Marco: Mais de Um Trilhão de Watts de Energia Solar e Eólica Instalados

Marco: Mais de Um Trilhão de Watts de Energia Solar e Eólica Instalados
O que achou?

A empresa de pesquisa Bloomberg NEF informa que a energia eólica e solar atingiu um trilhão de watts de capacidade no primeiro semestre de 2018.

De acordo com a sua pesquisa mais recente, a grande leva de instalações na Ásia, liderada pela China, possibilitou esse marco.

A instalação deste primeiro trilhão de watts supostamente exigiu um investimento de 2,3 trilhões de dólares. 

No entanto, como a tecnologia e os mercados estão amadurecendo e se adaptando, a instalação do segundo trilhão de watts exigirá um investimento de apenas US$ 1,23 trilhão, marcando assim uma grande redução nos custos.

Da mesma forma, o tempo que levou para instalar o primeiro trilhão foi de 40 anos. Mas, com as ambições globais aumentando e diminuindo os preços, permitindo que cada vez mais ativos de energia renovável sejam instalados, os analistas acreditam que o segundo trilhão será comissionado até o final de 2023.

Quando analisamos os dados, fica fácil entender essa projeção, uma vez que 90% desse total instalado foi  feito ao longo dos últimos 10 anos.

A análise afirma ainda que a geração eólica ainda está mantendo sua liderança sobre a energia solar, representando 54% do terawatts instalado. A BloombergNEF, no entanto, diz que a energia solar fotovoltaica pode ultrapassar a energia eólica no início de 2020.

Olhando para os dados fornecidos, a taxa de crescimento da energia solar fotovoltaica em comparação com a energia eólica é imensa. Somente na China, os analistas esperam 1,1 Terawatts de energia solar fotovoltaica instalada até 2050.

“Atingir um terawatts é uma grande conquista para as indústrias eólica e solar, mas, no que nos diz respeito, é apenas o começo”, disse Albert Cheung, chefe de análise da BloombergNEF em Londres. “Vento e energia solar estão vencendo a batalha pela supremacia dos custos, então este marco será apenas o primeiro de muitos.”

Essa projeção vira uma esperança quando estudamos os dados, que mostram que, dos 6,2 terawatts de energia instalados no mundo, 1 é gerado apenas pelas usinas a carvão da China.


Fonte de informação:
PV Magazine – Notícia Completa (em inglês).

Analista de Marketing
Redator e Tradutor

Recomendamos para Você: