Painel solar no telhado é vontade dos brasileiros segundo pesquisa

Franquia de Energia Solar Blue Sol
Painel solar no telhado é vontade dos brasileiros segundo pesquisa
4.5 (90.48%) 42 votes

De acordo com a pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pelo Greenpeace, a maioria dos entrevistados revelou o interesse em gerar sua própria energia com painel solar no telhado de suas casas e empresas. Maior motivo apontado foi a economia na conta de luz.

O setor solar no Brasil está crescendo. Nos últimos anos, o número de sistemas fotovoltaicos instalados nas residências e empresas do país tem aumentado de forma impressionante. De acordo com os últimos dados da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), até outubro deste ano, o número de conexões de micro e minigeradores distribuídos era de 6.017.

Desse total, mais de 98%, ou exatos 5.929 sistemas geradores utilizam a fonte solar para produzir energia. Ainda segundo os dados, 79% do total das conexões são residenciais.

E esse interesse dos brasileiros pelos sistemas solares fotovoltaicos ainda é grande, segundo a pesquisa do Instituto Datafolha, encomendado pelo Greenpeace.

O resultado da pesquisa de opinião apontou que 72% dos entrevistados comprariam o sistema se houvessem linhas de financiamento com taxas baixas de juros. Os entrevistados também foram perguntados sobre o principal motivo que os levariam a investir em painel solar no telhado, e 48% deles foram enfáticos em apontar a economia na conta de luz como o objetivo mais importante.

As outras razões mencionadas pelos entrevistados para a instalação do painel solar no telhado foram, a independência energética, 17%, e os benefícios ambientais advindos dessa fonte limpa de energia, 16%. Um dado relevante, porém já conhecido pelas empresas que comercializam os sistemas, é a preocupação do cliente quanto a viabilidade econômica para aquisição da tecnologia.

De acordo com a pesquisa, 54% dos entrevistados disseram achar que somente os ricos podem comprar os sistemas e 59% alegaram que a casa própria é um requisito para usufruir da tecnologia.

Razões para acreditar na energia solar

Por se tratar de uma tecnologia relativamente recente, o assunto ainda é considerado complexo por 48% das pessoas que foram entrevistadas. Porém, quando comparado aos 56% do ano passado, podemos observar a mudança na cultura das pessoas que vem sendo conquistada com a crescente disseminação da tecnologia no país e com o conhecimento de diversas curiosidades sobre a energia solar.

Os consumidores podem ainda desconhecer os aspectos mais técnicos, porém todos sabem da enorme economia que se pode obter com o painel solar no telhado. Prova disso são os 54% dos entrevistados que afirmaram estar dispostos em investir na tecnologia fotovoltaica por meio de um consórcio solar. O uso do FGTS para aquisição dos sistemas também foi alegado por metade dos assalariados entrevistados.

A utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviços (FGTS) para compra de sistemas geradores de energia já vem sendo estudada pelo governo. O projeto de lei do senado (PLS) Nº 371/2015, de autoria do Senador Ciro Nogueira, já foi aprovada pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) e segue para a análise da Comissão de Assuntos Sociais (CAS).

Consórcio para adquirir seu painel solar no telhado

O uso do FGTS pode ainda não estar disponível, no entanto o Consórcio de Energia Solar já é uma realidade do mercado e vem beneficiando aqueles consumidores interessados pelos sistemas, porém que não dispunham do capital necessário para a compra pelo formato tradicional.

A Blue Sol Energia Solar, empresa pioneira do setor solar brasileiro, é uma das que já aderiram a essa nova modalidade do mercado.

De modo similar ao funcionamento dos consórcios de carro e casa, o consórcio solar permite que um grupo de pessoas se reúnam para adquirir um sistema fotovoltaico, arrecadando mensalmente os recursos necessários através de parcelas sem juros.

Os sistemas comercializados no consórcio são oferecidos em sete tamanhos e valores diferentes, podendo o consumidor escolher aquele que se encaixe ao seu consumo elétrico mensal.

Todo mês, um cotista será sorteado através de lance e um por sorteio. Ao ser sorteado, o participante então recebe uma carta de crédito no valor do sistema escolhido, podendo utilizá-lo tanto para efetuar a compra do seu sistema como usá-lo para outros fins.

A maior vantagem oferecida pelo consórcio de sistemas solares, em comparação aos demais, é que, ao ser contemplado e utilizar o crédito para instalar o seu sistema, o consorciado já estará produzindo sua energia e poderá utilizar o valor economizado na conta de luz para quitas as parcelas restantes.

Visando disseminar a energia solar cada vez mais, a Blue Sol oferece aos seus consorciados, além da facilidade na aquisição do seu sistema, a chance ser um embaixador da tecnologia e receber prêmios por indicação de novos participantes. O consorciado acumula pontos a cada indicação e depois troca por prêmios, que podem chegar a viagens ao exterior e até mesmo um carro elétrico.

INFORMAÇÕES

Formulado em parceria com o Consórcio Canopus, o consórcio Blue Sol de energia solar já está disponível e os interessados podem obter mais informações através da página da empresa (www.bluesol.com.br).

Fonte de Informações: Revista Época – Fonte

Recomendamos para Você: