Aumento da Bandeira Tarifária no Brasil em 2021

Aumento da Bandeira Tarifária no Brasil em 2021

Com a pandemia em 2020, geraram-se inúmeros impactos negativos na economia brasileira. Sendo assim, uma das medidas tomadas pelo governo, para amenizar tais impactos, foi de suspender durante 6 meses a bandeira tarifária nas contas de luz dos brasileiros. 

Esta suspensão da bandeira de certa forma, colaborou realmente para o bolso dos cidadãos. Porém não ficaram totalmente isentos destas tarifas para sempre.

Durante os 6 meses de suspensão da bandeira tarifária, gerou-se um déficit R$ 3,3 bilhões para as empresas de energia, valor que será cobrado nas contas de luz dos brasileiros neste ano de 2021, gerando assim um aumento de 13% nas tarifas.

E com a bandeira amarela já no mês de Fevereiro deste ano, a população pode se assustar com o valor das contas de luz que virão nos próximos meses, que serão ainda mais caras. 

Porém, ainda com tudo isso, há uma parcela da população que estará isenta dessas taxas altíssimas em 2021, que são os consumidores de energia solar.

A energia solar, fonte renovável, resumidamente, gera créditos energéticos para tais consumidores. Sendo assim, um custo-benefício absurdamente melhor comparado às outras fontes de energia, sem contar também o fato de a fonte ser uma alternativa 100% sustentável.

Os consumidores da Energia Solar, além desse bônus, são isentos das taxas da bandeira, porém não ainda das taxas de iluminação pública, das redes elétricas, entre outras.  

Pode-se dizer que é, então, que tal fonte de energia é uma ótima alternativa para o brasileiro que quer se livrar do aumento das taxas, não só durante esse ano, pelo efeito da pandemia, mas sim para todo o restante do seu consumo de energia durante os próximos anos.

fonte: G1