Com o preço de tantos itens subindo, qualquer economia se torna indispensável para as contas do fim do mês, não é mesmo? Bem, e se contássemos que é possível economizar não apenas um pouquinho, mas quase 100% do valor que você paga hoje em energia, você acreditaria? Com a energia solar em Cravinhos – SP isso já é realidade!
Muitas pessoas duvidam, mas a Blue Sol, que já entregou mais de 6000 sistemas de energia solar em todo o Brasil, mostra que é possível! Se você quer entender mais sobre isso e aproveitar também a oportunidade de fazer verdadeiros investimentos com o dinheiro que irá economizar, não deixe de conferir esse artigo!
Nele, é possível entender tudo sobre a energia solar e sobre como ela pode mudar a vida de quem mora em Cravinhos – SP e quer utilizar os raios solares para gerar energia para a própria casa!
Incrível, não é mesmo?
Faça o seu próprio orçamento clicando no botão abaixo e veja como seria um sistema especialmente projetado para as suas necessidades!
Como funciona a energia solar? Saiba agora!
Saber como os sistemas de geração de energia solar funcionam te ajudarão a entender como acontece toda a economia. Eles também são chamados de sistemas fotovoltaicos e funcionam através de fonte de energia totalmente renovável: o sol.
O funcionamento da energia solar começa com a captação dos raios solares por meio dos painéis solares. São eles que convertem a luz solar em energia elétrica.
Cada residência tem sua própria quantidade de painéis utilizados no sistema residencial. Isso varia bastante e depende muito do nível de consumo de cada casa, além do alcance de raios solares sobre os painéis, etc.
Depois da geração de energia pelos painéis, eles precisam passar pelo inversor fotovoltaico, um equipamento indispensável para que a energia sirva para as casas.
Acontece que a energia gerada pelos painéis não tem o padrão necessário para que eletrodomésticos funcionem e nem luz seja fornecida. O inversor é responsável por convertê-la para o padrão de uso residencial.
Assista o curto vídeo que nós da Blue Sol desenvolvemos para você e entenda o funcionamento de maneira ilustrada.
Outras informações importantes
Há outros pontos importantes a respeito da energia solar que você deve saber. O primeiro deles é que, naturalmente, sem sol não há geração de energia, então isso quer dizer que durante à noite o sistema fotovoltaico não envia energia para a sua casa.
Para suprir a demanda noturna, é necessário contar com a energia da CPFL, porém não se preocupe, sua economia ainda está garantida! Deve-se pagar uma taxa mínima pelo uso do serviço, além do que for utilizado, no entanto, ainda haverá um abatimento no valor final.
Você deve ter visto no vídeo que aparecem créditos energéticos, correto? Bem, esses créditos são a unidade que contabiliza a energia que o sistema fotovoltaico envia para a rede concessionária.
Entenda: o sistema geralmente produz mais energia do que a casa consome, então ao final do dia, o excesso é enviado para a rede e são contabilizados os créditos energéticos. Ou seja, valores equivalentes ao que você está cedendo a rede da energia que você gerou!
Esse é um esquema de compensação garantido pela Resolução Normativa 482 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).
No final das contas, você ainda produzirá sua própria energia, compensará a que utiliza da rede e terá mais dinheiro no bolso!
Quais são os componentes do kit fotovoltaico?
Você conheceu os painéis solares (que são popularmente chamados de placas solares devido aos seus formatos), assim como o inversor e sua função de converter o padrão de energia da corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA). Saiba que além disso, é o inversor fotovoltaico que envia a energia em excesso para a CPFL e garante os créditos energéticos!
Bem, mas esses não são os únicos componentes importantes! Abaixo listamos outros itens que fazem parte do sistema de energia solar para que você se familiarize no momento da instalação. Confira:
- Caixa de junção ou string box: tem como função proteger o seu sistema contra surtos de energia que podem acontecer em momentos de instabilidade. Dessa forma, sempre que houver sobretensão ou sobrecorrente no seu sistema, a caixa de junção funcionará como uma espécie de barreira, o que costuma ser raro, mas é uma medida de prevenção necessária.
- Cabeamento: o kit conta com cabos específicos e seguros, especialmente desenvolvidos para suportar a energia que passa por eles.
- Suporte para painéis solares: por fim, os suportes são utilizados para fixar os painéis nos locais de exposição ao sol, que podem variar de acordo com o local de fixação das placas. Os suportes podem ser altos para fixar as placas no solo ou horizontais apenas para segurá-las no telhado ou outro local alto.
