Tipos de Energia Solar: Entenda de Uma Vez As Diferenças Entre Fotovoltaica e Fototérmica

Tipos de Energia Solar: Diferença entre Fotovoltaica e Fototérmica
Tipos de Energia Solar: Entenda de Uma Vez As Diferenças Entre Fotovoltaica e Fototérmica
4.6 (92.86%) 28 votes

Dentre as possíveis maneiras de se aproveitar a energia da luz do sol, os dois tipos de energia solar mais buscados são: energia térmica e energia fotovoltaica. A primeira é utilizada para aquecimento da água, já a segunda gera energia elétrica que pode ser consumida em casas ou empresas.

Todos os dias, mesmo que não nos demos conta, somos banhados por uma abundante fonte de energia proveniente da luz do sol.

Sabemos que, sem esse astro, a nossa existência na terra não seria possível, pois é dele que vem a nossa energia e calor, permite o crescimento de plantas e alimentos, além de gerar e manter nosso clima e estações.

E, com o avanço científico e a criação de novas tecnologias, já é possível a nós captarmos essa energia proveniente de sua luz e a canalizarmos para uso em nossas atividades diárias.

No entanto, embora a luz seja uma só, ela traz consigo várias formas de utilização e de geração de energia, exigindo para isso o uso de tecnologias distintas.

Formas de Utilização da Energia Solar

O sol é uma fonte de energia renovável, pois se renova constantemente de forma cíclica e, entre essas, é a que apresenta maior disponibilidade e rendimento energético.

Só para termos uma noção, em um ano, a energia solar que chega até nós aqui na terra é muito maior que o nosso consumo elétrico no mesmo período, porém, infelizmente, aproveitamos quase nada desse potencial.

O aproveitamento artificial da energia solar pode ser feito de três modos:

• Arquitetura Bioclimática: construções que utilizam de integração arquitetônica para uso da luz ou calor natural do sol.

• Efeito Fototérmico: captação e transferência do calor proveniente da luz do sol para água e outros fluídos.

• Efeito Fotovoltaico: conversão direta da luz do sol em energia elétrica através do uso de células fotovoltaicas.

Vemos, então, que a energia solar pode ser utilizada para diversos fins, porém, entre eles, aquele que mais cresce em uso hoje no mundo é a geração de energia elétrica pela solar fotovoltaica.

Somos uma sociedade altamente dependente de energia elétrica e, desde o início, sempre apostamos muito nos combustíveis fósseis para gerar essa energia.

Essas fontes, como o petróleo e o carvão, embora de alto rendimento energético, apresentam um alto impacto ao nosso planeta ao emitirem CO2 e, por isso, causadoras do efeito estufa.

Por esse motivo que a procura pelo uso de fontes de energia limpas são uma prioridade hoje no mundo e tem feito da energia solar uma escolha entre os principais países do mundo, além de outras como eólica, biomassa e geotérmica.       

Para os consumidores, a energia solar fotovoltaica, além de sustentabilidade e qualidade de vida, tem permitido a eles gerarem a própria energia que consomem e economizarem com a conta de luz.

No entanto, apesar de ter deixado de ser a energia do futuro e estar se tornando a energia do presente, ainda existem muitos paradigmas e preconceitos em torno da energia solar fotovoltaica.

Algumas das primeiras dúvidas relacionadas aos tipos de energia solar são:

Quais são os tipos de energia solar? Qual a diferença entre energia solar fotovoltaica e aquecimento solar?

A promessa desse artigo é esclarecer de uma vez por todas as diferenças entre os módulos de energia solar fotovoltaica e os coletores solares, para que você não cometa esse erro que muitos cometem.

Para facilitar sua vida, fizemos aqui um resumo das principais diferenças entre os dois tipos de energia solar:

Tipos de Energia Solar: Diferença entre Energia Solar Térmica e Fotovoltaica

 

Energia Solar Térmica 

Tipos de Energia Solar: Aquecedor Solar
Aquecedor Solar com reservatório térmico

Em um sistema de energia solar térmica residencial, chamado no Brasil de Sistema de Aquecimento Solar, as placas solares são do tipo Coletor Solar Térmico, que têm a função de captar a energia térmica da radiação solar e transferi-la para a água, aquecendo-a.

Essa água será guardada em um reservatório térmico, que manterá a sua temperatura até o momento da utilização.

O tamanho do reservatório e a área de coletores solares térmicos (placa solar de aquecimento) necessários para o sistema de aquecimento solar variam de acordo à quantidade de água quente utilizada na residência.

Isso é simples de ser calculado após uma entrevista com os moradores, onde o perfil de consumo será estudado, de acordo aos hábitos de banho, lavagem de utensílios, roupas, etc.

