Como Abrir Empresa De Energia Solar Com Suporte Em Vendas, Marketing, Engenharia, Logística e Treinamento

abrir empresa de energia solar

Abrir uma empresa de energia solar com todo suporte em vendas, marketing, engenharia e treinamento é possível com o modelo de franquias solares. Com plano de negócio rentável e uma equipe de assessoria disponível para dar todo suporte ao franqueado em todas as etapas da negociação. Explicamos como funciona!

Para os empreendedores interessados em abrir uma empresa de energia solar é fundamental entender a necessidade de ter 4 departamentos dentro da sua empresa muito bem estruturados. 

A energia solar, apesar do seu crescimento acelerado, ainda é inovadora no Brasil e está aos poucos ganhando mais aceitação no mercado.

Entregar excelência na criação de projetos, manter uma estratégia de vendas competitiva no mercado e atrair mais clientes é um desafio que requer foco em vendas, marketing, engenharia e treinamento. 

São 5 pilares fundamentais para quem vai ser um empreendedor solar e vamos explicar por que eles são tão importantes. 

Confira!

 

#1 Abrir empresa de energia solar com suporte em vendas 

 

Vender energia solar envolve toda uma estratégia de integração desde o primeiro contato do cliente até o momento da entrega. 

Além de saber absolutamente tudo sobre energia solar, o seu processo de venda precisa ter uma gestão de todas as oportunidades que aparecem. 

Também é preciso saber precificar e entregar a melhor solução para que o sistema do seu cliente tenha o maior potencial de produção de energia fotovoltaica.

Este é o momento decisivo, é a etapa de mostrar a qualidade e conhecimento técnico especializado para cada necessidade do cliente. 

Dentro deste pilar de vendas tem dois pontos que potencializam a gestão: 

Ferramentas avançadas de vendas

Um dos desafios dos empreendedores solares é converter o lead em cliente. 

Passar pela etapa de atração pode ser até fácil dentro de uma lógica que seu potencial cliente quer muito reduzir sua conta de energia em 95%. 

E quando falamos em concorrência, tudo parece ficar mais desafiador, afinal para um setor tão promissor e com alto crescimento, é natural cada vez mais novos entrantes no mercado. 

O seu ciclo de vendas precisa ser perfeito, ou seja, as etapas de prospecção, qualificação, apresentação da proposta e fechamento do negócio precisam ser bem definidas. 

Para essa finalidade entram as ferramentas poderosas de prospecção, relacionamento e gestão de leads e oportunidades. 

Quer um exemplo? 

Líder de mercado, o Salesforce foi a primeira solução na nuvem para gestão de vendas e hoje conta com mais de 100 mil empresas clientes.

Numa ferramenta de CRM (customer relationship management) dá pra fazer: 

  • Lembretes para tarefas prioritárias;
  • Contatos de follow-up para propostas enviadas;
  • Primeiras abordagens com novos contatos;
  • Registro de reuniões, ligações e e-mails;
  • Anotações, informações importantes e arquivos;
  • Modelos de e-mails;
  • Indicadores de performance de cada vendedor em tempo real.

Gerente de Conta dedicado 

Pra quem optou abrir empresa de energia solar pelo caminho mais rápido e com menos riscos financeiros, já começa com uma vantagem. 

Ao abrir uma franquia de energia solar você vai ter um gerente de conta dedicado e que já carrega toda a experiência e força da marca. 

Este tipo de suporte para quem vai começar no setor é tão essencial quanto conhecer como funciona um sistema solar. 

Nada melhor do que dar o  primeiro passo já contando com o suporte em tempo integral de um profissional dedicado a fazer suas vendas se alavancarem e apoiar você em cada uma delas.

 

#2 Uma empresa de energia solar com estratégia de marketing

 

De acordo com o último Plano de Expansão Energia realizado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Brasil deverá registrar 1,3 milhão de consumidores com auto geração elétrica até 2027

Esse dado reforça o interesse dos brasileiros por gerar a sua própria energia elétrica.

O setor vem crescendo mais de 200% ao ano e a quantidade de novos sistemas instalados e conectados à rede só no primeiro trimestre de 2019 foi de 13.941. 

Nada mais do que 134,97% em relação ao mesmo período de 2018. 

Um dos fatores que contribuem para este crescimento é que os brasileiros estão cada vez mais conscientes dos benefícios e adeptos à geração de energia solar. 

Educar e divulgar a energia fotovoltaica para os brasileiros nos últimos 7 anos foi uma estratégia vencedora. 

Muita gente já sabe a economia, a durabilidade do sistema e o investimento necessário. 

Na sua cidade ou onde você quer abrir seu negócio de energia solar é preciso ter a mesma abordagem. 

Para os que vão começar do zero, ainda é preciso impulsionar e divulgar a sua própria marca e desenvolver toda a estratégia de marketing. 

Inclusive criamos um conteúdo especial só sobre o assunto.

Leia aqui:  Propaganda De Energia Solar: Como Seguir Uma Linha de Divulgação Com 3 Abordagens

E aos que vão investir levando uma marca já conhecida para sua região, então tenha em mente dois pontos que já temos como diferenciais aqui da Blue Sol: 

Geração e repasse de clientes

A marca Blue Sol hoje alcança, em média, 500 mil pessoas semanalmente através de seus websites e mídias sociais. 

Construímos uma verdadeira plataforma de conteúdo, sendo um dos sites mais visitados e relevantes do setor.

Atraímos e repassamos todos os prospectos para os nossos franqueados.

Acervo completo de materiais de marketing

Você vai contar com vários pacotes prontos para a promoção do seu negócio.

Como campanhas de Jornal, Revistas, Flyers, Folders, Outdoors, Eventos, Rádio, e muito mais. 

Todos testados e otimizados para obter os melhores resultados.

Inclusive, já estamos no Youtube desde 2014 criando conteúdo e divulgando a energia solar no Brasil.

Você também pode conferir a história de vida e trajetória de nossos franqueados e como foi o faturamento deles no primeiro ano de Blue Sol: canal da Blue Sol no Youtube.

 

#3 Suporte técnico em engenharia solar

 

Pra começar, se você não é engenheiro, vai precisar contratar um responsável pelo projeto elétrico e assinatura da ART. 

Uma equipe técnica especializada e preparada para dar suporte ao pré e ao pós-venda pode ser um dos grandes diferenciais de uma nova empresa de energia solar. 

Falhas básicas como o dimensionamento do sistema solar podem comprometer a credibilidade de todo seu esforço como empreendedor solar. 

Outros conhecimentos técnicos fazem muita diferença no fechamento da venda.

Seu cliente pode fechar a venda porque você mostrou a melhor solução pautada em dados técnicos como sombreamento, inclinação do telhado, orientação geográfica, composição elétrica e o tipo de módulo. 

Pra ter tudo isso já a sua disposição na abertura da sua empresa de energia solar, uma das estratégias é contar com uma marca já estabelecida no mercado. 

É o caminho mais lucrativo para ter apoio direto de uma equipe de engenharia mais preparada. 

Outro diferencial de todo processo de instalação é a  integração e acompanhamento através de um sistema ou seja, uma ferramenta em que o empresário solar possa acompanhar as etapas do projeto e documentação de acesso.

Com essa integração você mantém seu cliente bem informado sobre todas as etapa do projeto. 

 

#4 Suporte em todo processo de logística

 

Muito mais do que um suporte em logística. Quando você opta pelo modelo de franquias, a franqueadora realiza todo o trâmite de transporte de equipamentos e cargas do começo ao fim do processo de venda.

Ou seja, para sua empresa de energia solar manter o foco em vendas e atendimento ao novos clientes, não será necessário que você se preocupe com estoque e logística dos negócios já vendidos. 

Este processo consiste em você realizar a venda, o projeto passa pelo setor de engenharia, vai para o departamento de compra da franqueadora e de lá para a logística programar o despacho e o contrato com a transportadora.  

O recebimento será no cliente final, exatamente no local de instalação. 

Sendo um franqueado Blue Sol, o seu papel será o apoio no recebimento e sem necessidade de ter e manter um estoque dentro da sua unidade.  

 

#5 Treinamento para toda equipe da sua empresa de energia solar 

 

É importante que seus funcionários saibam exatamente como funciona um sistema solar instalado em uma residência, por exemplo. 

Aqui tem um vídeo rápido sobre como funciona a captação de energia solar para transformar em eletricidade  👇

Sempre reforçamos que ter interesse por inovação, tecnologia e querer entender tudo sobre energia solar já é o grande passo para iniciar no setor. 

Para abrir sua própria empresa do zero, a sua equipe também vai precisar compactuar com seu propósito e, especialmente, conhecer a fundo como funciona a energia solar. 

Você pode iniciar fornecendo materiais gratuitos disponíveis online, como estes aqui que a Blue Sol disponibiliza gratuitamente

Já no modelo de franquias, a marca já possui treinamentos online e presenciais para o franqueado e toda equipe , além de uma ampla assessoria necessária.

Na Blue Sol, os franqueados ainda contam com dois diferenciais: 

Capacitação completa, on-line e presencial 

Com um histórico de mais de 16.000 alunos preparados e capacitados para atuar no setor solar.

Desenvolvemos a melhor plataforma de ensino disponível, com muitas horas de aula e todo o suporte de nossa equipe de tutores reconhecidos nacionalmente.

Consultoria operacional de campo

Para cada projeto existe uma necessidade diferente. 

E, se for o caso, poderemos acompanhar cada negócio realizado por você com uma consultoria de campo pronta para guiar seus instaladores e toda sua equipe.

Estes foram os 4 pilares estratégicos para ingressar no setor e começar a vender sistemas solares.

A marca Blue Sol é pioneira e possui todo o suporte que um empreendedor solar precisa, além de usar as principais ferramentas de captação de leads e gestão de vendas, com RD Station e Salesforce.

Converse com a gente e saiba como levar a melhor empresa de energia solar do Brasil para a sua cidade!

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