Sua Conta de Luz Está Mais Cara? Conheça os 2 Principais Motivos e as 2 Soluções Que Você Pode Aplicar Agora Para a Sua Casa ou Empresa

conta de luz mais cara
Sua Conta de Luz Está Mais Cara? Conheça os 2 Principais Motivos e as 2 Soluções Que Você Pode Aplicar Agora Para a Sua Casa ou Empresa
O que achou?

A conta de luz mais cara a cada mês não é mais novidade, mesmo para quem faz de tudo para economizar. Conheça os motivos porque está difícil economizar no valor da conta de energia e conheça as soluções que muita gente já está praticando.

Apagar as luzes, trocar as lâmpadas, não deixar os eletrônicos conectados à tomada, não deixar a televisão ligada sem uso… tudo isso você já fez, não é mesmo?

E, mesmo assim, a conta de luz mais cara ainda persiste todo final de mês.

Claro que mudar hábitos tem impacto no consumo de energia da sua casa, mas o encarecimento está indo além do que o consumidor pode controlar.

Oscilação de tarifas, secas e impostos estão sendo os principais responsáveis pelo aumento constante do preço de energia elétrica nos últimos 10 anos.

Neste artigo vamos te mostrar os vilões da sua conta de energia e como você pode fazer para baixar, definitivamente, o valor da sua conta de luz.

Energia Elétrica Mais Cara Há Mais de 20 anos!

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) é a responsável por cobrir os custos operacionais das empresas que prestam serviço de distribuição de energia.

A tarifa de energia que você paga mensalmente é calculada levando em conta os custos das empresas para produzir energia na usinas elétricas, sua emissão até os grandes centros urbanos e a sua distribuição para as unidades consumidoras, além dos encargos setoriais.

E tem mais! Nesta conta ainda são cobrados os impostos federais (PIS/Cofins), Estaduais (ICMS) e os municipais, como a contribuição para iluminação pública.

Já para você saber, os reajustes que foram feitos na tarifa média residencial, segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Ilumina, foram 50% maiores do que o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre anos de 1995 e 2017.

Sem contar o impacto ainda maior para os empreendedores com pequenas indústrias, para eles, o reajuste ficou 130% acima da inflação.

Roberto D’Araújo, diretor do Ilumina explica que “a quantidade de encargos é enorme e isso tem reflexo no alto custo da energia em todo Brasil”.

E se ela só aumenta nos últimos 20 anos, qual é a tendência para os próximos 20 anos?

O Que Esperar do Preço da Conta de Luz?

Como você já deve ter percebido, consumir energia elétrica está ficando cada vez mais caro.

E, infelizmente, essa é uma tendência que irá se manter pelos próximos anos, devido a dois fatores distintos, mas que juntos inflam ano após ano o preço da sua conta de luz. Sabe quais são? 

#1 Conta de Luz Mais Cara em Todo Brasil – Ajustes Tarifários

Em 2018, a Aneel aprovou o aumento médio entre 10% a 30% nas tarifas de energia elétrica em vários Estados!

O que poderia ser uma redução de custos de 10% a 30% com atitudes mais ecológicas e econômicas vai, novamente, ser compensado pelo aumento da tarifa.

Quer saber se você faz parte dos consumidores que terão a conta mais alta ainda?

Os estados com o reajuste da tarifa de energia aprovado pela Aneel em 2018 foram:

Energia Elétrica Mais Cara no Paraná

A concessionária Força e Luz Coronel (Forcel) do Paraná passará a cobrar dos moradores o aumento de 20,64% para baixa tensão e 43,78% para alta tensão.

Segundo a Aneel, o aumento foi necessário porque em 2017 e 2018 a concessionária precisou arcar com os custos relativos ao rateio das cotas de Itaipu e ao risco hidrológico.

Energia Elétrica Mais Cara em São Paulo

A concessionária Elektro atende 2,6 milhões de unidades consumidoras localizadas em 223 municípios de São Paulo e cinco de Mato Grosso do Sul.

Para o impacto na economia das famílias, a tarifa foi ajustada em 23,20% para baixa tensão e 26,75% para a alta tensão.

Energia Elétrica Mais Cara no Maranhão

Para os consumidores de energia elétrica maranhenses o reajuste médio residencial foi de 16,67% cobrados pela Companhia Energética do Maranhão (Cemar).

Para baixa tensão, o reajuste médio será de 16,77% e, para a alta tensão, de 17,86%.

Energia Elétrica Mais Cara na Paraíba

Já para os paraibanos, suas casas tiveram custo com energia com aumento de 15,41% da tarifa para baixa tensão e 16,75% para baixa tensão.

A Aneel justificou os ajustes que serão cobrados pela Energisa Paraíba Distribuidora de Energia (EPB) segundo fatores relacionados ao risco hidrológico e a aquisição de energia.

E não parou por aí!

Em fevereiro de 2019 já foi aprovado o reajuste médio 4,36% da tarifa que serão cobrados pela concessionária Energisa Borborema.

