Sistema On-Grid ou Off-Grid? – Energia Solar Fotovoltaica [QUIZ]

Quiz Energia Solar: Sistema On-Grid ou Off-Grid
Sistema On-Grid ou Off-Grid? – Energia Solar Fotovoltaica [QUIZ]
4.3 (86.67%) 9 votes

Assim que você começa a entender melhor sobre o universo da energia solar fotovoltaica, uma possível dúvida é sobre qual tipo de sistema fotovoltaico é o mais adequado para você. 

Sistema On Grid ou Off Grid? Qual é o mais indicado?

Aqui no Blog da Blue Sol já publicamos um artigo extremamente completo sobre os sistemas fotovoltaicos Off Grid (Isolados) e também já elaboramos um Guia 100% completo sobre os sistemas conectados à rede (On Grid).

Para você ter ideia de como esse assunto gera muitas dúvidas na cabeça dos consumidores, nas próximas semanas também teremos um conteúdo exclusivo sobre a comparação dos sistemas On Grid e Off Grid.

Confira agora o Quiz que preparamos para te ajudar na escolha do melhor sistema fotovoltaico para sua situação:

[QUIZ] Sistema On Grid ou Off Grid?

 

1) O local onde você pretende instalar o Sistema Fotovoltaico é atendido pela rede elétrica?

a) Sim

b) Não

Entenda sua resposta: se há rede no local de instalação do sistema solar, um Sistema Fotovoltaico Isolado (Off-Grid) não é uma boa opção para você. Nesse caso, a recomendação é a utilização de um Sistema de Energia Solar Conectado à Rede, o famoso Sistema On-Grid.

2) Você pretende utilizar a Energia Solar Fotovoltaica para alimentar motores, como bombas d’água e máquinas agrícolas, etc?

a) Sim

b) Não

Entenda sua resposta: cargas muito potentes, como é o caso dos motores, demandam um Sistema de Energia Solar Isolado (Off-Grid) também muito potente. O grande problema aqui é que esse tipo de Sistema, com uma potência alta, costuma ser muito caro do ponto de vista financeiro.

3) Você quer economizar o dinheiro gasto com a distribuidora de energia elétrica e conseguir o retorno sobre seu investimento?

a) Sim

b) Não

Entenda sua resposta: um Sistema de Energia Solar Autônomo, Off-Grid, não tem o mesmo retorno de investimento que um Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede (On-Grid). Um Sistema Off-Grid pode até mesmo nunca se pagar, se comparado com o custo da energia na rede pública.

4) Você pretende deixar somente a parte de iluminação da casa alimentada por energia solar, mas todo o resto ligado à rede elétrica comum?

a) Sim 

b) Não

Entenda sua resposta: apesar de ser possível, um Sistema Off-Grid não é uma boa opção, pois o retorno de investimento não é bom (devido as trocas de baterias que esse tipo de sistema demanda, e a alteração da instalação elétrica para separar o circuito de iluminação de todo o resto).

Além disso, um Sistema Off-Grid não é ambientalmente sustentável, pois as baterias se degradam em pouco tempo e são feitas de materiais que poluem muito, como o chumbo e o lítio.

Sendo assim, pode-se dizer que um Sistema On-Grid é o é mais barato e mais sustentável.

5) A sua casa tem espaço para a instalação de um banco de baterias (um cômodo separado, que possa ser fechado para acesso somente de pessoas capacitadas)?

a) Sim

b) Não

Entenda sua resposta: É muito importante que você tenha em mente que não se deve instalar um banco de baterias em qualquer lugar. O local onde as baterias, típicas de um Sistema Solar Off-Grid, deve ser abrigado e (de preferência) longe do alcance de qualquer pessoa desavisada, em especial crianças.

Sendo assim, se sua resposta foi “Não” para essa pergunta, o mais indicado para você é a instalação de um Sistema Solar On-Grid.

E aí? Estamos muito curiosos para saber qual foi o resultado do seu teste. Escreva nos comentários qual tipo de Sistema Fotovoltaico seria o mais indicado para você.

Se o sistema conectado à rede é o ideal para você, não deixe de pedir um orçamento completo com a Blue Sol

simulador de energia solar

Qual sua aposta? A maioria dos comentários vai ser com Sistemas Fotovoltaicos On-Grid ou Off-Grid?

Professor Técnico/Eletrotécnico Especialista em Sistemas Fotovoltaicos
CREA-SP: 5069378190
www.linkedin.com/in/aetneo
Blue Sol – Energia Solar

Recomendamos para Você: