Células Solares Irão Alimentar Novos Carros Elétricos da Audi

Células Solares Irão Alimentar Novos Carros Elétricos da Audi
3 (60%) 2 votes

Depois da sensação causada com o lançamento do primeiro carro elétrico da Tesla, e o sucesso alcançado com o seu modelo mais recente, o Model 3, várias montadoras começaram a migrar para essa tendência automobilística e, agora, foi a vez da Audi anunciar os seus modelos, e com foco na energia solar.

A montadora anunciou, no mês passado, que está unindo forças com a empresa Hanergy Thin Film Power, fabricante chinesa de painéis fotovoltaicos de filme fino, para incluir esse tipo de tecnologia nos tetos panorâmicos de vidro de seus futuros veículos elétricos.

Através da sua unidade voltada a fabricação das células solares, a Alta Devices, a empresa chinesa está trabalhando para integrar e adaptar essa tecnologia de geração aos sistemas elétricos dos veículos.

Inicialmente, essa energia será usada para alimentar os sistemas elétricos de apoio dos veículos, como ar-condicionado, aquecimento dos bancos e outros componentes, e poderá ser aplicada em até mesmo veículos híbridos, aumentando a sua autonomia.

Porém, a própria montadora afirmou que, com o avanço dessa tecnologia, no futuro essas células poderão produzir energia suficiente para alimentar as próprias baterias dos veículos elétricos

Segundo o anúncio feito por Bernd Martens, membro do Conselho de Administração para aquisições da Audi, o foco é o aumento da autonomia dos seus carros elétricos, porém ser abrir mão da natureza sustentável desses veículos. 

Os planos da montadora são para três desses veículos elétricos até o ano de 2020, com um terço de sua frota transicionando para esse segmento até 2025. O primeiro protótipo elétrico deverá estar pronto para exibição até o final do ano.

Entretanto, embora de forma mais ampla, a Audi não foi a primeira montadora que apostou na energia solar para alimentar seus veículos elétricos. A Nissan recentemente usou células fotovoltaicas para alimentar sistemas auxiliares do seu carro elétrico, o Leaf.

Já a Toyota revestiu o teto do seu modelo movido a energia, o Prius Prime, com células solares para alimentar o pack de baterias para propulsão, porém essa aplicação ficou restrita a apenas alguns mercados.

Contudo, de forma pioneira ou não, esse passo dado pela Audi, montadora de grande peso, só prova que a utilização da energia solar em veículos elétricos é uma tendência nesse mercado.

 

Fonte de informação:    G1 – Site     Observador – Site

Recomendamos para Você:

Analista de Marketing
Redator e Tradutor