Energia solar criou mais de 86 mil empregos no Brasil em 2020

Mesmo com o impacto inicial da pandemia de Covid-19, o setor brasileiro de energia solar manteve o crescimento em 2020 impulsionado pelas instalações de micros e minigeradores distribuídos, gerando milhares de empregos técnicos  por todo o país.

Segundo os dados da ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica), foram mais de 86 mil vagas criadas no ano, tanto em projetos distribuídos como em grandes usinas solares.

O número, embora esteja abaixo do estimado pela associação no começo do ano passado, ainda representa uma alta de 62% em relação aos empregos acumulados no Brasil desde 2012.

No geral, a ASBSOLAR calcula que o setor solar atraiu mais de R$13 bilhões em investimentos ao país em 2020, um aumento de 52% em relação ao acumulado dos últimos nove anos.

O resultado foi um salto de 64% na capacidade total de energia solar instalada no Brasil, que passou de 4,5 Gigawatts (GW) para 7,5 GW.

A maior expansão foi registrada na geração distribuída, que dobrou de capacidade em um ano turbulento que levou mais consumidores brasileiros a investirem na tecnologia como forma de se blindar dos altos preços da energia e sua inflação no país.

De acordo com os dados oficiais da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), o segmento passou de 2,1 GW para quase 4,5 GW no ano passado, com mais de 196 mil novas instalações.

O destaque fica para a energia solar rural, que expandiu acima dos 148% a sua capacidade instalada no ano passado e que emprega um alto número de profissionais em seus grandes projetos.

Com as perspectivas de melhora no cenário econômico para 2021, as projeções do setor apontam para um novo ano recorde da energia solar no Brasil.

Somente na geração distribuída, o mercado deve novamente dobrar sua capacidade instalada e atrair os mais de R$ 17 bilhões de investimentos feitos até aqui.

Para os brasileiros que desejam aproveitar essa janela de oportunidades e iniciar uma carreira de sucesso no setor solar, o primeiro passo é a conquista de uma capacitação técnica.

Assim, crescem também as ofertas de cursos em energia fotovoltaica, que podem ser presenciais ou 100% on-line, para quem prefere estudar com segurança em casa.

A Blue Sol, empresa pioneira no mercado solar brasileiro, é referência em cursos técnicos e responsável pela capacitação de mais de 18 mil profissionais.

Clique no botão abaixo e conheça todas as opções de cursos oferecidas:

instalador fotovoltaico