Energia solar em Angra dos Reis (RJ): veja tudo o que você precisa saber!

Energia solar em Angra dos Reis

Se você mora em Angra dos Reis deve aproveitar o sol e principalmente no verão, dias bem quentes! Então por que não aproveitar esse clima, dias ensolarados e até mesmo os dias nublados para gerar a sua própria energia? Com um sistema fotovoltaico isso é possível e atualmente é mais fácil do que você imagina! 

Você pode utilizar o simulador de energia solar da Blue Sol e ver o valor aproximado do investimento de um sistema para a sua residência. Entretanto, o único modo de descobrir exatamente sobre os valores para a sua residência, assim como tirar todas as dúvidas, é a partir de um orçamento de energia solar.

Nesse artigo, também abordaremos informações sobre a energia solar em Angra dos Reis – RJ e explicaremos tudo o que você precisa saber sobre essa modalidade de energia sustentável e super econômica. Quer saber mais sobre isso? Então não deixe de conferir esse texto!

Boa leitura!

Primeiro passo: entenda como funciona a energia solar

Se você deseja adquirir um sistema fotovoltaico na cidade de Angra dos Reis, você  vai precisar entender inicialmente como ele funciona e é válido dizer que mesmo em dias com nuvens e sem muito sol aparente ocorre a geração de energia.

Ou seja, haverá geração de energia tanto em locais ensolarados quanto em locais sem muito sol. No entanto, é claro que em um local de clima e sol como Angra dos Reis, a geração de energia é ainda maior.

Bem, a geração de energia se inicia com a captação solar nos painéis solares, mas a quantidade de painéis para gerar energia suficiente para sua casa varia de acordo com muitas questões. Caso você se pergunte  “quantos painéis solares é preciso para uma residência?” Saiba que apenas com um orçamento de energia solar você terá a resposta exata para essa questão. 

Após a captação dos raios, é a vez do inversor trabalhar. A energia gerada pelos painéis passa então pelo inversor e apenas nesse momento ela estará pronta para ser utilizada. Mais adiante, nas características de cada componente, você entenderá o motivo.

De antemão, é importante que você saiba que o montante de energia gerada diariamente é maior do que o que é consumido durante esse mesmo dia. Por conta disso, o excesso de energia gerada é injetado na rede distribuidora local, garantindo créditos energéticos para a residência.

Quer saber mais sobre eles? Confira o tópico abaixo!

Saiba o que são e como funcionam os créditos energéticos

Os créditos energéticos são parte fundamental de um dos grandes diferenciais da energia solar: a economia! Basicamente, os créditos energéticos funcionam como uma espécie de compensação garantida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

Esses créditos são resultado do excesso de energia gerada ao longo do dia. Após o dia, essa energia vai para a Enel Rio (no caso de Angra) e é necessário realizar a contabilização de tudo que você gerou que foi para lá.

É que a geração de energia ocorre apenas durante o dia, quando há a captação de raios solares. Com isso, é necessário usar a energia da Enel durante à noite.  

Porém, não se preocupe. Isso não quer dizer que você pagará duas vezes e que o sistema não vale a pena. É justamente o contrário, pois o consumo da noite ainda será subtraído pelos créditos energéticos!

De fato, você precisará pagar pela energia utilizada da rede, mas a energia não utilizada durante o dia se tornará crédito energético. Por fim, os créditos energéticos adquiridos durante o dia serão subtraídos da conta do final do mês. No final das contas, você pode chegar a atingir até 95% de economia com todo o processo do sistema solar.

Para entender melhor como funciona a energia solar, veja o vídeo:

Conheça os componentes de um sistema fotovoltaico

Apesar de ter entendido como funciona um sistema fotovoltaico, saiba que há muitos componentes por trás desse sistema de geração de energia.

Até agora, se você ainda não sabia, você já pôde aprender como funciona o sistema e qual o papel do painel solar na captação dos raios e geração de energia. De fato, esse é o principal componente do sistema, mas apenas ele não é suficiente para gerar a energia para sua casa.

Como visto, logo após passar pelos painéis, a energia precisa passar pelos inversores. Essa passagem não é facultativa e sem o inversor, você não vai conseguir utilizar a luz ou os eletrodomésticos de sua casa.

Acontece que a energia advinda dos painéis não tem o padrão necessário para atender os seus dispositivos. Por isso, é necessário ter um inversor. Ele é responsável por alterar a corrente do sistema de contínua para alternada. Apenas assim é possível ligar tudo dentro de casa.

 Além dos painéis solares, que também podem ser conhecidos como placas solares e o inversor, há outros componentes importantes no sistema. São eles:

  • Caixa de junção/string box;
  • Cabeamento e;
  • Suportes para painéis solares.

A caixa de junção, também chamada de ‘’string box’’, é a parte do sistema responsável por proteger o sistema como um todo em caso de curtos elétricos. 

Muito embora curtos como esses não sejam frequentes, é indispensável pensar na proteção e segurança do seu sistema e da sua casa.

Já o cabeamento consiste em toda a fiação, conectores e fios responsáveis pela ligação elétrica dos equipamentos do kit de energia.

Por fim, os suportes para placas solares, como o próprio nome diz, irão servir para sustentar os painéis solares. 

O suporte pode ser tanto uma estrutura com trilhos para colocar as placas no telhado ou ainda um equipamento com altura adequada para quando as placas precisarem ser colocadas no solo.

Clique aqui e simule quanto custa instalar energia solar e gerar sua energia

Por que ter um sistema solar em sua residência?

A energia solar é comumente associada à economia, pois essa é realmente uma das suas grandes vantagens. No entanto, a energia solar está longe de ser só isso. Há aspectos como sustentabilidade, autonomia e liberdade que te trazem ainda mais benefícios. Confira abaixo:

Investimento e retorno financeiro

O custo de energia é para toda a vida, então querendo ou não, temos que pagar. Então por que não investir em um sistema que te garantirá economia com relação aos valores pagos? A maioria das simulações em nosso site apresentam um retorno do seu investimento que pode vir em 3 anos! Além disso, a depender das condições, o valor da economia gerada pelo sistema fotovoltaico na conta de luz pode ser maior do que a parcela paga no financiamento!

Ademais, você estará produzindo a sua própria energia, então ficará livre de inflações energéticas, bandeiras, etc. É fácil entender por que tanta economia, não é? Por isso, faça um orçamento, avalie as possibilidades e no final das contas você verá como vale a pena dar início ao seu financiamento de energia solar!

Fonte de energia renovável

Mais do que uma escolha para a sua casa, optar pela energia solar é também uma maneira sustentável de levar a vida! A energia solar é uma das fontes de energias renováveis disponíveis no mercado!

Ao produzir a sua própria energia, você também ajuda na diminuição de CO2 da atmosfera, o que equivale a plantação de diversas árvores (varia de acordo com cada sistema)!

O kit de energia solar tem alta vida útil

Um outro benefício desse sistema é que após a instalação do sistema de energia solar, você não precisa se preocupar com manutenções frequentes e troca de aparelhos. O kit de energia oferece uma das maiores vidas úteis do mercado!

São cerca de 15 anos ou mais de uso dos inversores fotovoltaicos enquanto as placas podem ultrapassar os 25 anos! Para isso, basta ter a orientação adequada para conseguir um equipamento de boa qualidade e com garantia de fabricação.

Passo a passo para ter energia solar em Angra dos Reis (RJ)

Confira o passo a passo:

Realize um orçamento

O primeiro passo é realizar o orçamento de um sistema fotovoltaico e com isso a Blue Sol pode te ajudar. Somos uma empresa consolidada no mercado pela satisfação dos clientes e qualidade no serviço.

São mais de 12 anos no mercado com uma soma de mais de 6.000 sistemas vendidos!

Ao levar tudo isso em consideração, você pode ter segurança na hora de fechar o negócio. Conte conosco!

Receba sua proposta

Ao buscar por nós para fazer o orçamento, aproveite para tirar todas as suas dúvidas relativas ao sistema, instalação, etc. 

Em seguida, veremos quais são as melhores condições de pagamento que te atendem de maneira justa e confortável. 

Faremos uma avaliação em que nossa equipe técnica irá até a sua residência para coletar as informações necessárias para a elaboração do projeto executivo. 

Nossos técnicos poderão te instruir corretamente a respeito de todos os trâmites da instalação, assim como identificar o melhor local para posicionar a estrutura.

Etapa de documentação de acesso à rede

Nessa etapa, será feito o contato com a Enel Rio para notificá-la da instalação do sistema e averiguar a documentação de acesso à rede. Isso é uma provisão nossa, então saiba que não haverá burocracias para você.

Depois disso, você só precisará nos receber para realizar a obra, que pode durar no máximo 4 dias com 3 funcionários nossos, é realmente rápido.

Por último, a distribuidora Enel visitará o local com os técnicos da rede para avaliar a estrutura e aprovar a versão final do projeto.

Após isso, o sistema é conectado à rede e o relógio de força é substituído por um modelo bidirecional. 

O que você está esperando? Não perca mais tempo e faça esse grande investimento para a sua vida!

Simule agora e tenha uma ideia de quanto você pode economizar!

Clique aqui e simule quanto custa instalar energia solar e gerar sua energia