhecimentos, técnicas, know-how e tecnologia relacionados ao planejamento, instalação, operação e administração das franquias Blue Sol.

Cada unidade de franquia solar Blue Sol possui a operação individualizada e autônoma, com a utilização de toda a metodologia desenvolvida e aprofundada pela Blue Sol, e com autorização legal para utilização dessa marca que é sinônimo de qualidade e resultado no mercado de energia solar no Brasil.

 

Franquia de Energia Solar X Modelo de Integrador Solar: Diferenças

Nosso modelo de franquia solar fotovoltaica se diferencia do modelo de Integrador Solar, entre outros fatores, pelo fato de você ser a Blue Sol na sua cidade/região.

Você terá um contrato de exclusividade e, todas as oportunidades, clientes e parceiros, terão contato com você e não mais com a Blue Sol de Ribeirão Preto. 

Temos o compromisso de conceder apoio e suporte a você, franqueado, através da experiência já adquirida com os mais de 550 sistemas fotovoltaicos comercializados em 23 estados do país, como empresa de energia solar pioneira no mercado fotovoltaico.

Por possuirmos todo o conhecimento técnico de uma equipe completa de engenharia, faremos a entrega desse know-how, comercial e técnico, através de um modelo de negócio já estruturado, com os processos testados e implantados, com manuais e treinamentos exclusivos.

A todo momento, construímos o modelo de franquia de energia solar pensando em proporcionar ao franqueado um negócio de baixa complexidade, enxuto, com baixo investimento em estrutura física e quantidade de colaboradores.

Além disso, já trabalhamos com uma experiência consistente em Marketing, reforçando nosso maior ativo, que é a marca e os processos padronizados no mercado de energia solar.

Outro ponto forte também é o fato de já termos trabalhado nas melhores negociações e resultados com fornecedores e instituições financeiras, a fim de que o franqueado (você) possa se diferenciar no mercado solar fotovoltaico.

Fora isso, o franqueado poderá contar com excelência em sistemas de gestão, tendo ferramentas de sucesso internacional implantadas na sua unidade de negócio, com atenção especial aos processos de atendimento e à manutenção de uma marca forte.

Colaboradores farão uso de uniformes e veículos totalmente identificados, que somados ao atendimento de qualidade, levarão ao encantamento do cliente.

Com o conhecimento e didática desenvolvidos para a formação de empreendedores e mão de obra para o setor de energia solar fotovoltaica, é muito mais fácil introduzir os franqueados neste mercado.

Iremos te apresentar os conceitos, mostrar processos (tanto técnicos como de gestão), marketing, entre outras iniciativas para colocar sua franquia de energia solar em atividade de forma sustentável e lucrativa.

 

franquia de energia solar blue sol

 

Confira abaixo algumas das perguntas mais frequentes sobre a franquia de energia solar Blue Sol:

 

O que minha Franquia de Energia Solar precisa para ter Sucesso?

O franqueado deve estar bastante focado em sua atuação comercial, buscando seguir com dedicação os processos de vendas e atendimento ao cliente de forma diferenciada e ágil.

Esse atendimento precisa gerar empatia com cliente, com o objetivo de ensinar ao interessado como funciona a tecnologia solar fotovoltaica, apresentando as necessidades e pequenas adaptações que serão necessárias para a instalação do sistema, em sua casa ou empresa.

Para ter sucesso, é fundamental que o franqueado e sua equipe possuam habilidades em vendas, atendimento aos clientes, empatia e didática para explicar e exemplificar os ganhos em economia com energia elétrica, que é a principal dor do cliente hoje.

O franqueado e sua equipe deverão executar um excelente serviço de instalação para consagrar com o cliente aquilo que foi negociado e acordado no início das negociações.

Atuando dessa maneira, o dono de uma franquia de energia solar Blue Sol constrói um excelente relacionamento com o cliente, pois este passa a gerar sua própria energia e a economizar muito dinheiro durante os 25 anos de vida do gerador solar.

Após a entrega da solução solar e a sua satisfação de ver a conta de energia quase zerar, o cliente muito provavelmente começará a indicar novos clientes.

Temos nas mãos um produto e um serviço que exigem conhecimento técnico. Além de tudo, estamos trabalhando na mudança e criação de cultura das pessoas.

Isso significa que será importante que o franqueado tenha conhecimento profundo do setor para uma boa base argumentativa para vendas, em um primeiro momento.

Empreendedores com visão de negócio de médio e longo prazo e que têm preocupação com a questão da importância da sustentabilidade, por exemplo, têm perfil preferencial.

É muito importante que o candidato à franquia de energia solar Blue Sol tenha, também, entendimento financeiro e administrativo para gerir e operar o negócio com eficiência.

Justamente por conta das particularidades que envolvem o negócio, a Blue Sol Energia Solar conta com um time especializado para o suporte ao franqueado e, mais do que isso, maturou o projeto por um bom período antes de levá-lo ao mercado.

Qual é o Preço de Investimento na Franquia de Energia Solar? 

O valor de investimento estimado para a abertura da franquia de energia solar Blue Sol está na faixa de R$ 250 a R$ 280 mil.

O investimento total pode variar de acordo com a região, pois consideramos em nossa estimativa além da taxa inicial de franquia, todos os investimentos em reforma do ponto comercial.

Pintura, mobiliário, comunicação visual, ferramentas, EPI (Equipamentos de Proteção Individual), EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva), Sistema Solar Conectado à Rede em funcionamento são alguns dos itens, bem como o veículo padronizado da frota (adesivado) e capital de giro.

Quais cidades estão no nosso radar de Franquia de Energia Solar?

Nossa expectativa é finalizar 2017 com 20 unidades em operação. Começamos o ano bem.

Estamos instalando nossa 1ª unidade franqueada em São José do Rio Preto, interior de São Paulo, e na sequência, a 1ª unidade no Rio de Janeiro (que já foi inaugurada).

O interesse nesses dois estados é grande, dado o potencial que eles apresentam em relação à viabilidade do negócio.

Das 20 unidades pretendidas para 2017, 8 devem ser instaladas nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.

O foco de interesse está nas capitais, e também em cidades como Sorocaba, Santos e São José dos Campos, além da região dos Lagos e região Serrana, no estado do Rio.

A seleção dos futuros franqueados será criteriosa, uma vez que operar um negócio na área, apesar de muito promissor, não é como comercializar produtos ou serviços convencionais e gerir empresas de outras áreas comuns ao segmento de franquias.

 

Preciso ter uma sala comercial ou pode ser uma loja?

A escolha do local em que ficará o ponto comercial envolve vários fatores que devem ser considerados, como: localização, medidas, conservação do imóvel, luminosidade, ventilação e circulação de pessoas.

Uma unidade da franquia de energia solar, e sua atuação no mercado, se dá considerando uma estrutura física dividida da seguinte forma:

(1) a localização dos pontos deverá buscar edifícios comerciais de fácil acesso e muita visibilidade, com vaga de garagem;

(2) ponto comercial com área média recomendada de aproximadamente 50 m².

A sala comercial poderá ser substituída por uma loja, caso os requisitos de localização e área sejam atendidos. Esta opção apresenta como benefício a instalação do showroom no local.

 

Qual a utilidade do Showroom?

O franqueado poderá tangibilizar e demonstrar aos potenciais clientes de um sistema fotovoltaico conectado à rede todo o seu funcionamento, aumentando assim o índice de conversão em vendas.

O showroom é peça essencial para o fechamento de vendas. Além disso, o franqueado contará com o benefício econômico de redução de sua fatura de energia elétrica.

 

Preciso adquirir um veículo zero km? Qualquer veículo poderá ser adesivado?

Como franqueado, você irá adquirir um veículo zero km conforme as especificações da franqueadora em relação à frota da rede. O veículo poderá ser adesivado em sua cidade de atuação, desde que cumpra as especificações (disponibilizadas após a assinatura do contrato) do padrão Blue Sol.

 

Há uma lista de Ferramentas e Equipamentos de Proteção que preciso ter em minha Franquia de Energia Solar Blue Sol?

Sim, há uma lista das ferramentas, equipamentos de proteção individual (EPI) e coletivos (EPC) que precisam ser adquiridos para a operação do franqueado.

Os itens incluem desde escada, parafusadeira e alicates até jaleco e calça adequadas para o dia a dia dos instaladores; como também cinto paraquedista, bota de segurança, óculos de segurança, extintor, cone de sinalização, cadeado de bloqueio para disjuntores e quadros de energia etc.

 

Como deverá ser formada a Equipe da Unidade Franqueada?

A equipe do franqueado terá inicialmente uma pessoa para a área comercial, além do franqueado, e duas pessoas para a técnica, sendo um deles eletrotécnico.

O objetivo de possuir uma equipe enxuta é para que o franqueado não tenha custos fixos pesados no início de sua operação.

 

Quais produtos poderei oferecer através da minha Franquia de Energia Solar Blue Sol?

O Franqueado é capacitado em todos os aspectos que envolvem o know-how de operação da unidade Blue Sol, por meio de Manuais de Implantação, Operações e Marketing & Vendas, além de treinamentos elaborados com base na experiência acumulada, testada e comprovada desde a inauguração da primeira unidade e do início do negócio, como indicado no histórico apresentado.

As franquias de energia solar Blue Sol trabalham com mix de produtos e serviços únicos, idêntico entre elas. Hoje, os esforços dos franqueados concentram-se na comercialização de sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica para residências e empresas, e também na manutenção de sistemas fotovoltaicos instalados.

Este mix de produtos e serviços poderá ser alterado e complementado, pois a Franqueadora está, e sempre estará, trabalhando em prol do desenvolvimento do sistema Blue Sol, pesquisando e atualizando-se em relação às tendências e a evolução do mercado e suas necessidades, como recentemente aconteceu com a inclusão da comercialização do Consórcio de Energia Solar, de maneira que hoje os franqueados também podem comercializar sistemas nessa modalidade.

 

Quais serão os clientes da minha franquia de energia solar Blue Sol?

O público-alvo da rede Blue Sol abrange consumidores residenciais, pequenas e médias empresas, indústrias, comércios, escritórios de engenharia civil, construtoras, empresas de serviços elétricos, arquitetos e projetistas, com poder aquisitivo compatível com o investimento necessário para a implantação da tecnologia solar fotovoltaica.

 

Quem é responsável pela elaboração dos Projetos? Cliente, Franqueado ou Franqueadora?

O cliente não precisa se preocupar com projeto, burocracia, documentação e instalação, pois a Blue Sol e seus franqueados cuidam minuciosamente de cada detalhe do processo.

Buscamos criar uma experiência de forte valor agregado e de transformação aos nossos clientes.

A atuação do franqueado da Blue Sol é voltada para o trabalho em campo, isto é, ele não ficará restrito às instalações da sua unidade, devendo atuar de forma direta junto ao mercado.

As instalações da franquia de energia solar Blue Sol serão utilizadas apenas para receber visitas comerciais e demonstração do showroom, além das atividades administrativas da empresa.

O franqueado atuará sempre em conjunto com a franqueadora, de acordo com as sistemáticas desenvolvidas.

Assim, a franqueadora será responsável pela elaboração do projeto técnico e documentação de acesso à rede, deixando o franqueado dedicado ao desenvolvimento de relacionamentos para gerar cada mais vendas à sua unidade, além da realização e acompanhamento de instalações conforme os requisitos de qualidade definidos pela franqueadora.

 

Como funciona o Fundo de Marketing na Franquia de Energia Solar Blue Sol?

A Taxa de Fundo de Marketing e os valores acumulados são administrados pela Franqueadora, através de sua Gerência de Marketing, visando o desenvolvimento e divulgação da marca, utilizando os recursos arrecadados para custear a elaboração e criação de campanhas publicitárias e de ações de promoção e/ou relações públicas e/ou assessoria de imprensa, destinadas à divulgação e à melhoria da imagem da rede e de seus serviços.

A cobrança visa garantir a participação do Franqueado nas estratégias de marketing institucional e divulgação da marca Blue Sol.

A aplicação da verba de promoção será feita pela franqueadora, que pode consultar franqueados para discutir as estratégias.

A franqueadora apresentará, anualmente, a prestação de contas do Fundo de Marketing, demonstrando as quantias efetivamente recebidas e a destinação das mesmas em propaganda e publicidade.

Importante frisar que a Franqueadora não aufere, em hipótese alguma, lucro em atividades ligadas ao marketing, publicidade e promoção.

O recolhimento da alíquota de 2,5% será mensal e a base de cálculo é o Faturamento Mensal Bruto advindo, exclusivamente, do valor recebido por Serviços Prestados, ou seja, sobre o faturamento da unidade franqueada (valor total sem quaisquer descontos), especificamente em relação ao montante recebido pelo franqueado em função dos serviços de instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos e de bonificações, sem deduções, diminuições ou abatimentos de qualquer natureza, apurado entre o primeiro e o último dia de cada mês.

 

E os Royalties? Como funciona?

Os royalties são pagos pelo franqueado como remuneração pelo conjunto de direitos imateriais que lhe são assegurados ao longo do prazo de vigência do contrato de franquia energia solar Blue Sol, dentre eles, a saber:

(a) direito de utilizar continuamente o sistema e know-how de operação de uma unidade Blue Sol, bem como ter acesso às melhorias porventura implementadas em tal sistema;

(b) direito de receber supervisão e suporte periodicamente, visando manter uniformes os padrões do sistema operacional Blue Sol;

(c) direito de utilização contínua das marcas, trade dress, websites, metodologias, métodos, sistemáticas e know-how Blue Sol;

(d) direito de participar e obrigação de zelar pelo bom uso de todos os elementos corpóreos e incorpóreos, figurativos, materiais e/ou abstratos, integrantes do sistema operacional Blue Sol.

O recolhimento da alíquota de 10% será mensal e a base de cálculo é o Faturamento Mensal Bruto advindo, exclusivamente, do valor recebido por Serviços Prestados.

 

O que está Incluso na Taxa de Franquia de Energia Solar Blue Sol?

A Taxa Inicial de Franquia corresponde ao valor pago pelo franqueado à franqueadora, no momento da assinatura do Contrato de Franquia Blue Sol. Este corresponde a tudo o que é oferecido ao Franqueado até a inauguração de sua franquia, ou seja:

  • Apoio na escolha do ponto comercial;
  • O direito de passar a integrar a rede Blue Sol;
  • O direito de receber treinamento inicial (exceto passagem aérea, estadia e alimentação do Franqueado e 1ª Equipe) e consequente acesso ao know-how de operação do negócio detido pela Franqueadora;
  • O direito de receber o padrão da unidade, desenvolvido pela Franqueadora com características próprias;
  • O direito de uso da marca Blue Sol na unidade franqueada;
  • A indicação dos softwares, pela Franqueadora, para utilização no Sistema Blue Sol, devendo o Franqueado adquirir a licença dos mesmos e pagar as taxas de manutenção, além do treinamento que o habilite a utilizá-lo;
  • Orientação no processo de constituição da empresa e instalação do negócio;
  • Fornecimento do know-how através de Treinamento Operacional, que inclui: (i) operação do “Sistema Blue Sol” e operação da unidade franqueada; (ii) administração financeira do negócio; (iii) técnica e processo de vendas; (iv) diretrizes de marketing e comunicação. Durante o treinamento, o Franqueado irá receber os Manuais de Franquia Blue Sol. Os procedimentos de inauguração também fazem parte destes Manuais.

O pagamento da Taxa Inicial de Franquia é feito uma única vez para a vigência do contrato.

 

Qual o período de vigência do contrato?

O período é de 5 anos, podendo ser prorrogado.

 

Etapas do Processo Seletivo para ter uma Franquia de Energia Solar Blue Sol

Alguns tópicos que gostaríamos de destacar aos candidatos:

 – Apesar de representar um risco menor do que a implantação de um negócio próprio, partindo-se do zero, a aquisição de uma franquia sempre acarreta risco.


– Seu sucesso dependerá, em muito, da adequação do perfil do candidato à Franquia e, principalmente, do esforço, da dedicação e do tempo que o Franqueado investir em sua implantação, operação e gestão.


 – Se você não se adapta ao trabalho em parceria ou não gosta de trabalhar desta forma, não recomendamos uma operação de Franquia, pois no sistema de franchising, a boa relação de parceria entre Franqueadora, Franqueado e toda a rede é essencial.


  – Portanto, estude cuidadosamente, sem se deixar levar pela emoção ou qualquer pressão, se a Franquia de Energia Solar Blue Sol é a que melhor se ajusta ao seu perfil, seus interesses e suas necessidades.

Enquanto você avalia uma oportunidade de negócio, a Franqueadora também está avaliando os potenciais empreendedores para ingressarem em nossa rede de franquias.

Se, durante o processo, você não foi o escolhido como Franqueado, lembre-se que, na hora de decidir, a Blue Sol analisou o risco para você e consequentemente para a Rede.

O candidato a Franqueado Blue Sol passa por um criterioso processo de seleção para conhecer a estrutura e experiência da equipe Franqueadora, os manuais operacionais e visitar a Unidade Piloto em operação, para saber se é exatamente este negócio que está buscando.

Dentro desse processo o candidato é entrevistado por executivos da empresa e seu perfil profissional é analisado por meio de ferramentas modernas de seleção e escolha, visando reais parceiros de negócios que, antes de mais nada, venham somar qualidades ao nosso sistema, trabalhando ativamente para a consolidação da marca e constante crescimento sustentado.

A primeira etapa do processo seletivo da Franquia de Energia Solar Blue é o envio de informações do candidato: nome, cidade e/ou região de interesse e resumo do histórico profissional e empreendedor.

As etapas seguintes são o preenchimento da ficha de qualificação e entrevista por telefone ou conferência. Com a conclusão dessas etapas, é agendada uma entrevista presencial e visita à Franqueadora.

De acordo com a evolução do candidato, após essa etapa é apresentada a circular de oferta de franquia (COF) – um documento solicitado pela lei de franquias – e a Minuta do Contrato do Sistema Blue Sol, sendo estes um conjunto de informações confidenciais e sigilosas, reservadas exclusivamente aos candidatos selecionados para a abertura de uma franquia de energia solar Blue Sol.

A última etapa é a celebração do contrato entre as partes. O processo todo tem duração média de 90 a 120 dias.

 

Franquia Energia Solar: Blue Sol é Destaque no Setor Fotovoltaico [Blue Sol é Notícia]

Uma das empresas pioneiras no setor de energia solar brasileiro, a Blue Sol Energia Solar começou sua história em 2009, e após muitos desafios e conquistas, se tornou hoje uma das empresas de maior referência no mercado, atuando com projetos e instalações de sistemas residenciais e comerciais, além de capacitação e parceria.

Atualmente, conta com mais de 500 sistemas instalados por todo o país e quase seis mil profissionais capacitados através de seus cursos em energia fotovoltaica.

Todo esse trabalho conquistado trouxe uma força para a marca da empresa, o que motivou seus fundadores e sócios proprietários, Nelson, José e Luis Colaferro, a decidirem introduzir a empresa no ramo de franquias.

Visando o forte crescimento atual do setor solar e as previsões igualmente positivas para os próximos anos, a família empreendedora espera um crescimento três vezes maior para o próximo ano, além de 20 novas unidades franqueadas até 2017.

Em reportagem divulgada por alguns dos canais mais conhecidos sobre franchising no Brasil, Nelson Colaferro explica os fatores que levaram a essa decisão: “Já são mais de 5500 sistemas instalados e comercializados no Brasil, quase três vezes mais que em 2015.”