Energia Solar Fotovoltaica

Tipos de Energia Solar: Fotovoltaica
Sistema Fotovoltaica instalado pelo parceiro integrador da Blue Sol, Ricardo Rohsig.

Em um sistema residencial de gerador solar fotovoltaico as placas solares são do tipo módulo fotovoltaico, constituído de células solares fotovoltaicas que transformam a radiação solar em energia elétrica de corrente contínua.

Para o funcionamento de um sistema solar fotovoltaico on-grid (conectado à rede) é necessário a utilização de um inversor  grid-tie (inversor interativo à rede).

O inversor grid-tie é então ligado ao quadro geral da residência, onde ele se encarrega de misturar a energia solar com a energia da rede pública, permitindo utiliza-la em qualquer aparelho ou equipamento elétrico.

Energia Solar Fotovoltaica: Como Funciona

Em um sistema fotovoltaico, durante o dia os módulos fotovoltaicos captam a luz do sol e geram energia. Quanto mais luz, mais geração, por isso que o sistema irá apresentar o pico de geração durante o meio-dia.

A razão disso são que as células fotovoltaicas que compõem os módulos são extremamente dependentes da entrada das partículas de luz (os fótons) em seu interior. Assim, um bom posicionamento dos módulos também é importante. 

A energia gerada é então enviada para o inversor interativo, aparelho que transforma essa energia de corrente contínua para corrente alternada, que é o tipo utilizado em nossas residências ou empresas.

Depois de passar pelo inversor, a energia solar pode ser usada para alimentar qualquer aparelho da casa, como geladeiras, lâmpadas e aparelhos de ar condicionado, por exemplo, gerando economia na conta de luz

Se nem toda energia for consumida, o excedente é lançado na rede elétrica, fazendo com que você ganhe créditos energéticos.

Os inversores também são responsáveis por garantir a segurança do sistema fotovoltaico e gerar dados da geração de energia para o monitoramento do desempenho do sistema.

Quanto melhor a qualidade do equipamento, mais próximo a uma onda senoidal será essa transformação.

Acompanhe, no vídeo abaixo, o caminho percorrido pela energia solar fotovoltaica, da conversão da luz até a geração dos créditos energéticos.

Tipo de instalação: Hidráulica x Elétrica

 

Energia Solar Térmica: Hidráulica

Um Sistema de Aquecimento Solar é, basicamente, uma instalação hidráulica caracterizado pela passagem de água aquecida em tubulações especiais (resistentes ao calor), revestimentos e sistemas de mistura de água quente e fria.

Se a residência não foi construída para receber um Sistema de Aquecimento Solar, serão necessárias obras para a instalação das tubulações e dos misturadores de água. Isso significa, na maioria das vezes, a tão temida “quebradeira” de paredes, teto e piso.

Os coletores solares térmicos (placas solares de aquecimento) são mais pesados, pois trabalham com água em seu interior. O reservatório térmico necessita de grande espaço para sua instalação, e existem modelos que podem ficar externos – acima do telhado da casa – o que costuma não ter um bom aspecto visual.

Alguns modelos de reservatório térmico possuem sistema de aquecimento auxiliar interno, portanto necessitam de ligação elétrica para que esse ‘auxiliar’ funcione.

Energia Solar Fotovoltaica: Elétrica

A instalação de um sistema solar fotovoltaico é somente elétrica (e mecânica, com a fixação das placas solares e do inversor grid-tie). É possível instalar tudo sem “rasgar paredes” para a passagem dos cabos de interligação entre placas solares ao inversor grid-tie, e do inversor e a rede.

Tipos de Energia Solar: Inversor Grid Tie
Energia Fotovoltaica: Inversor Grid-Tie

No sistema solar fotovoltaico residencial interligado à rede (sistema fotovoltaico on-grid) não é necessária a utilização de baterias, e a própria rede é utilizada como bateria, dando estabilidade à utilização de energia na residência. 

O fato de não precisar comprar baterias possibilita uma economia muito grande e os custos de manutenção são baixíssimos, porque não é necessário trocar baterias regularmente. Essas são apenas algumas das inúmeras vantagens dos sistemas fotovoltaicos. 

Painel Solar Fotovoltaico Vs Placa de Aquecimento de Água – A Diferença entre a Energia Solar Fotovoltaica e a Térmica

Em linhas gerais, esses são os principais aspectos para que você entenda de uma vez por todas as diferenças entre os diferentes tipos de energia solar, a energia fototérmica e a fotovoltaica.

Com isso, você será capaz de evitar o erro que [muitos] cometem, que é achar que a energia fotovoltaica é igual à fototérmica, ou então, que a placa fotovoltaica é igual à placa fototérmica. 

Recomendamos para Você: