Energia Solar Em Brasília: Saiba Como Reduzir As Contas de Luz De Sua Casa Ou Empresa Com Placas Solares

Energia Solar Em Brasília: Saiba Como Reduzir As Contas de Luz De Sua Casa Ou Empresa Com Placas Solares
4.5 (90%) 2 vote[s]

Centenas de pessoas e empresas usam hoje a Energia Solar em Brasília para produzir a própria eletricidade através de sistemas fotovoltaicos, que trazem uma redução de até 95% na conta de luz e proteção contra a inflação energética durante os seus mais de 25 anos de vida útil.

Você sabia que com a energia solar em Brasília é possível economizar até 95% na conta de luz do seu imóvel?

É isso mesmo! Localizada em região altamente ensolarada e com outros fatores favoráveis para a instalação de sistemas fotovoltaicos, a capital brasileira é hoje uma das cidades de maior destaque na geração de energia solar no Brasil.

São quase mil de seus consumidores que já estão gerando sua própria energia através de placas solares, divididos entre empresas, indústrias, agronegócios, prédios públicos e, mais que todos, as casas do Distrito Federal.

A região é tão propícia para a geração solar que até mesmo grandes empresas do país já instalaram pequenos projetos de usinas solares na região para produção própria de energia. 

Então, se você mora em Brasília e está cansado das conta de luz cara todo mês, este artigo é para você.

Irei mostrar todos os detalhes da tecnologia fotovoltaica; seu funcionamento, equipamentos, vida útil e vantagens para que você possa decidir se quer energia solar em seu imóvel ou prefere continuar pagando a conta da distribuidora.

Como Funciona Energia Solar Em Brasília

Um sistema de energia solar fotovoltaica utiliza um conjunto de equipamentos para captar e converter a luz do sol na energia elétrica que consumimos em nossas casas e empresas.

Neste conjunto de equipamentos, ao qual damos o nome de Kit Solar, existem dois principais equipamentos: o painel solar fotovoltaico e o inversor interativo.

O painel solar é o agrupamento das placas solares que geralmente são instaladas sobre o telhado para a captação da luz do sol e sua conversão em energia elétrica.

Essa geração elétrica acontece no interior das placas, dentro de cada uma das células fotovoltaicas das quais são compostas.

Se você quiser saber mais sobre como isso funciona, confira o artigo super detalhado: Célula Fotovoltaica – O Guia Técnico Absolutamente Completo

Já o inversor interativo é considerado o principal equipamento de um sistema solar, pois é ele quem torna essa energia utilizável, convertendo sua corrente contínua para alternada, que é o padrão utilizado pelos nossos aparelhos eletrônicos.

Esses sistemas, ainda, funcionam em conjunto com a rede elétrica da CEB (Companhia Energética de Brasília), realizando a troca da energia gerada pelas placas com a energia vinda do poste.

Ficou confuso? Então confira a animação abaixo que explica em menos de 3 minutos o funcionamento de um sistema solar fotovoltaico conectado à rede:

Créditos Energéticos

Como você pôde conferir no vídeo acima, toda a energia gerada pelo sistema e injetada na rede da distribuidora é transformada por ela em créditos energéticos para você.

Chamado de sistema de compensação de energia elétrica, ele foi criado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) em 2012, ano em que ela criou as regras para o segmento de geração distribuída através da sua Resolução Normativa 482.

São esses créditos que permitem a você economizar até 95% na conta de luz com a instalação de um sistema solar fotovoltaico. 

Porque? Oras, se esses sistemas geram energia por meio da luz do sol, é claro que em dias muito nublados ou chuvosos, ou durante a noite, a sua produção elétrica será baixa ou até mesmo nula.

Nesses momentos, a energia da rede elétrica será consumida normalmente e utilizada para compensar a produção do sistema.

Ao final do mês, então, a CEB irá computar a energia que você injetou em sua rede e a energia que você consumiu dela.

Cada Watt (W) de energia injetado na rede se transforma em um crédito energético, que irá compensar um Watt de energia que você consumiu da rede.

Um sistema solar é capaz de gerar toda a energia que você consome em sua casa ou empresa e, portanto, no final do mês os créditos gerados quase sempre serão suficientes para cobrir o que você consumiu da rede da CEB.

Além disso, como esses créditos são válidos por até 5 anos, os meses de maior geração compensam aqueles meses com menor produção do sistema.

Outras Formas de Gerar Energia Solar em Brasília

Por fim, foi através desse sistema de créditos que a ANEEL criou, em 2015, três novas modalidades de geração dentro do segmento distribuído, válidas em todo o território nacional, sendo elas:

Autoconsumo remoto: nessa modalidade, um consumidor que não tenha espaço para a instalação de um sistema onde reside (morador de apartamento, por exemplo), mas que tenha um imóvel ou terreno disponível em outra localidade, poderá instalar o sistema nesse local e utilizar os créditos gerados para abater do consumo de onde mora. Para isso, no entanto, é preciso que ambas estejam sob a mesma titularidade e dentro da área de concessão da mesma distribuidora.

Geração compartilhada: aqui é permitido a dois ou mais consumidores, sejam CPF ou CNPJ, se unirem para a instalação de um sistema único e compartilhar os créditos que ele gerar, desde que ele seja instalado em um local diferente de onde os participantes residam e que todos estejam dentro da área de concessão da mesma distribuidora.

Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras: esta é a geração de energia solar em condomínioquando os condôminos se unem para a instalação de um sistema central em área comum do empreendimento e que poderá gerar créditos para abater do consumo das áreas comuns, assim como de cada apartamento/casa do condomínio.

Energia Solar Brasília: Potencial e Cenário Atual

Vimos, então, que a luz do sol é o combustível para um sistema solar fotovoltaico; quanto mais luz houver, mais energia um sistema será capaz de produzir.

Com predominância de sol em grande parte do ano, Brasília aparece hoje como um dos melhores polos de captação de energia solar do país.

A capital está localizada na região centro-oeste, apresentando clima tropical de estação seca e período de chuva concentrado entre os meses de outubro e abril.

O período de estiagem, entre maio a setembro, registra grande incidência de radiação solar, com média mensal de 247,52 horas de sol.

energia solar brasilia _ mapa solar América Latina
Mapa solar da América Latina

Com todas essas características favoráveis à geração de energia solar em Brasília, a capital hoje vivencia uma transição de seus consumidores para os sistemas fotovoltaicos.

São, até a data da publicação deste artigo, 982 sistemas instalados e conectados à rede da CEB, sendo 845 desses de sistemas residenciais, 101 comerciais, 19 em prédios do poder público, 12 sistemas rurais e 5 industriais.

Com esses número, Brasília se posiciona como a 3ª cidade do Brasil com mais sistemas instalados, atrás apenas do Rio de Janeiro e Campinas.

Já entre os estados do Brasil, o Distrito Federal ocupa hoje a 19ª posição, embora isso possa ser explicado pela sua diferença populacional relação aos demais estados. 

Retorno da Energia Solar em Brasília

Se o estado possui tanto potencial para a produção de energia a partir da luz do sul, podemos então deduzir que um gerador solar apresenta alto retorno em Brasília, correto?

É isso mesmo! Um sistema residencial instalado na capital se paga, em média, em 3,59 anos. 

A informação foi publicada no estudo realizado pela empresa de energia COMERC, que calculou o tempo de retorno do investimento em energia solar (também conhecido como payback) em cada uma das capitais brasileiras.

Para um sistema comercial, Brasília apresentou o quarto melhor payback nacional, apenas 4,76 anos.

Ambos os prazos são altamente atrativos quando consideramos a longa vida útil desses sistemas, que é acima de 25 anos.

Aliás, a longa vida útil é apenas uma das vantagens da tecnologia, que ainda conta com;

  • pouca manutenção periódica;
  • geração limpa e 100% silenciosa;
  • equipamentos com alta durabilidade e proteção contras intempéries;
  • rápida instalação, e muito mais…

Casos de Sucesso da Energia Solar Em Brasília

Complexo Solar Jequitibá

A empresa de telefonia Claro inaugurou no último mês de junho a maior usina de energia solar de Brasília, com 5 Megawatts (MW) de capacidade.

Chamada de Complexo Solar Jequitibá, a usina está localizada na Ceilândia e irá suprir aproximadamente 340 estruturas da operadora na região, entre lojas e prédios.

O projeto faz parte do programa da empresa batizado de “A Energia da Claro”, focado em trazer mais sustentabilidade em em todas as operações e instalações da empresa no Brasil.

Incentivos Para Quem Gera Energia Solar Em Brasília

Como se a economia obtida na conta de luz não fosse motivo suficiente para qualquer um querer instalar um sistema de energia solar em sua casa ou empresa, outros benefícios ainda existem que encerrarão de vez qualquer dúvida.

A isenção do imposto PIS/COFINS sobre a energia produzida pelo próprio consumidor é um desses incentivos e está disponível para todo o Brasil através de lei do Governo Federal.

A isenção do ICMS sobre essa mesma energia, por sua vez, é oferecida em Brasília desde novembro de 2015, ano em que o estado aderiu ao convênio ICMS 16 do Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ).

Empresas de Energia Solar em Brasília

Podemos ver que gerar energia solar em Brasília – DF, ou em qualquer outro lugar do Brasil na verdade, é uma ótima solução para trazer economia para nossas casa e empresas.

Não é a toa que o número desses sistemas sendo instalados no Brasil cresce vertiginosamente a cada ano, saltando de 4 sistemas em 2012 para mais de 90 mil até junho de 2019.

Mas não é somente o número de sistemas que cresce, empresas de energia solar também pipocam pelo país, algo necessário para dar conta do volume de clientes em busca da tecnologia, mas que também traz também certos riscos.

Por isso, na hora de escolher uma empresa de energia solar em Brasília – DF para cuidar do seu sistema fotovoltaico, você deve estar atento a alguns pontos:

Equipamentos de qualidade é um ponto muito importante de se observar, principalmente nos dois principais componentes do sistema, os módulos e inversor fotovoltaicos.

Afinal, uma placa solar de qualidade deve durar, no mínimo, 25 anos com 80% de sua eficiência na conversão. Um inversor possui garantia de 5 anos, podendo durar muito mais se bem cuidado.

Portanto, na hora de escolher uma empresa de energia solar, pergunte com quais marcas de equipamentos ela trabalha, pergunte se eles possuem registro do INMETRO e se as fabricantes possuem fábricas/escritórios no Brasil.

O dimensionamento do sistema é uma etapa importantíssima de um projeto de energia solar residencial ou comercial, no qual a equipe técnica deve estudar o histórico anual do consumo elétrico do cliente e outros fatores, como índices anuais de radiação local.

Isso se deve para que, assim, o sistema seja capaz de gerar, em todos os meses do ano, a quantidade de energia consumida pelo seu dono, ou aquela que ele deseja consumir.

energia solar brasilia _ instalação dfotovoltaica
Equipe Técnica Blue Sol Instalando o Inversor

Equipe técnica e serviço de qualidade são os últimos fatores aos quais você deve estar atento na hora de escolher uma empresa de energia solar, afinal, de nada adianta se a instalação não sair exatamente como está no papel.

Isso irá garantir não só que seu sistema funcionará corretamente, e pouca manutenção, durante os longos anos de vida útil, mas também que a instalação será aprovada pela equipe da CEB na vistoria final antes de conexão do sistema em sua rede.

Esse relacionamento com a CEB, inclusive, é algo que também deve ser analisado, já que uma empresa que já tenha vários sistemas instalados em sua rede certamente já conhece todo o procedimento de solicitação de acesso, algo que agilizará o processo.

Simulador Solar Blue Sol

Com mais de 10 anos de atuação no mercado de energia solar brasileiro, a Blue Sol Energia Solar é uma das empresas mais conceituadas do setor, com um catálogo superior à 1.700 sistemas instalados pelo Brasil.

E, agora, a unidade franqueada Blue Sol Energia Solar Brasília chega para entregar um atendimento ágil e personalizado aos consumidores da região.

Sob o comando do parceiro franqueado Michel Blumenfeld, a unidade possui toda infraestrutura para atender seus clientes, incluindo um sistema próprio de showroom para que eles possam de perto os equipamentos e funcionamento da tecnologia.

Com uma larga experiência no setor solar e atuando com as melhores marcas de equipamentos disponíveis, a empresa oferece um exclusivo simulador para a geração de estimativas comerciais.

Pelo botão abaixo você poderá saber, em menos de 1 minuto, o valor aproximado do seu projeto solar (equipamentos + instalação) e quanto de economia na sua conta de luz poderá obter com ele. Clique e confira:

energia solar brasília _ botão simulador


E você, tem alguma dica, sugestão ou dúvida sobre a energia solar em Brasília? Não esqueça de deixá-las nos comentários abaixo. Sua opinião é muito importante para nós.