Sistema Solar Residencial e O Futuro na Geração de Energia

sistema-solar-residencial-e-o-futuro-na-geracao-de-energia
Sistema Solar Residencial e O Futuro na Geração de Energia
6.7 (133.33%) 3 votes

Vivemos em uma época de profunda mudança, evoluindo rapidamente e constantemente variável aos seus efeitos em nossas vidas.

Da maneira como dirigimos nossos carros, para a maneira como viajamos ou até mesmo como comemos – e tudo no meio. O mundo é, e sempre foi, um resultado do contínuo desenvolvimento humano, avanço tecnológico e em infraestrutura.

Entre essas grandes maravilhas do progresso, a maneira como nós alimentamos eletricamente as nossas casas é uma das coisas mais incríveis da atualidade, graças as tecnologias que permitem aos consumidores gerarem a sua própria energia. 

Enquanto os governos dos países do mundo inteiro estão se tornando cada vez mais conscientes ao meio ambiente, a necessidade de ser responsável quando se trata de energias renováveis é ainda mais crucial, e uma dessas é a energia solar.

Além de amigável ao meio ambiente, a energia solar é segura e abundante. Afinal, o Sol está aqui para ficar, como tem sido há milhares de anos desde o início do nosso planeta.

Como uma lâmpada a óleo suspensa no espaço em constantemente queima, o sol tem sido a única fonte de calor e energia para o nosso planeta e seus habitantes desde tempos imemoriais.

Energia Elétrica Que Vem do Sol

Além de sustentável, a energia solar também pode ajudar a compensar os custos de energia para proprietários domésticos e comercias em todo o mundo.

Hoje, no Brasil e no mundo, milhares de consumidores já conseguem gerar a sua própria energia e ficar livres dos aumentos na conta de luz através da instalação de um sistema solar fotovoltaico.

Esses sistemas, que se espalham pelos telhados das casas, utilizam a luz do sol para gerar energia elétrica, que pode alimentar toda uma casa ou empresa com uma energia limpa e segura, afinal, cada dia de sol é um dia de energia gerada.

Compostos de painéis fotovoltaicos para captação da luz e de inversores que convertem a energia para o tipo usado pelos nossos aparelhos elétricos, os sistemas são conectados à rede elétrica da distribuidora, funcionando em conjunto com a mesma.

Dessa forma, toda a energia que é produzida pelo sistema e que não é consumida na hora, é injetada na rede e emprestada para a distribuidora, a qual então devolve essa energia para o consumidor na forma de créditos energéticos.

Como os sistemas funcionam a partir da luz do sol e essa só é disponível durante o dia, esses créditos, que tem validade de 5 anos, são usados pelo consumidor para abater da energia que foi consumida da rede durante a noite, ou em momentos em que a geração não supri todo o consumo do imóvel.

Dessa forma, milhares de consumidores, hoje, já estão conseguindo suprir o seu consumo elétrico de maneira autônoma, economizando até 95% em sua conta de luz e ficando livres da preocupação com os aumentos da tarifa de energia.

Esse sistema, chamado de compensação de energia elétrica, foi criado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2012, através de sua Resolução Normativa Nº 482, a qual criou as regras da geração distribuída de energia no Brasil.

Confira a animação abaixo que explica o funcionamento desses sistemas fotovoltaicos conectados à rede (On-Grid):

Custo

Sim, o custo. É ao que tudo se resume no final, não é? 

Com a rápida expansão que a tecnologia vem tendo no mundo, seus preços caem continuamente a cada ano e tem permitido uma maior quantidade de consumidores a adotarem os sistemas em suas casas ou empresas.

Um simulador solar é tipo uma calculadora que permite ao consumidor simular uma estimativa de custo e tamanho do seu sistema, a partir do fornecimento de algumas informações chaves, como consumo elétrico mensal, localização e tarifa da concessionária local.

Se você também já cansou de pagar caro pela energia que consome e deseja, assim como mais de 14 mil brasileiros, ter autonomia na sua geração e consumo de energia, acesse o link abaixo e confira como a tecnologia fotovoltaica pode trazer essa evolução em sua vida:

simulador solar blue sol

Analista de Marketing
Redator e Tradutor

Recomendamos para Você: