Usando Solar, Tesla Deverá Refazer Toda a Rede Elétrica de Porto Rico

com-energia-solar-tesla-ira-refazer-toda-rede-eletrica-de-porto-rico
Usando Solar, Tesla Deverá Refazer Toda a Rede Elétrica de Porto Rico
5 (100%) 1 vote

Quando o furacão Maria atingiu Porto Rico no último dia 20 de setembro, seus ventos de mais de 250 km/h derrubaram árvores, destruíram casas e tudo o mais em seu caminho, incluindo quase toda a estrutura energética do país, deixando mais de 90% de seus 3,5 milhões de habitantes sem acesso a energia elétrica.

Ao que tudo indica, no entanto, esse foi um mal que veio para o bem para Porto Rico. O que começou como uma pergunta de um usuário na conta do Twitter de Elon Musk, presidente da Tesla, agora caminha para se tornar um projeto de grandes proporções para a empresa, e um ganho em sustentabilidade e segurança energética para o país devastado.

Quando questionado sobre a situação elétrica do país, Musk divulgou em seu perfil na rede que, assim como a empresa já o fez na ilha de Ta’u, na Samoa Americana, e na de Kauai, localizada no Havaí, seria possível refazer toda a rede elétrica de Porto Rico usando os painéis solares e baterias da empresa.

Ricardo Rossello, governador do país, não perdeu tempo e logo rebateu a declaração do executivo, convidando-o para uma conversa e afirmando que o país estaria disposto a se tornar uma bandeira do potencial de escalabilidade das tecnologias da empresa.

Ao que tudo indica, a conversa foi proveitosa, com Musk anunciando em sua conta do Twitter que a empresa estaria aumentando a sua equipe instalada em Porto Rico nos próximos dias e, inclusive, adiando a revelação do seu caminhão elétrico, chamado de Semi, para o dia 16 de novembro, como resultado do desvio de recursos para o novo projeto.

Embora já possuísse projetos de energias renováveis, com parques solares e eólicos que acabaram também danificados pelo furacão, estes representavam muito pouco da matriz elétrica de Porto Rico, altamente dependente da queima de combustíveis para gerar a energia de seus habitantes.

Agora, a intenção desse novo projeto é a construção de uma estrutura elétrica mais distribuída, com diversas mini usinas solares espalhadas pelo país gerando energia limpa, a qual seria armazenada em complexos de baterias da empresa para uso no período noturno.

Assim, essa rede estaria mais segura frente a novos desastres naturais, uma vez que o funcionamento de uma não iria interferir no de outra, trazendo, além da sustentabilidade, mais segurança ao fornecimento elétrico do país. 

 

Analista de Marketing
Redator e Tradutor

Recomendamos para Você: