Cemig Irá Promover Segundo Leilão Próprio Para Contratação de Energia Solar e Eólica

Cemig Irá Promover Segundo Leilão Próprio Para Contratação de Energia Solar e Eólica
4.5 (90%) 2 votes

Após comprar 431,4 megawatts de energia de projetos solares e eólicos em junho deste ano, a companhia de energia de Minas Gerais (CEMIG), agora agenda um segundo leilão de energia eólica e solar para setembro.

Assim como no primeiro certame, os projetos vencedores desse segundo leilão contarão com contratos de duração variando de 10 a 20 anos, com o início da entrega de energia para janeiro de 2022.

A empresa também visa com esse novo certame reparar a quantidade de energia que perdeu junto as concessões de uso de quatro usinas hidrelétricas.

Foram elas a de São Simão (1,7 GW), Miranda (404 MW), Jaguara ( 424 MW) e Volta Grande (380), anteriormente administrados pela CEMIG e que, desde setembro de 2017, tiveram suas concessões passadas para grandes empresas como a Enel (Italiana), Engie (Francesa), e a State Power Investment Corporation (Chinesa).

Esse modelo de certame privado deu certo e a Cemig conseguiu no primeiro leilão atrair 200 projetos selecionados, que somavam mais de 5 gigawatts de potência.

O certame surpreendeu até mesmo o setor, oferecendo contratos de longo prazo de compra de energia renovável em características semelhantes aos dos leilões de Nova Energia realizados pelo governo federal. 

Segundo informações do site da estatal mineira, o segundo leilão da Cemig será realizado em 20 de setembro, embora o montante de energia a ser adquirido não tenha sido informado.

Para este novo certame, a Cemig irá exigir que os projetos seja habilitados tecnicamente pela estatal Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Além disso, existem exigências mínimas, como ser um gerador com ao menos 1 gigawatt em capacidade instalada ou um agente com capital social mínimo de 500 milhões de reais.

Essa energia será vendida pela Cemig dentro de mercado livre de energia, no qual geradores e comercializadoras de energia negociam contratos entre si ou diretamente com grandes clientes, como indústrias e shoppings centers.

A CEMIG fornece energia para 22 estados brasileiros e para o Chile. O estado de Minas Gerais tem uma participação de mais de 50% na empresa.

Recomendamos para Você:

Analista de Marketing
Redator e Tradutor