Os 3 Riscos Ao Escolher A Empresa Que Instala Energia Solar Que Você Definitivamente Precisa Conhecer

Os 3 Riscos Ao Escolher A Empresa Que Instala Energia Solar Que Você Definitivamente Precisa Conhecer
4 (80%) 4 votes

Saber escolher bem a Empresa que Instala Energia Solar é importante pois garante 3 precauções para o seu sistema de placas solares: segurança na geração elétrica, alta eficiência na conversão da luz em energia e a prolongada vida útil dos equipamentos.

Hoje, independentemente do motivo, seja pela tão sonhada economia na conta de luz ou então uma proteção contra a constante inflação energética, não importa, a questão é que todos desejam instalar placas de energia solar em seus telhados.

Isso pôde ser comprovado pelo resultado de uma recente pesquisa realizada pelo Ibope, na qual 89% dos entrevistados se mostraram interessados em produzir a sua própria energia elétrica.

Desde 2012, quando foi introduzida a regulamentação do segmento, mais de 39 mil brasileiros já aderiram à geração distribuída, sendo que 99% deles o fazem através da energia solar e dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede (On-Grid).

E nessa mesma proporção com que cresce o público, cresce também as empresas que instalam energia solar que se aventuram no mercado e que, muitas vezes, também atuam com a venda dos equipamentos.

Contudo, trabalhar com energia solar para geração elétrica não é algo simples e exige uma equipe técnica qualificada e capacitada nos conhecimentos da fotovoltaica, tecnologia relativamente nova e menos disseminada que a de aquecimento solar, por exemplo.

Além disso, a qualidade dos equipamentos que compõem o kit de energia solar também é fator determinante para um sistema com boa performance de geração e que apresente a vida útil de 25 anos esperada das placas solares.

O Kit de Energia Solar

Antes de saber os riscos que você corre, e deve evitar, ao escolher a empresa para instalar energia solar na sua casa ou empresa, vamos conhecer mais sobre os equipamentos de um sistema fotovoltaico e sua instalação:

  • Painel Solar Fotovoltaico:  agrupamento das placas solares (módulos fotovoltaicos) geralmente fixado nos telhados para exposição e captação da luz do sol, convertida em energia por meio das células fotovoltaicas dos quais são compostos os módulos, que costumam ter 60 ou 72 células cada.Mais de um módulo é necessário para alimentar energeticamente uma casa ou empresa, sendo que para uma casa com quatro pessoas utiliza-se, em média, um painel solar fotovoltaico com 8 placas.
  • Inversor Fotovoltaico: considerado o equipamento mais importante do sistema, o inversor é responsável pela conversão da energia gerada pelo painel nas características da nossa rede elétrica, de corrente contínua para corrente alternada.Cabe ao inversor também fazer a ligação elétrica do sistema com a rede da distribuidora, injetando o excedente da energia gerada na rede elétrica e puxando dela quando a produção do sistema é pouca ou nula (durante à noite).
  • Caixa de Junção / String box: conjunto de componentes para proteção dos módulos contra surtos de redes e demais danos elétricos, como também a chave de acesso para desligamento do sistema no caso de reparo.
  • Estruturas de suporte e ancoragem: são os trilhos e demais componentes necessários para fixas os módulos sobre o telhado, ou, caso forem ficar sobre o solo, as estruturas de suporte com a altura adequada.
  • Cabeamento: todo o conjunto de cabos e conectores para fazer a ligação elétrica entre os equipamentos do kit de energia solar fotovoltaica.

Instalação do Sistema de Energia Solar

Ao procurar uma empresa de energia solar para a compra e instalação do seu sistema de energia solar, normalmente são 8 passos até que a sua casa ou empresa esteja gerando a sua própria energia elétrica, os quais são:

  1. Orçamento e negociação
  2. Fechamento
  3. Visita Técnica
  4. Projeto Executivo
  5. Processo Logístico
  6. Planejamento da Instalação
  7. Instalação
  8. Comissionamento e Conexão Na rede

A instalação costuma ser uma das etapas mais rápidas de todo o processo de compra da energia solar e por isso mesmo deve ser feita com cuidado para garantir um bom funcionamento e segurança do sistema.

Ela acontece depois que todos os equipamentos já tenham sido preparados para entrega e com a data da realização do serviço já previamente estabelecida entre você e a empresa.

Com a equipe de instalação já definida, a instalação do projeto tem início, sendo que para um sistema padrão de energia solar residencial, o prazo costuma ser entre 3 e 4 dias com uma equipe de 3 profissionais.

A estrutura de fixação para o painel fotovoltaico é o primeiro componente instalado, sendo os trilhos corretamente parafusados e nivelados no telhado para evitar problemas de torção ou mal encaixe das placas.