“Os consumidores têm percebido os benefícios de gerar a própria energia que consomem e os aumentos no valor da taxa de energia tem feito com que as pessoas busquem outra maneira de suprir suas necessidades energéticas.”

“Além disso, muitos estão preocupados também com a questão ambiental”, explica.

Para conseguir uma mudança de cultura e convencer o cliente do potencial da tecnologia fotovoltaica, o futuro franqueado deverá possuir um bom conhecimento sobre o setor, além de serem preferenciais os empreendedores com visão de negócio e que se preocupam com a questão da sustentabilidade. 

“É muito importante que o candidato à franquia de energia solar Blue Sol tenha, também, entendimento financeiro e administrativo para gerir e operar o negócio com eficiência”, ressalta Colaferro.

Devido a todas estas questões, a empresa realizou extensa pesquisa para o desenvolvimento de sua franquia de energia solar, a qual conta com um time especializado para oferecer todo o suporte ao seu franqueado.

 

Crescimento esperado com a Franquia de Energia Solar

Sediada na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo, a empresa já conta com sistemas instalados em várias regiões do país, e seus proprietários acreditam que o modelo de franquia de energia solar conseguirá expandir ainda mais o alcance territorial da marca, ao mesmo tempo em que eleva as chances de sucesso do futuro empreendedor solar.

É o que fala José Renato Colaferro, diretor de operações da empresa:  “Percebemos que nosso modelo de negócio é muito assertivo e potencializa o crescimento de uma empresa no setor fotovoltaico.”

“Aliado ao modelo de franquias, que é um dos formatos mais bem-sucedidos de expansão no Brasil, temos boas chances de sucesso”, avalia.

Com o forte apelo da marca no setor e a atratividade do modelo de negócio em franquia, Rafael Cafolla, gestor de franquias da empresa, está otimista quanto ao futuro.

“Buscamos franqueados com perfil de gestor, conhecimento técnico e comercial para atuar em um setor novo, mas muito promissor”, ele conta, além de apresentar a meta de 20 unidades instaladas que a empresa espera atingir até o final de 2017.

Para alcançar essa meta, a franqueadora efetuou uma série de estudos em busca das cidades com maior potencial atual para a tecnologia, nas quais irão iniciar o processo de divulgação para atrair novos franqueados.

As cidades estão localizadas nas regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Nordeste, e dentre os estados escolhidos, Minas Gerais tem posição de destaque, conforme explicado por Cafolla, “Consideramos o estado de Minas Gerais bastante promissor para abertura de um modelo de negócio como a Blue Sol e, por isso, planejamos, inicialmente, abertura da franquia nas cidades de Belo Horizonte e Uberlândia”

A tecnologia fotovoltaica, com sua facilidade de instalação e a grande economia que gera ao seu proprietário, vem ganhando espaço e é uma opção cada vez mais escolhida pelos consumidores brasileiros, “Além disso, diversos incentivos vêm sendo negociados junto ao governo por órgãos como a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), devido não só ao interesse dos consumidores como a necessidade de outras fontes energéticas para compor a matriz brasileira, que ainda sofre as consequências do último período de estiagem”, explica Cafolla.

Dentre os incentivos conquistados, vale ressaltar a isenção do ICMS para a energia produzida, através do convênio criado pelo CONFAZ (Conselho Nacional de Política Fazendária) e que já conta com a adesão de 20 estados mais a capital.

“Outro aspecto positivo foi a aprovação pela Aneel da Revisão da Resolução Normativa 687/15, que propicia aumento na base de clientes, uma vez que facilita o acesso à rede a condomínios solares e esclarece os processos do sistema de compensação, entre diversas outras medidas”, Cafolla conclui.

Todos esses incentivos e conquistas do setor devem garantir seu crescimento para os próximos anos e, nesse momento de expansão do mercado, a Blue Sol espera chegar em 2020 com 20 mil sistemas instalados e 100 unidades de franquia de energia solar.

Fonte de informação: Encontre sua franquia       Mapa das franquias

Analista de Marketing
Redator e Tradutor

Recomendamos para Você: