Geração de empregos no setor solar do Brasil deve crescer 70% em 2021

Após um crescimento moderado em 2020 devido à pandemia, o mercado de energia solar deve registrar novos saltos no número de investimentos e geração de empregos no Brasil em 2021.

Segundo projeção da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), serão mais de R$22,6 bilhões em capital privado investidos na tecnologia fotovoltaica em todo o país.

Para que os projetos saiam do papel será preciso mais trabalhadores, e o número total de empregos estimado no ano deverá superar os 147 mil, que representam 70% a mais que os 86 mil postos de trabalho criados pelo setor em 2020. 

Da mesma forma que no ano passado, a Geração Distribuída (GD) é o segmento com maior projeção de crescimento e o mercado mais atrativo para os profissionais capacitados do setor.

A ABSOLAR calcula que, do total de investimentos, cerca de R$17,2 bilhões serão destinados apenas às instalações de micros e minigeradores, que responderão por 118 mil dos empregos criados pela energia solar no Brasil em 2021.

No geral, a estimativa do órgão aponta que o setor irá adicionar mais de 4,9 gigawatts (GW) de potência instalada no ano, cerca de 68% em relação aos 7,5 GW registrados ao final de 2020.

As perspectivas para o setor são de chegar ao final de 2021 com um total acumulado de mais de 377 mil empregos no Brasil desde 2012, distribuídos entre todos os elos produtivos do setor.

“Este será um ano radiante para o mercado solar fotovoltaico brasileiro. A solar é a fonte renovável mais competitiva do País e uma verdadeira alavanca para o desenvolvimento econômico, social e ambiental, com geração de emprego e renda, atração de investimentos, diversificação da matriz elétrica e benefícios sistêmicos para todos os consumidores brasileiros. O Brasil tem tudo a ganhar com a fonte e está avançando para se tornar uma grande liderança mundial neste setor, cada vez mais estratégico no mundo”, afirma o CEO da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia.

Para quem pretende trabalhar com energia solar e fazer parte desse crescimento sustentável do país, o primeiro passo é a conquista da capacitação técnica.

Mesmo com a grande demanda do mercado, somente profissionais certificados são selecionados para a realização dos projetos e instalações dos sistemas.

Assim, crescem também as ofertas de cursos em energia fotovoltaica, que podem ser presenciais ou 100% on-line, para quem prefere estudar com segurança em casa.

A Blue Sol, empresa pioneira no mercado solar brasileiro, é referência em cursos técnicos e responsável pela capacitação de mais de 18 mil profissionais.

Clique no botão abaixo e conheça todas as opções de cursos oferecidas:

instalador fotovoltaico