Razões para ter energia solar em Cravinhos – SP
Quem pensa que São Paulo não tem sol o suficiente para gerar energia através dele está enganado. Principalmente ao considerar que existe geração de energia mesmo nos dias mais nublados, afinal, o sol está presente!
No entanto, para convencer ainda mais de que um sistema fotovoltaico é um investimento e tanto, separamos alguns dos principais benefícios de se ter energia solar em Cravinhos – SP ou em qualquer lugar do Brasil. Um sistema fotovoltaico te garante:
Liberdade diante das grandes redes concessionárias de energia
Você terá imunidade energética diante de crises, inflações e oscilações de preço que todo mundo que paga energia de maneira convencional precisa pagar! Uma das maiores reclamações dos brasileiros é sobre a taxação excessiva e flutuações na cobrança das distribuidoras de energia… Com razão não é?
A geração de energia da sua residência se torna independente da distribuidora e ninguém precisa depender ou mesmo ser acometido pelas crises energéticas que comumente acontecem.
Retorno financeiro garantido
Um dos principais motivos para que a energia solar esteja crescendo tanto no Brasil, é que o sistema praticamente se paga e em pouco tempo! Tem coisa melhor do que ver que o seu investimento entrega um retorno rápido?
Pois é! Há casos em que em apenas 3 anos de sistema, ele já consegue devolver o retorno do investimento! Isso, é claro, quando as parcelas do financiamento de energia solar, possibilitado pela Blue Sol, não são mais baratas que o valor que você paga mensalmente… Sabia dessa? As vantagens não param!
Simule agora e saiba quanto você precisaria investir aproximadamente por um sistema em sua casa!
Alta vida útil dos componentes do sistema
Você pode achar estranho que o investimento seja assim tão simples e garanta um retorno tão assertivo, mas saiba que nós, da Blue Sol, valorizamos cada centavos que você irá investir.
Por isso, utilizamos os melhores equipamentos do mercado para que você não tenha que se preocupar com manutenções frequentes. Para exemplificar: os nossos painéis solares foram projetados para suportar as condições climáticas adversas.
Um painel solar foi feito para durar cerca de 25 anos, após esse tempo, eles continuarão funcionando, porém com 80% da sua capacidade.
Já o inversor solar pode ter uma vida útil de pelo menos 15 anos. Que tal? Isso quer dizer que um sistema fotovoltaico não te dará dor de cabeça com manutenções custosas e, em geral, só é necessário limpar o sistema de uma ou duas vezes ao ano.
No mais, um sistema como este valoriza o seu imóvel, então em caso de repasse, você pode adicionar um valor para a residência! Afinal, o comprador terá todas as vantagens da energia solar!
Saiba como você pode adquirir um sistema para a sua casa!
Com tantas vantagens, fica difícil não se interessar em energia solar, não é mesmo? Para te ajudar, a Blue Sol montou um passo a passo super simples para você saber como ter um sistema de energia solar personalizado para a sua casa.
Veja só como é fácil:
1º passo: Realize um orçamento
Primeiro, conversaremos e faremos um orçamento personalizado para você, afinal, o orçamento é feito de acordo com as características da localidade, do imóvel e do consumo elétrico.
É através desse primeiro contato que os técnicos poderão ter noção melhor sobre: a viabilidade técnica, viabilidade financeira e potencial de economia do projeto.
Clique abaixo e realize o seu orçamento.
2º passo: Criação do projeto
Uma vez que você aprovou o orçamento, partiremos para a criação do projeto da sua casa. Para isso, os nossos técnicos irão coletar as informações necessárias para montar um projeto que seja perfeito para o consumo da sua residência.
Lembrando que o projeto deve ser bem detalhado e com informações que condizem com a realidade, visto que é necessário enviar essa documentação para a CPFL.
3º passo: Instalação do sistema
Após a aprovação da CPFL, é chegado o momento tão esperado: a instalação dos componentes.
Nessa etapa, a equipe especializada da Blue Sol comparecerá na sua residência, devidamente identificada e com todos os componentes do kit de energia solar.
Geralmente, são necessários 3 técnicos trabalhando por 2 dias para finalizar toda a instalação e verificação.
4º passo: Conexão
Logo após a instalação, é necessário agendar uma visita técnica da CPFL para conferir se a instalação está em conformidade com o projeto previamente enviado.
Com tudo em conformidade, a sua casa receberá um relógio bidirecional para contabilizar os créditos energéticos do seu sistema de energia solar.
Pronto, a partir de agora você estará gerando energia de forma autônoma!