Calculadora Solar e o Passo a Passo Para Saber sua Economia com Energia Solar

calculadora solar é uma ferramenta on-line que permite a qualquer pessoa simular os benefícios provenientes do uso da energia solar, tanto os econômicos quanto os sustentáveis, além de mostrar a estimativa do custo e tamanho do sistema, e o tempo de retorno em seu investimento (payback).

A Blue Sol desenvolveu a sua calculadora solar para ajudar os consumidores da fotovoltaica, que muitas vezes não conhecem todos os seus benefícios, a simular os ganhos que eles poderão obter ao instalar um sistema em sua casa, empresa ou propriedade rural.

A calculadora solar é uma ferramenta web exclusiva da Blue Sol que informa ao usuário os valores aproximados do sistema solar necessário para suprir o seu consumo elétrico, tomando como base os valores da sua conta de luz.

Você pode conferir agora mesmo clicando neste botão 👇

Clique aqui e simule quanto custa instalar energia solar e gerar sua energia

 

Abaixo, mostramos o passo a passo de como utilizar a calculadora solar e a descrição de cada um dos benefícios apresentados:

#1 Simulando a sua Economia

Após clicar no link para direcionamento à página da calculadora solar, você irá se deparar com a seguinte tela inicial:

Estas são as informações necessárias e de preenchimento obrigatório para que a calculadora solar possa realizar a estimativa do dimensionamento e rendimento do seu sistema fotovoltaico conectado à rede (On-Grid).

O estado e a cidade são os dados de localização necessários para que a ferramenta selecione a métrica anual de irradiação solar na sua região, o que está diretamente relacionado à geração do sistema e seu dimensionamento.

A escolha do interesse, que varia entre residencial, comercial e agro, é solicitado para que a ferramenta identifique o porte do sistema que será necessário.

Também é solicitado o nome da distribuidora de energia que atende o seu imóvel para que a calculadora selecione a sua tarifa de energia atual.

O valor da tarifa é essencial para que os resultados da sua simulação sejam os mais próximos do real, já que ela está diretamente relacionada aos ganhos com o sistema.

E, por último, é solicitado o seu consumo mensal de energia, o qual você irá deixar de pagar uma vez que optar pela energia solar.

Com base nessa demanda energética do imóvel, a calculadora irá dimensionar a estimativa do tamanho do sistema que você precisa.

Note que o consumo mínimo é a partir de R$250,00. A razão para isso é que o menor sistema comercializado pela Blue Sol é composto de equipamentos que geram essa economia mensal.

Além disso, os sistemas dimensionados para valores mensais menores que esse acabam não sendo tão vantajosos do ponto de vista financeiro, uma vez que, como a taxa mínima da distribuidora continua sendo paga, a economia gerada pelo sistema não surte tanto efeito na conta de luz.

Após inseridas as informações, você é apresentado a três formas de realizar a sua simulação: e-mail, Facebook e Google.

Basta selecionar a forma desejada e depois clicar em “simular”.

#2 Resultados da Calculadora Solar

Muito rapidamente, a calculadora solar irá buscar no banco de dados do nosso sistema, que compila o já mencionado índice de irradiação solar local, valores médios de tarifa energética e demais métricas de custos dos equipamentos, para gerar as seguintes telas de resultado abaixo:

Os primeiros resultados apresentados são aqueles mais desejados pelo consumidor: os financeiros.

A calculadora solar informa a estimativa do custo do sistema, incluindo tanto equipamentos quanto custo de instalação, e que ficará em algum lugar entre os extremos, dependo da forma de pagamento escolhida, à vista ou financiamento.

A economia mensal estimada é aquela que será gerada na sua conta de luz após a conexão do seu sistema à rede da distribuidora, já que você passa a produzir a sua própria energia em seu telhado.

O payback, ou Retorno do Investimento em Energia Solar, é o prazo estimado para amortização do seu investimento no sistema.

Embora seja um retorno de médio prazo, vale lembrar que a vida útil do sistema é bem superior, de no mínimo 25 anos.

Junto com os resultados financeiros também são apresentados os ganhos que você obtém em sustentabilidade com um sistema de energia solar.

Por gerar energia de forma 100% limpa, você contribui diretamente para a redução dos gases de efeito estufa produzidos pelo setor elétrico brasileiro.

Além da sua redução de CO², a calculadora solar também te mostra a quantidade equivalente em árvores plantada e em km rodados por um carro elétrico.

É válido lembrar que, por apresentar ganhos ao meio ambiente, o uso dessa energia limpa ainda pode lhe trazer outros benefícios, como o incentivo do IPTU Verde oferecido em algumas cidades.

Os segundos resultados apresentados pela calculadora solar são os inúmeros benefícios que você obtém com o seu sistema.

Entre eles está a valorização imediata do seu imóvel, como foi comprovado por uma pesquisa realizada no mercado imobiliária americano.

Outra grande vantagem da energia solar é a proteção que ela traz a sua conta de luz contra novos aumentos no preço da energia e bandeiras tarifárias.

Melhor que isso só a longa durabilidade do painel solar, que permite a você obter o retorno da tecnologia por pelo menos 25 anos.

Nessa mesma tela você ainda pode conhecer a economia anual estimada que irá obter com o seu sistema e sua produção mensal em quilowatt-hora (kWh).

A potência pico do sistema (kWp) é aquela produção máxima a ser obtida por ele nos melhores momentos de geração, ou seja, quando a luz do sol e demais condições climáticas estejam mais favoráveis.

A calculadora solar ainda apresenta mais dois resultados que comprovam a vantagem na instalação da tecnologia.

O primeiro é a comparação entre o investimento no sistema fotovoltaico em relação a outras aplicações financeiras, como a Selic e Poupança.

No gráfico, é possível ver que o retorno do investimento em energia solar ao longos dos anos é bem superior a qualquer outro.

O segundo gráfico comprova um dos maiores benefícios que se adquire junto ao sistema: a tranquilidade e segurança financeira no gasto com energia elétrica.

Isso porque, ao instalar o sistema, você passa a gerar a sua energia e fica livre dos reajustes tarifários da sua distribuidora.

Da mesma forma acontece com as bandeiras tarifárias, que deixam de impactar o valor mensal da sua conta.

Ou seja, com um sistema fotovoltaico você pode gerar toda a energia que consome pela luz do sol, gratuita, e fica livre dos aumentos causados pelas constantes inflações energéticas no Brasil.

Conheça o Seu Solar 

Agora que você já conhece todo o passo a passo da nossa calculadora solar, chegou a hora de você também simular a economia e independência energética que o seu sistema fotovoltaico pode lhe proporcionar.

Clique no botão abaixo e conheça as vantagens e benefícios da energia solar:

simulador solar