Desafios e Perspectivas da Tecnologia Fotovoltaica: O Futuro da Energia Solar Como Alternativa Energética

O que achou?

Nos últimos anos, graças aos avanços da tecnologia fotovoltaica e aos incentivos de governos por todo o mundo para o desenvolvimento das fontes de energia renováveis, o futuro da energia solar parece cada vez mais promissor.

São milhões de consumidores ao redor do mundo que já fazem uso doméstico da energia solar, enquanto vários outros grandes projetos de usinas solares são construídos e operados mundialmente.

As pessoas  estão percebendo cada vez mais a importância da energia limpa e, portanto, se esforçando para se tornarem defensoras dos recursos renováveis.

Desafios

Muitos países estão investindo enormes somas de dinheiro em energia limpa hoje. Considerando que o sol é a maior fonte de energia, ele tem muitos potenciais para substituir outras formas de sistemas de energia se aproveitado adequadamente.

Muitos países, como o próprio Brasil, recebem longas horas de luz solar, com grandes potenciais de aproveitamento da energia solar.

Um dos desafios que os painéis tradicionais de energia solar enfrentavam estava relacionado a sua eficiência. No entanto, isso já está sendo superado com os painéis solares modernos, embora ainda haja muito espaço para melhorias.

Atualmente, a eficiência máxima que qualquer painel solar regular oferece é de apenas 33%. Isso significa que a maioria das radiações solares é desperdiçada.

Outro obstáculo vem na forma de armazenamento de energia solar, que é essencial para o sucesso futuro. Agora, se a energia excedente é gerada através de painéis solares, não há como armazená-la para uso futuro.

Para isso, os sistemas de armazenamento de baterias solares podem ser úteis, mas seu custo atual é bastante alto. Portanto, a implementação bem-sucedida exigiria uma redução do custo dessas baterias no futuro.

Perspectivas futuras de energia solar

De acordo com as tendências atuais, o mercado global de energia solar deverá atingir US$ 366 bilhões até 2023.

Embora haja muitos desafios que devem surgir de tempos em tempos, suas possibilidades superam em muito os obstáculos em seu início.

Um bom exemplo a esse respeito é a pesquisa que está sendo realizada para uma melhor conversão da luz solar em eletricidade.

Pesquisadores da Alemanha e Israel deduziram que a melhor maneira de realizar essa conversão é através da fotossíntese.

Outro projeto interessante em andamento está sendo realizado por um grupo de pesquisadores finlandeses. A equipe está tentando armazenar energia solar nas folhas de uma árvore.

Essas árvores de colheita de energia, se bem-sucedidas, poderiam ser usadas para alimentar telefones celulares e pequenos eletrodomésticos.

Estudos sugerem que essas folhas serão projetadas para gerar energia a partir da luz solar e serão impressas em 3D através do uso de materiais orgânicos que imitam a madeira.

Além disso, essas árvores poderiam sobreviver tanto em ambientes internos quanto externos. Este projeto está atualmente sendo testado na Finlândia, mas é outra perspectiva empolgante do uso de energia solar para o futuro.

Esses exemplos são apenas a ponta de um iceberg quando se trata de estudos e pesquisas que estão sendo realizados para otimizar o uso da energia solar. Muitos projetos semelhantes estão em seus estágios iniciais em todo o mundo.

Espera-se que, nos próximos anos, a energia solar não esteja apenas em uso, mas também poderemos armazená-la com sucesso. Portanto, o futuro das energias renováveis ​​parece promissor no futuro.