Em seguida, cada um dos módulos é içado individualmente e fixado na estrutura, garantindo firmeza e resistência as intempéries do clima, como rajadas fortes de vento.

Após o painel, segue a instalação elétrica do sistema solar fotovoltaico, com o inversor interativo sendo fixado no local previamente definido no projeto, assim como a string box, fusíveis, DPS, chave seccionadora e disjuntores.

Através dos cabos fotovoltaicos, a equipe ainda irá realizar o aterramento de todos esses equipamentos e componentes metálicos, garantindo proteção contra sobrecargas elétricas e riscos de incêndio.

Com o uso de disjuntores, a equipe irá conectar o inversor fotovoltaico ao quadro de distribuição do imóvel e, então, realizará os últimos testes elétricos no sistema, checando a conexão desde o painel até a string box e conferindo os níveis de tensão e corrente da energia gerada.

Após finalizada a instalação, resta à distribuidora enviar técnicos para averiguar a obra e, estando tudo conforme o projeto, o sistema é conectado à rede e o relógio de força substituído por um modelo bidirecional, que irá medir a energia injetada/consumida da rede.

Os 3 Riscos De Um Sistema Mal Instalado

Pelas informações acima é possível perceber que um sistema fotovoltaico não é algo simples de ser projetado e instalado. 

Por isso, agora que você conhece os detalhes do trabalho, descubra quais são os 3 riscos que pode estar correndo ao escolher uma empresa despreparada para instalar o seu sistema solar fotovoltaico:

#1 Riscos de Geração Elétrica

Diferentemente de um sistema para aquecimento solar, os sistemas de energia solar fotovoltaica trabalham com a geração de energia elétrica e, por isso, oferecem sérios riscos a vida do consumidor.

Tecnicamente, os condutores devem estar aptos a suportar intempéries e uma alta tensão elétrica, caso contrário podem provocar a queima do inversor ou até mesmo causar risco de incêndio para sua casa.

Assim, se o sistema é mal dimensionado ou instalado, corre-se o risco de sobrecarga em seus componentes elétricos e, com isso, a possibilidade de uma descarga elétrica que poderia gerar esse desastre para o seu maior patrimônio.

# 2 Risco de Perda de Eficiência

Já imaginou pagar por um sistema que promete gerar toda a sua energia e economia de até 95% na sua conta de luz e, ao final do mês, ver que a quantidade de energia gerada não foi suficiente.

Pois é esse o risco que você corre, pois se a instalação do sistema for feita de forma incorreta ou com equipamentos de baixa qualidade, possíveis sombreamentos sobre os painéis podem reduzir a quantidade de energia gerada.

O estudo do local de instalação (orientação, inclinação, sombreamento, tipo de telhado, etc.) e um bom projeto podem trazer grande diferença na geração de energia e na economia ao final do mês.

Se os módulos forem posicionados ou conectados da forma correta, a quantidade de energia que você é capaz de obter com o seu sistema será reduzida em comparação a um projeto de mesma potência.

#3 Risco de Redução da Vida Útil

Um sistema fotovoltaico pode produzir energia elétrica por mais de 25 anos, a qual é a garantia de fábrica de geração dada aos módulos.

No entanto, quando um sistema é mal dimensionado ou instalado, pode ocorrer a sobrecarga dos seus componentes, diminuindo consideravelmente a sua vida útil.

Se os conectores não forem encaixados e confeccionados corretamente, eles poderão ser mais tarde afetados pela chuva ou pelo próprio sol. Equipamentos de baixa qualidade também podem diminuir a validade do sistema.

Já um bom projeto pode oferecer muitos anos de geração elétrica, com alta eficiência e muito pouca necessidade de manutenção.

Escolhendo Uma Empresa Que Instala Energia Solar

A Blue Sol é uma empresa com 10 anos de história no mercado, sendo responsável pela instalação de mais de 1.000 sistemas em todo o Brasil.

Atuamos com as melhores marcas de equipamentos fotovoltaicos do mercado, nacionais e internacionais, o que garante todas as garantias contra defeitos e mal funcionamento.

Nossa equipe técnica comercial conta com alguns dos melhores profissionais do mercado, que estarão aptos a instalar o seu sistema e realizar toda a documentação de conexão com a sua distribuidora local.

Através do botão abaixo, você poderá solicitar um orçamento exclusivo do seu sistema, que será rapidamente dimensionado pela nossa equipe para garantir a máxima eficiência e economia na sua conta de luz.

O orçamento é 100% grátis, clique e peça o seu:

Analista de Marketing
Redator e Tradutor