Aprendendo e Economizando Com Sustentabilidade: Caso Real da Energia Solar Educacional

Aprendendo e Economizando Com Sustentabilidade: Caso Real da Energia Solar Educacional
4.3 (86.67%) 3 votes

Localizado na cidade de São Paulo, o colégio Sol Nascente é um exemplo de como a Educação e Sustentabilidade podem caminhar lado a lado com o uso da energia solar.

O responsável pelo projeto é o Edson Augusto, trabalhador aposentado pelo Metrô de SP e um apaixonado por tecnologias, especialmente aquelas sustentáveis.

Junto com a sua esposa, que é professora, eles tiveram a ideia de construir uma escola e com o recurso financeiro que possuíam, compraram um terreno e construíram o colégio Sol Nascente.

Logo de início, o desejo de Edson era fazer uso de todas as formas e tecnologias possíveis para agregar sustentabilidade à escola, pois segundo ele “ela dever ser o exemplo vivo para a sociedade”.

Foi então que, as pesquisar na internet, Edson descobriu a tecnologias dos painéis solares e a forma limpa de geração elétrica através da captação e conversão da luz do sol.

Conheça a história de Edson e o colégio Sol Nascente pelo link abaixo:

O projeto inicial de 6,10 quilowatts-pico (kWp), como vemos no vídeo, foi um sucesso, garantindo economia para a escola e atraindo o interesse dos pais e, principalmente, dos alunos.

Esse sucesso levou Edson a investir em uma expansão do sistema, quando foram adicionados mais 2,16 kWp de potência para, assim, aumentar a economia na conta de luz do colégio.

Com esse novo conjunto do sistema, o resultado será uma economia de R$ 202.697,45 durante os 25 anos de vida útil do sistema.

Educação Sustentável

Outro caso de uso da energia solar educacional é o colégio Almanac, localizado na cidade de Guarulhos-SP, que acaba de ter um sistema de 26,64 kWp instalado para gerar toda a energia que consome e, assim, economizar até 95% na conta de luz.

Vários outros exemplos já podem ser encontrados hoje pelo país, quando é cada vez maior o número de estabelecimentos que optam pela energia solar para fugir da inflação energética que atinge as contas de luz.

Analista de Marketing
Redator e Tradutor