Terão o impacto da tarifa os municípios de Campina Grande, Queimadas, Fagundes, Boa Vista, Massaranduba e Lagoa Seca.

Energia Elétrica Mais Cara em Santa Catarina

A Cooperativa Aliança (Cooperaliança) atende 37,4 mil unidades consumidoras nos municípios de Içara, Jaguaruna, Araranguá e Sangão de Santa Catarina.

12,47% foram reajustados para os consumidores residenciais!

O ajuste foi justificado com fatores ligados à prestação do serviço como aquisição de energia, transmissão de energia e pagamento de encargos setoriais.

Energia elétrica mais cara em Rondônia

No final do ano de 2018 foi aprovado o ajustes médio de 25,64% na tarifa de energia do Estado.

A Energisa explicou em reunião aberta à imprensa que esse é o primeiro ajuste após a concessionária assumir o controle da Eletrobras, distribuição Rondônia.

Já deu pra perceber que atualmente o grande problema da conta de energia cara de forma generalizada no país está muito além do seu consumo residencial consciente?

E pra fechar as razões que te fazem sempre pagar pela escassez e pela falta de gestão sustentável dos recursos naturais, as conhecidas hidrelétricas.

#2 Hidrelétricas: Uma Fonte Escassa

Quem é que nunca ouviu falar da “queda dos níveis dos reservatórios”?

O Brasil é um país privilegiado em recurso natural como água, sol e vento…todas essas fontes são capazes de produzir energia elétrica.

Mas a realidade ainda está longe de ser mais ecológica, pois a fonte mais explorada no Brasil são as hidrelétricas.

Quando há previsão de pouca chuva somado ao aumento do consumo devido ao calor, os reservatórios já entram em estado de alerta, a bandeira tarifária sobe para a mais cara e uma das ações governamentais é utilizar as termo hidrelétricas.

E não é atoa que essa medida já foi adotada várias vezes. A mais recente foi em fevereiro de 2019 como uma tentativa de lidar com a seca e os recordes de consumo de energia registrados no período.

E o que as térmicas representam? Mais custos.

A geração de energia elétrica por usinas térmicas é mais cara e quem acaba pagando o custo adicional é sempre o consumidor com a variação tarifária.

O ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) marcou já no início de 2019 recordes de consumo todos durante a tarde, quando a temperatura está realmente mais alta.

O último que o ONS registrou foi do dia 30 de janeiro que bateu mais de 90 mil MW.

Imagine este cenário permanente para os próximos anos na sua conta, no meio ambiente e na gestão dos recursos naturais.

Quer entender mais sobre o aumento das tarifas e como o resultado afeta diretamente o seu bolso?

Aqui neste artigo explicamos com todos os detalhes: O Porquê do Aumento da Energia Elétrica em 4 Tópicos

Neste ponto você deve estar se perguntando: mas o que posso fazer para economizar na conta de luz?

Te mostramos as 2 alternativas:

Conta de Luz Mais Cara: Uma Solução Admirável

Não podemos negar que apresentar uma solução pautada na mudança de hábitos é sim uma solução admirável.

E claro, existem soluções perfeitas para residências mais econômicas quando o assunto é consumo de energia, assim como algumas atitudes são ideais para empresas.

Separamos cada um delas pra você!

Para Residências

Essa dica é pra quem passa despercebido pela luz acesa durante o dia, que deixa a TV ligada sem assistir nada, sai de casa e deixa o ar ou o ventilador ligado.

Se identificou? Então, antes de mais nada, mudança de hábito!

Atitudes simples que podem reduzir o seu consumo de energia dentro de casa:

  • Substituir lâmpadas incandescentes por LED;
  • Não deixar os aparelhos conectados à tomada sem uso;
  • Use geladeiras com consumo inteligente de energia, com borracha de vedação em bom estado e não abra a porta constantemente sem necessidade;
  • Use de forma consciente o ar condicionado: mantenha o ambiente fechado e coloque sempre em uma temperatura média que não exija tanto do equipamento;
  • Tome seu banho, mas não demore demais;
  • Não deixe o celular carregando além do necessário e nem o carregador sempre conectado a tomada;
  • Não deixe o computador ligado o tempo todo, programe o modo economia de energia do monitor e sempre deixe impressoras e caixas de som desligados quando não forem usados;

Pode até não representar um grande percentual de economia na sua conta de luz no final do mês, mas você consegue reduzir o consumo, além de ter práticas mais alinhadas com a necessidade de preservação e cuidado dos recursos do nosso país.

Nossa proposta neste caso é a conscientização e, de quebra, quem sabe, um saldo mais positivo no seu bolso.

Iniciativas mais sustentáveis e econômicas começam assim!

Para Empresas

Quando o assunto é redução de custo para o meio empresarial, o planejamento de corte de gasto tem sempre no topo da lista a redução do consumo de energia.

Seja para reduzir custos de produção ou de serviços, a energia elétrica é um dos desafios mais difíceis de se serem vencidos, pois dependem de iniciativas da organização, dos colaboradores e também dos incentivos governamentais. Ou seja, não é nada fácil.

A conta de luz mais cara todo mês é sempre a expectativa do empresário, principalmente quando acompanhada do aumento na produção ou da prestação de serviço.

Como tentar ter uma conta mais justa e equilibrada? Algumas dicas servem:

  • Priorize equipamentos com consumo de energia A – Selo Procel;
  • Campanhas de conscientização dos colaboradores;
  • Use Lâmpadas de LED;
  • Ar condicionado com o ambiente sempre fechado e com manutenções semestrais;
  • Aproveite ao máximo a iluminação natural;
  • Planejar a ventilação natural de forma mais ampla e inteligente (janelas e portas);
  • Sensores de presença para acender as luzes;
  • Sempre faça manutenção dos equipamentos para evitar sobrecarga de energia;

Digamos soluções admiráveis por que podem reduzir o consumo, mas se a sua atividade requer uso constante e dependente de energia elétrica, então a medida precisa ser melhor pensada.

A solução perfeita para empresas sempre será a alternativa que só tem ganhado mais adeptos satisfeitos e mais rentáveis: a geração de energia fotovoltaica.

Vou trazer seu funcionamento, exemplos de economia e ainda provar a redução com um simulador de graça, quer ver?

Conta de luz mais cara: Uma solução imbatível

E o que podemos trazer de solução já não é muita novidade para vários empreendedores e, ainda bem, vem despertando os moradores para economia real na conta de energia que só aumentava.

A energia solar é imbatível para acabar com a conta de luz cara, proporcionando até 95% de redução!

Pode acreditar, não é atoa que só tem aumentado a procura e a instalação de kits de energia solar.

Quer ver uma demonstração de como funciona o processo de captação de energia fotovoltaica?

Olha só nesse vídeo rápido e simples:

Aqui também deixei um passo a passo bem detalhado:

  1. Primeiro, as placas solares são instaladas em seu telhado. Também conhecidas como módulos fotovoltaicos, toda a energia captada pela incidência do sol é então enviada para um conversor fotovoltaico;
  2. Depois, o conversor transforma toda a energia solar em energia elétrica para consumo da sua casa ou negócio. E caso você não use enquanto a energia está sendo gerada, automaticamente ela vai para o quadro de força que a companhia de energia elétrica da sua cidade já instalou;
  3. Então, essa transição para o quadro de eletricidade deixa a energia disponível para ser usada sempre que precisar, principalmente a noite quando não tem mais energia vinda do sol;

Com toda a instalação mecânica e elétrica do sistema terminada, que normalmente leva entre 3 a 4 dias, a distribuidora realizará a vistoria e se estiver tudo de acordo com o projeto que foi apresentado, então ela faz a conexão do sistema e a troca do relógio pelo modelo bidirecional.

Sabe aquela pergunta boba, tipo, será que meu telhado dá pra por sistema de energia solar? Aqui estão todas as respostas neste artigo especial para aquelas perguntas que você sempre teve curiosidade em fazer: 8 perguntas a se fazer antes de  instalar sistema solar

Uma Residência Com Conta de Luz Mais Barata Todo Mês

Quer se inspirar? Um dos vários casos de sucesso usando energia solar é do Jairo Justino, ele e sua esposa chegavam a pagar até R$300,00 de conta de luz e passaram por várias estratégias para tentar reduzir o valor da conta.

“Havia uma expectativa quando a primeira conta chegou em relação a queda, saí enviando fotos pra vários amigos dizendo a energia limpa chegou a minha casa

Olha na íntegra:

“De uma conta de quase R$1000,00 para uma conta de luz de R$80,00”

Essa é a história de uma residência transformada em pousada, lá em Olinda.

Olha que incrível o antes e depois da conta de energia da Dona Leia:

Conta de luz Mais Barata de Verdade Para Empresas

Ademar Menezes é de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Ele tem uma farmácia de manipulação e uma pequena indústria de chás e temperos.

“A conta na farmácia que era R$2500,00, esse mês paguei R$500,00. Uma economia absurda”

Olha como a Blue Sol resolveu o problema dele em menos de 3 visitas para o projeto:

Quer ver mais exemplos de pequenas, médias e grandes empresas tomando outros rumos de economia e sustentabilidade adotando energia solar,  só checar esse artigo super especial: 4 Exemplos de Empresas Sustentáveis De Sucesso no Brasil e no Mundo Para Inspirar e Trazer Mais Retorno Ao Seu Negócio

Pra fechar, o que faltava. O simulador que vai te mostrar quanto vai custar instalar energia solar na sua casa:

conta de luz mais cara


E então, gostou do artigo? Deixei aqui seu comentário, sugestão ou dúvida. Sua opinião é muito importante para nós!

Linguista, especialista em Conteúdo.