Energia do Sol e as Formas Para Você Gerar Economia

É possível utilizar a energia do sol para a geração de energia elétrica e também para o aquecimento. A geração de energia elétrica se dá pela tecnologia da energia solar fotovoltaica e o aquecimento se dá pela tecnologia de energia solar térmica.

O Sol é uma grande matriz energética para a humanidade e não é mais o futuro, mas sim o presente.

A energia do sol já está presente em todos os estados do Brasil e em diversos países do mundo, gerando energia elétrica e ajudando no aquecimento de água em milhares de casas, empresas e áreas rurais.

Preparamos esse artigo super completo para que que você entenda de forma bem simples e fácil como funciona o uso prático da energia que é disponibilizada pelo sol. Confira:

Energia do Sol: Quais as formas de se aproveitá-la?

1ª Forma: Energia Solar Térmica

Você já deve ter visto em algumas casas o uso de sistemas de energia solar térmica, os famosos aquecedores solares.

Essa tecnologia consiste em aquecer um determinado líquido (o mais comum é o aquecimento de água), que pode ser utilizada para o uso em torneiras, chuveiro e até mesmo aquecimento da piscina.

Nessa forma de utilização da energia proveniente do sol as placas que ficam dispostas em cima dos telhados possuem uma série de canos/dutos.

Dentro desses dutos circula água, por exemplo.

Uma vez que os raios ultravioletas penetram os painéis de aquecimento solar, a água que circula pelos canos começa a ser aquecida e é armazenada para posterior utilização.

energia do sol aquecimento solar

Diferente da energia solar fotovoltaica, essa forma de aproveitar a energia do sol não gera eletricidade. Seu principal benefício é unicamente o aquecimento da água.

2ª Forma: Energia Solar Fotovoltaica

Essa tecnologia é a responsável pela geração de energia elétrica usando como fonte a energia proveniente do sol.

Através da sua utilização casas, empresas e negócios rurais (como aviários, por exemplo) conseguem obter até 95% de economia na conta de luz.

É por esse motivo que essa é a maior aposta (que já é realidade) no uso da energia solar. O benefício financeiro de se instalar um sistema de energia solar fotovoltaica é absurdamente gigantesco.

Na tecnologia fotovoltaica também são instalados painéis solares nos telhados das casas, empresas e negócios rurais.

Esses painéis, diferentemente dos aquecedores solares, captam a luz do sol que incide sobre eles e, por meio de uma reação química conhecida como “efeito fotovoltaico”, produzem energia elétrica.

Após utilizar o sol para gerar energia elétrica, essa energia passa por um aparelho chamado inversor solar. 

O inversor converte a energia gerada pelos painéis solares para o padrão que utilizamos em nossas casas e empresas e, a partir daí, começa a injetar energia elétrica na rede de energia.

Essa energia que é injetada na rede elétrica gera créditos energéticos que são utilizados para abater o valor da conta de luz no final do mês.

É dessa forma que se consegue uma economia de até 95% na conta de luz ao utilizar a energia do sol para abastecer energeticamente uma casa ou empresa.

Mas o que acontece quando não há Sol?

Em ambos os casos (energia solar térmica e fotovoltaica) nos períodos onde não há Sol também não há aquecimento e geração de eletricidade.

No caso dos painéis de aquecimento solar, sem a incidência dos raios ultravioletas (raios UV), a água que circula pelos dutos dos painéis não é aquecida.

Porém isso não é problema, porque durante o dia uma reserva contendo água quente foi criada.

O ideal é que a quantidade de água aquecida durante o dia seja o suficiente para abastecer todo o uso de uma residência até mesmo durante o período noturno, até que o aquecimento volte a operar no dia seguinte.

Já no caso da energia solar fotovoltaica, não há geração de energia elétrica durante à noite porque a inexistência dos raios UV faz que o efeito fotovoltaico não aconteça.

Isso não significa que uma casa com energia solar, por exemplo, fique sem energia elétrica durante à noite.

Essa casa utilizará a eletricidade da concessionária de energia  durante à noite. Aqui no artigo “Energia Solar Funciona à Noite?” explicamos em detalhes como funciona esse processo.

Já em dias de chuva ou nublados, a geração de energia elétrica pelos sistemas fotovoltaicos pode sim ocorrer.

A diferença é que, muito provavelmente, o volume de energia elétrica que será gerada será menor, pois haverá uma menor incidência de raios UV sobre os painéis fotovoltaicos.

As nuvens e as regiões de sombra sobre os painéis reduzem a geração de eletricidade.

É por isso que é fundamente escolher uma empresa de energia solar com experiência e com trabalho comprovado.

Pois, durante a fase de planejamento de um sistema fotovoltaico, deve ser considerada a posição onde os painéis e módulos serão instalados para evitar sombreamentos desnecessários.

Uma Forma de Utilizar a Energia do Sol que muitos ainda não enxergaram…

É natural uma migração cada vez maior de fontes de energia não renováveis para fontes de energia renováveis. É uma tendência mundial.

Se pensarmos em petróleo e gasolina, por exemplo, fontes finitas e não renováveis, já conseguimos notar drásticas mudanças no setor automobilístico.

Cada vez mais as montadoras investem no desenvolvimento e apresentação de novos carros elétricos. Esse é o futuro.

Nesse sentido existe uma linha de raciocínio muito interessante em relação ao uso da energia do sol aplicada a mobilidade urbana.

Os carros elétricos serão abastecidos por tomadas. Isso significa que sua casa será o novo “posto de combustível” para seu carro.

Ao consumir energia elétrica para poder rodar, um carro elétrico irá aumentar a quantidade de eletricidade demandada em sua residência.

E é aí que está o pulo do gato: possuir um sistema de energia solar fotovoltaica no telhado da sua residência fará com que você tenha seu próprio posto de combustível no teto da sua casa, pois o sol será o combustível que alimentará seu veículo elétrico.

Essa realidade não vai demorar a acontecer e será mais um exemplo do uso da energia do sol no nosso dia-a-dia.

Conclusão

Hoje a utilização prática da energia solar, uma fonte sustentável e renovável de energia, já é realidade no Brasil e no mundo.

Sua aplicação pode ser realizada para o aquecimento de água e líquidos e também para a geração de energia elétrica.

Casas, empresas e áreas rurais são são alguns dos segmentos que já usufruem do poder do sol.

Se você ficou ficou curioso para saber qual o valor de um sistema fotovoltaico dimensionado para o seu consumo elétrico, seja na sua casa ou na sua empresa, nós vamos deixar aqui abaixo um link de uma ferramenta gratuita.

É o simulador de energia solar, para que você faça uma simulação e veja a quantidade de painéis solares que você precisa para praticamente zerar sua conta de energia, o valor de investimento necessário e as formas de pagamento e financiamento: