Todos dias, a equipe comercial da Blue Sol atende dezenas de solicitações de consumidores interessados no uso da energia solar fotovoltaica.
São pessoas das mais variadas regiões do Brasil que ligam, mandam WhatsApp ou e-mail sempre com a mesma vontade: economizar na conta de luz através de um sistema fotovoltaico.
No entanto, muitos ainda desconhecem os principais conceitos da tecnologia fotovoltaica e/ou as regras para a geração distribuída no Brasil estabelecidas pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
Assim, a nossa equipe de vendas é frequentemente confrontada com as mesmas dúvidas e informações que rondam o conhecimento popular acerca dessa tecnologia em expansão em nosso país.
Além, claro, das perguntas diretamente relacionadas as condições comerciais da Blue Sol, como quanto custa um sistema.
Aliás, isso você já pode conhecer agora mesmo através do nosso simulador solar clicando nesse botão aqui 👇
Para ajudar você no seu processo de aquisição da tecnologia, pedimos a nossa equipe que compilassem as principais dúvidas que chegam até nós.
O resultado você confere abaixo, com as respostas definitivas para essas 7 principais perguntas sobre o uso da energia solar:
#1 Com o sistema instalado, a minha distribuidora de energia irá me pagar pela geração?
Não exatamente, o que acontecerá é que toda energia excedente gerada por você, ou seja, gerada e não consumida na hora, é emprestada a distribuidora, que te recompensa na forma de créditos de energia.
Com esses créditos, você abate a energia consumida da rede à noite e só paga a diferença, quando houver.
Caso os créditos gerados no mês sejam superiores ao que foi consumido da rede, o saldo restante fica válido para uso por ainda 60 meses!
Os créditos são gerados e descontados de forma diretamente proporcional.
Ou seja, cada quilowatt-hora (kWh) de energia injetada na rede pelo seu sistema gera 1 crédito, utilizado para abater a mesma quantidade de energia consumida da rede.
#2 Certo, mas e se faltar luz, eu continuarei com energia?
Não. A tecnologia de baterias e nobreaks ainda não possui escala comercial no Brasil e, como o sistema é conectado à rede da distribuidora, caso haja uma queda de energia, você também fica sem ela.
Isso ocorre porque, como já falado, os sistemas trabalham em paralelo à rede elétrica pública.
Quando algum problema ou acidente interrompe o fornecimento da rede, os técnicos da distribuidora são logo chamados para reparar o ponto da rede com problema.
Portanto, nesses momentos o inversor interativo do sistema fotovoltaico, responsável por realizar a troca da energia sistema/rede, é automaticamente desligado.
Assim, evita-se que a energia gerada pelo sistema vá para a rede e ponha em risco a vida dos técnicos.
A tecnologia das baterias solares residenciais é prevista para chegar no Brasil nos próximos anos, visto que somente agora está começando a se difundir em mercados mais evoluídos.
#3 É a mesma tecnologia de aquecer a água da piscina?
Não, os sistemas de aquecimento solar, já bem difundidos no mercado nacional, aquecem a água de piscinas e torneiras por meio do calor gerado pelo sol.
Já no uso da energia solar fotovoltaica, tecnologia com que trabalhamos, a luz do sol que atinge o painel é convertida diretamente em energia elétrica através de suas células solares.
Portanto, para que o sistema gere o máximo possível de energia, precisamos de bastante horas de sol disponível no local.
Confira o funcionamento de um sistema fotovoltaico na rápida animação abaixo:
#4 Mas o projeto precisa ser aprovado pela minha distribuidora? E se ela rejeitar, eu perco meu sistema e meu dinheiro?
Primeiro é preciso lembrar que as distribuidoras são obrigadas pelas normas da Resolução Normativa Nº482 a aceitar a conexão dos sistemas geradores em sua rede, desde que esses estejam de acordo com as especificações técnicas exigidas.
Por isso, todos projetos realizados pela Blue Sol passarão por uma visita técnica antes do fechamento do negócio, na qual indicaremos todos os pontos de adaptação que serão necessários para a aprovação do projeto.
Hoje, a Blue Sol conta com um portfólio de mais de 3.000 sistemas comercializados e todos correram normalmente após as adaptações previstas, quando necessárias.
#5 Posso pagar o sistema com uma parcela do mesmo valor que eu pago hoje a minha conta de luz?
É possível! Porém, tudo depende de quanto será o valor de entrada.
Para poder ter parcelas equivalentes ao que você paga hoje de conta de luz, é preciso dar uma entrada maior em relação ao projeto para podermos diluir os valores da parcela.
Os financiamentos de sistema solar que fazemos direto pela Blue Sol, mediante análise simples de crédito, funcionam de forma muito parecida com os financiamentos de automóveis que temos hoje em dia.
Mas com a vantagem que no financiamento solar não há a necessidade de ter um fiador, pois a garantia é o próprio sistema!
#6 O que terei de pagar além do que está na proposta da Blue Sol?
Nada mais além do projeto! Porém, em imóveis mais antigos, talvez seja necessário readequar o padrão elétrico da casa ou, ainda, sistemas instalados em solo, quando não há espaço no telhado ou este não suporte o sistema, precisariam de obras civis com custos à parte.
As propostas Blue Sol já contemplam o preço de todos os equipamentos necessários para instalação do sistema e seu frete até o local de instalação.
Além do serviço de projetos, toda a burocracia envolvendo sua legalização junto á distribuidora e o serviço de instalação do seu sistema até sua ligação.
Quer saber o valor do seu sistema para uso da energia solar?
Clique no botão abaixo e acesse nosso simulador solar exclusivo, que mostra na hora a estimativa de custo, tamanho e economia gerada pelo seu sistema:
#7 Quais as formas de pagamento que a Blue Sol trabalha?
Hoje, trabalhamos com parcelamento próprio e, para alguns casos, com a linha especial de 10x sem juros.
Também trabalhamos com linhas de financiamento de energia solar das mais diversas instituições financeiras.
Para mais detalhes, acesse o site da Blue Sol => https://bluesol.com.br/