Energia Solar em Barbacena: entenda como funciona, quais as vantagens e como ter!

Energia solar em Barbacena

Você sabia que Minas Gerais é o estado do Brasil que mais utiliza energia solar? Essa modalidade de energia se tornou uma tendência entre os mineiros e agora também existe energia solar em Barbacena – MG.

O que é bom precisa ser compartilhado e cada vez mais as pessoas vão incentivando seus vizinhos e conhecidos a adquirirem um sistema fotovoltaico. A Blue Sol está presente em diversas cidades do estado mineiro e vem contemplando boa parte dessas pessoas que estão mais do que satisfeitas com a energia solar.

Afinal, são muitos benefícios ganhos ao abandonar o modelo mais tradicional de energia para produzir a sua própria e economizar muito com isso. Ao longo desse texto você pode conhecer as vantagens de investir em um sistema que é totalmente sustentável e que funciona através de uma fonte de energia renovável!

Confira o texto na íntegra e saiba tudo o que você precisa para bater o martelo nessa grande decisão para a sua vida!

Caso deseje, clique no botão abaixo e faça agora mesmo um orçamento gratuito com a Blue Sol:

Conheça os componentes de um kit de energia: o que faz um sistema fotovoltaico funcionar? 

É importante conhecer as partes do sistema, afinal, o que faz com que tudo seja possível? O que irá gerar energia para a sua casa? Confira agora os papéis dos painéis solares, inversores fotovoltaicos, suportes para painéis, cabeamento e caixa de junção.

Painéis solares

Os painéis, também conhecidos como placas solares ou também como módulo fotovoltaico, são a parte mais visível do sistema. Em geral, as pessoas identificam um sistema fotovoltaico ao verem essas placas nos telhados das casas ou mesmo nos solos.

A função desses painéis? Uma das mais importantes: são eles que geram a energia que a sua casa irá usar. No entanto, apenas o seu papel não é suficiente. Conheça o que faz o inversor solar.

Inversores fotovoltaicos

Além dos painéis, um sistema precisa ter inversores solares, pois eles complementam a geração de energia quando alteram o seu padrão de energia. Entenda: quando os painéis geram energia através do sol, ela ainda não está pronta para ser utilizada.

Antes disso, o inversor precisa fazer a conversão da corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA), que é o tipo suportado pelos  eletrodomésticos.

Além disso, o inversor garante que a energia não utilizada (a que sobra ao final do dia) seja redirecionada para a concessionária de energia da cidade (você irá entender mais sobre isso adiante).

Suporte para painéis

Uma vez que você conheceu os 2 componentes fundamentais para a geração de energia, está na hora de conhecer os acessórios. Começando pelos suportes para painéis, são eles que dão a sustentação que as placas precisam para receber os raios.

Além disso, se os painéis estiverem no telhado, os suportes garantem que eles estejam fixos e seguros.

Cabeamento

Todo sistema precisa de conexão e essa parte fica com os fios do sistema fotovoltaico que fazem toda a ligação entre os equipamentos, a residência e a rede. 

Caixa de junção

Por fim, mas não menos importante, a caixa de junção, ou string box, é responsável pela segurança do sistema. Em casos em que há algum tipo de curto circuito ou interrupção da energia por alguma razão, o sistema não é afetado.

É válido dizer que muito embora esse seja um item importante do kit de energia, quedas de energia e curtos circuitos não são nada comuns. Na realidade, eles são bem raros, mas é preciso se precaver e por isso, existe a caixa de junção.

Como funciona o sistema fotovoltaico para gerar energia para a residência?

Saber como a energia solar funciona vai te ajudar a entender também todas as vantagens de fazer a instalação de um sistema como esse. Neste tópico, explicamos de maneira rápida como tudo ocorre e em seguida, você pode conferir um vídeo ilustrativo para entender melhor.

Basicamente, os painéis solares captam os raios do sol e geram energia. Essa energia é direcionada até o inversor que altera o padrão de energia que logo em seguida, é enviado para a casa e já pode ser utilizado.

Simples assim? Simples assim! Com energia solar é tudo muito prático e o que é complexo e até burocrático, a Blue Sol cuida para você. Confira o vídeo e tire a prova:

Créditos Energéticos 

Você deve ter percebido que o vídeo cita “créditos energéticos”, mas talvez você não tenha entendido o significado. Bem, os créditos energéticos podem ser entendidos como uma modalidade resultante do processo de geração de energia sempre que você e sua família não consomem toda a energia gerada pelo sistema.

Essa modalidade surgiu em 2012, com a aprovação da Resolução Normativa 482 da Aneel. De acordo com a norma, o produtor de energia solar pode injetar o excedente do sistema fotovoltaico na rede da distribuidora.

Então você estará cedendo sua energia para a concessionária da cidade, que nesse caso é a Cemig. Da mesma maneira, durante à noite, quando o sistema naturalmente não gera energia devido à falta de incidência solar, você poderá utilizar energia da rede.

Ao final do mês, tudo o que você emprestou para a rede será abatido do valor que você utilizou dela… Ficou fácil de entender? Os créditos energéticos garantem a sua economia junto à rede.

Esse é apenas mais um dos motivos para que você possa ter até 95% de economia com um sistema como esse! Conheça mais alguns abaixo!

Razões para optar pela energia solar em detrimento do modelo convencional de consumo de energia

Provavelmente você e sua família passaram muitos anos pagando pela energia para distribuidoras. Afinal, todos precisam de luz e energia, então esse é um gasto vitalício. Devido a esse costume, pode ser difícil ou hesitante abrir mão do que aparentemente todo mundo está fazendo.

No entanto, cada vez mais as pessoas têm aderido à geração própria através do sistema fotovoltaico e têm aproveitado muito as vantagens disso. Separamos algumas delas para te incentivar:

Economia na certa!

Como dito, você pode chegar a economizar quase 100% do valor que você paga atualmente com energia. A porcentagem exata varia de pessoa para pessoa, caso para caso, mas uma coisa é certa: ninguém fica sem uma economia drástica!

Sem falar que essa economia pode vir bem rápido, ok? Existe paybacks (retornos financeiros) que ocorrem a partir de 3 anos de uso do sistema! Ademais, o valor da parcela do kit de energia pode ser inferior ao que você paga mensalmente para a distribuidora.

É um mundo totalmente novo gerando a sua própria energia e pagando menos por isso!

Clique aqui e simule quanto custa instalar energia solar e gerar sua energia

Equipamentos com longa vida útil

Os componentes do sistema fotovoltaico foram desenvolvidos para resistir às condições do tempo, como sol, chuva, ventanias, tempestades, entre outros fatores adversos. Isso garante que a sua usabilidade seja aproveitada ao máximo.

Isto é, você não vai precisar investir mais dinheiro na manutenção do kit ou das peças dele, pois a durabilidade dos componentes é altíssima! Por exemplo, um painel solar bem cuidado pode produzir energia em 100% da sua eficiência por 25 anos.

Então é possível passar o imóvel de geração ou até mesmo revendê-lo sem precisar fazer sequer uma manutenção em seus painéis! Fora que outros itens também têm grande vida útil, como os inversores.

Bastando apenas que você dê o primeiro passo e invista no seu kit de energia inicial. A quantidade de painéis varia entre cada sistema, de acordo com o nível de consumo, índice de incidência solar, etc. Porém, independentemente do que você precise investir, o retorno é garantido, a começar pela durabilidade!

Passo a passo para ter energia solar em sua casa em Barbacena – MG!

Ficou interessado em ter um sistema de energia solar e garantir todas as suas vantagens? Então aí vai mais uma boa notícia: com a Blue Sol é possível fazer um financiamento de energia solar.

É isso mesmo, você pode ter essa revolução e financiá-la para pagar da melhor forma que lhe contemplar. Saiba como: 

1º passo: Realize o orçamento

Ao falar com a Blue Sol, você terá o melhor atendimento, as melhores condições de pagamento e a garantia de contar com uma parceira com anos de experiência no mercado.

Os nossos orçamentos levam em consideração aspectos como viabilidade técnica, financeira, potencial de economia do futuro sistema solar são analisados.

Faremos o orçamento de maneira personalizada e com poucas informações teremos tudo o que você precisa saber.

2º passo: Criação do projeto

Contrato fechado? Maravilha! O próximo passo será preparar um projeto exclusivo de acordo com as especificações da sua residência.

Após a elaboração, o projeto final deve ser enviado para a aprovação por parte da distribuidora de energia.

3º passo: Instalação 

Com a aprovação da Cemig, podemos colocar o projeto em prática e precisaremos que você receba alguns de nossos técnicos para começarmos a instalação. Ao todo, o processo dura uns 3 dias.

4º passo: Ativação 

Tudo pronto, agora precisamos aguardar que a Cemig averigue o projeto final e o aprove para ligarmos o sistema. Os técnicos da distribuidora irão trocar o medidor de energia para um com modelo bidirecional a fim de contabilizar os créditos energéticos.

Depois disso, é só aproveitar a sua economia! O que você está esperando? Simule quanto em média custaria o seu sistema e conte conosco!

Clique aqui e simule quanto custa instalar energia solar e gerar sua energia