Descubra Como Gerar Energia Solar em BH Para Reduzir a Conta de Luz na Sua Casa ou Empresa e Faça Uma Simulação Grátis Agora

Descubra Como Gerar Energia Solar em BH Para Reduzir a Conta de Luz na Sua Casa ou Empresa e Faça Uma Simulação Grátis Agora
5 (100%) 1 vote

Um dos melhores lugares para gerar Energia Solar é em BH, capital do ensolarado estado de Minas Gerais e que conta com uma das mais altas tarifas energéticas, receita perfeita para um alto retorno financeiro com um sistema solar fotovoltaico.

No Brasil, a crise que se instaurou no setor elétrico tem inflacionado o valor da energia a preços que pesam cada vez mais no bolso dos consumidores, sejam eles residenciais, comerciais, rurais ou qualquer outro.

Para você que está lendo este artigo, e que provavelmente mora em Belo Horizonte, essa notícia não deve lhe trazer nenhuma novidade, uma vez que a CEMIG possui uma das mais caras tarifas do país.

No entanto, estou aqui para lhe dar uma ótima notícia: você não precisa mais passar por isso.

Se até pouco tempo atrás você se encontrava preso a consumir apenas a energia elétrica da CEMIG, desde 2012 você ganhou um poder: o de gerar a própria energia.

Foi nesse ano que a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) formulou as regras do segmento chamado de geração distribuída, no qual consumidores como você podem gerar a própria energia no local de consumo ou próximo a ele e, assim, economizar na conta de luz.

Ficou interessado, não é mesmo?

Pois não só você, como milhões de outros consumidores de energia também se interessaram nessa possibilidade e, em apenas 7 anos, o segmento distribuído já reuniu mais de 55 mil deles.

E, entre todas as fontes de energia renováveis liberadas para isso, a luz do sol é a que alimenta os geradores de 99% desses brasileiros.

Os chamados sistemas solares fotovoltaicos dominam o mercado distribuído por usarem a fonte de energia mais abundante no país e por trazerem mais benefícios do que qualquer outra tecnologia de geração elétrica hoje no mercado.

Então, se você quer aproveitar a energia solar em BH para gerar a sua energia e economizar muito dinheiro com a conta de luz, continue acompanhando esse artigo que irei lhe explicar tudo o que você precisa e, ainda, vou te apresentar um simulador exclusivo que pode te mostrar na hora a economia que você obtém com um sistema solar. 

Como Funcionam os Sistemas de Energia Solar

Você, que mora em Belo Horizonte, com certeza já deve ter visto aquelas placas solares sobre o telhado de alguma residência ou empresa próximos da sua casa. 

Pois, caso não saiba, são elas um dos principais equipamentos dos sistemas solares fotovoltaicos, que captam a luz do sol para conversão direta em energia elétrica.

Essa conversão acontece através do efeito fotovoltaico, um processo parecido ao efeito fotoelétrico e descoberto lá em 1939.

Efeito fotovoltaico e efeito fotoelétrico?!

Se os termos deram um nó na sua cabeça, basta conferir este artigo aqui que vai lhe explicar tudinho sobre cada um deles: Efeito Fotoelétrico X Efeito Fotovoltaico: Entenda a Diferença

Agora que você conhece o fundamento que torna possível aos sistemas fotovoltaicos gerarem energia elétrica a partir do sol, vamos conhecer como que eles operam para entregar essa energia na sua casa ou empresa.

Funciona assim:

  1. As placas solares, que juntas formam o que chamamos de painel solar, captam a luz do sol e a convertem em energia elétrica diretamente do telhado;
  2. Essa energia, no entanto, precisa passar por um outro equipamento chamado inversor interativo, que converte ela nas características da nossa rele elétrica;
  3. Agora sim, a energia já está pronta para ser usada e então é distribuída por toda a casa ou empresa através do quadro de força;
  4. Por estarem conectados à rede elétrica, quando a energia gerada não é consumida, ela é injetada na linha do poste e emprestada para a distribuidora;
  5. À noite, ou em dias muito nublados ou chuvosos, a energia da rede é usada para compensar, total ou parcialmente, a produção do sistema.
  6. Um relógio bidirecional, instalado no imóvel junto com o sistema, irá computar a energia que entrou e saiu, e ao final do mês a distribuidora computa os valores.
  7. Cada Watt (unidade de energia) injetada na rede da distribuidora vira um crédito energético, que irá abater um Watt de energia consumida.

Para que não restem dúvidas sobre o funcionamento desses sistemas, confira abaixo a animação explicativa:

Vale lembrar, ainda, que os créditos gerados possuem validade de uso por 5 anos e podem também ser utilizados para abater o consumo de outro imóvel de mesma titularidade, desde que dentro da área de concessão da mesma distribuidora.

Modalidades de Geração de Energia Solar

Além disso, através do sistema de geração e consumo de créditos energéticos, a ANEEL criou 3 novas modalidades de geração dentro do segmento distribuído, que são:

Autoconsumo Remoto

Nessa modalidade, um morador de apartamento sem espaço para a instalação do sistema, mas que tenha uma casa ou terreno em outra localidade, pode instalar o sistema nesse local e utilizar os créditos gerados para abater do que consumiu em seu apartamento. 

Para isso, as duas propriedades devem estar sob a sua titularidade e dentro da área de concessão da mesma distribuidora de energia.

Geração Compartilhada

As regras dessa modalidade ditam que dois ou mais consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, podem se unir através de um consórcio ou cooperativa para a instalação de um sistema gerador e repartir os créditos gerados entre eles para abatimento de suas respectivas contas de luz.

O sistema, no entanto, deverá ser instalado em local terceiro, ou seja, não pode ser na casa de um dos participantes do consórcio, e este local, assim como as propriedades de todos os participantes, devem estar dentro da área de concessão da mesma distribuidora. 

Múltiplas Unidades Consumidoras

Por fim, essa modalidade permite que moradores de um condomínio, seja residencial ou comercial, se unam para a instalação de uma geradora central, que deverá ficar em área comum do condomínio, e seus créditos poderão ser usados para abatimento tanto da energia do empreendimento, como também de cada casa/apartamento.

As regras dessa modalidade exigem que as unidades estejam dentro da mesma propriedade e que o sistema esteja sob a responsabilidade do dono ou administração do condomínio.

Quer mais informações sobre essas formas de gerar energia? Então confira este artigo aqui: Geração de Energia Solar: 3 Formas De Gerar Sua Energia

Energia Solar Em Belo Horizonte (Prazo de Retorno do Sistema)

Você lembra que no começo deste artigo eu informei que a tarifa da CEMIG é uma das mais caras do país?

Pois, então. Para quem ainda não tem um sistema solar isso é um grande problema, mas para quem já está gerando a sua energia por meio de placas solares isso passa a ser uma vantagem.

A razão é simples: o valor da tarifa é uma das principais variáveis para o cálculo do tempo de retorno de um sistema solar fotovoltaico, conhecido também como payback.

Se você quiser se aprofundar no assunto e conhecer as 5 principais variáveis para o cálculo do tempo de retorno do sistema, clique abaixo e confira o artigo mais completo sobre o tema:

O Retorno do Investimento em Energia Solar (ROI)

Ok, mas qual é o prazo médio para retorno de um sistema solar em Belo Horizonte?

Resposta direta: 3,29 anos para um sistema em baixa tensão e 5,87 anos para consumidores em alta tensão.

Enquanto os primeiros são os consumidores residenciais e pequenos comércios, o segundo refere-se as indústrias e grandes estabelecimentos.

Esses são dados computados pela empresa de energia COMERC e revelados em seu último Índice Comerc Solar, de agosto de 2018.

Achou o prazo longo? Que nada!

Um sistema solar tem uma vida útil de geração elétrica de mais de 25 anos! E isso com uma garantia de fábrica de eficiência dos módulos de, no mínimo, 80%.

É vantagem ou não é? 

Casos de Sucesso do Uso da Energia Solar em BH

Acho que seria muito difícil você acreditar nas informações que te passo aqui sobre a energia solar em Belo Horizonte sem te mostrar alguns casos de sucesso no  uso da tecnologia, não é mesmo?

Não seja por isso, confira abaixo alguns dos que separei para você:

Estádio Governador Magalhães Pinto

Falar sobre o uso da energia solar em Belo Horizonte é falar sobre o seu estádio, o Governador Magalhães Pinto, melhor conhecido como o Mineirão.

Ele foi o primeiro estádio do mundo que sediou uma partida da Copa do Mundo (Colômbia x Grécia, em 14 de junho de 2014) operando com uma usina solar.

A usina, instalada no topo do estádio, possui um painel com 6 mil placas que ocupam uma área de 11,5 mil m², tendo capacidade de produção de 1,42 MWp (Megawatt-pico).

Desta, apenas 10% é usada no estádio, enquanto o resto é distribuído pelo Estado através da rede elétrica da CEMIG (Companhia de Energia Elétrica de Minas Gerais).

Escola Estadual Pandiá Calógeras

Instituições de ensino são uma ótima opção para a aplicação da tecnologia fotovoltaica, uma vez que podem unir a economia trazida pelo sistema com a educação dos jovens sobre o uso de fontes renováveis de energia.

Através de uma iniciativa da Companhia Energética de Minas Gerais S.A. ( a CEMIG ), lançada no final de 2018, 100 escolas da região metropolitana de Belo Horizonte irão receber placas solares em seus telhados.

Chamado de Energia Inteligente, o programa prevê a instalação de sistemas solares fotovoltaicos de 5 kilowatts-pico em cada uma das instituições, permitindo que as escolas reduzam seus gastos com energia elétrica ao mesmo tempo em que levam a mensagem da sustentabilidade aos jovens.

O prazo para que todas as escolas recebam o sistema é até o final de 2020, sendo que a primeira delas, a Escola Estadual Pandiá Calógeras, localizada no bairro Santo Agostinho, em Belo Horizonte, já está com o sistema rodando desde dezembro de 2018, obtendo uma economia de mais de 56% na sua conta de energia.

MRV Spazio Parthenon

Um condomínio residencial de 440 unidades totalmente abastecido com energia solar. Essa foi a proposta da construtora MRV quando lançou o Spazio Parthenon, em maio de 2018, na capital mineira.

O sistema fotovoltaico conta com 1.650 placas para transformar a luz do sol em energia elétrica e, com ela, abastecer todas as áreas comuns do empreendimento, além do consumo de cada unidade.

Dos 52.800 kWh (kilowatt-hora) gerados por mês, 46.200 kWh serão destinados ao moradores, e 6.600 kWh serão utilizados para suprir o consumo das áreas comuns do condomínio.

A economia anual total estimada pelo uso do sistema é de R$520 mil, além de 380 toneladas de CO2 a menos lançadas na atmosfera graças a geração limpa de energia.

O projeto é o primeiro sistema fotovoltaico de grande porte instalado em condomínio dentro das regras da geração em empreendimentos com múltiplas unidades consumidoras, uma das modalidades trazidas pela resolução 687 da ANEEL.  

Trabalhar com Energia Solar em BH

Mas se você acha que a energia solar em Belo Horizonte é vantagem só para consumidores que querem economizar com os sistemas fotovoltaicos, você está muito enganado.

Profissionais e empreendedores em todo o estado de Minas Gerais estão aproveitando esse boom da tecnologia para montarem negócios de grande sucesso.

O mercado é tão promissor que atrai até mesmo quem nunca tinha antes ouvido falar na tecnologia dos sistemas fotovoltaicos.

Através de cursos de capacitação presenciais e onlines, hoje em dia praticamente qualquer um pode obter uma certificação e ingressar no mercado brasileiro. As oportunidades estão transbordando.

Um desses casos é o do engenheiro Cláudio Tannure, que encontrou na fotovoltaica uma maneira de unir uma paixão de criança com um negócio lucrativo. Confira o depoimento dele:

Simulador Grátis [Conheça Agora a Sua Economia]

E então? Resta alguma dúvida de como a energia solar pode ser vantajosa em Belo Horizonte?

Acredito que todas as informações que viu até agora foram suficientes para lhe convencer, mas se você ainda tem alguma dúvida, eu tenho o argumento definitivo para você.

É a calculadora solar, um simulador que pode lhe mostrar agora mesmo, em menos de 30 segundos, o quanto você pode economizar com a energia solar em BH, seja na sua casa ou empresa.

Mas calma, não precisa ter receio daqueles formulários gigantes com dezenas de campos para preencher.

Para que o simulador lhe dê o resultado, basta que você informe o quanto gasta com a conta de luz e pronto!

Clique no botão abaixo e confira agora mesmo:

energia solar porto alegre


E então? Gostou do texto acima? Ficou com alguma dúvida ou quer fazer alguma sugestão? Não deixe de escrever nos comentários! Sua opinião é muito valiosa para nós. Até a próxima!

Analista de Marketing
Redator e Tradutor