Energia Solar em Fortaleza é Sinônimo de Economia, Oportunidade de Emprego e Sustentabilidade.

Energia Solar em Fortaleza é Sinônimo de Economia, Oportunidade de Emprego e Sustentabilidade.
4.8 (95%) 4 vote[s]

O uso da energia solar em Fortaleza está em alta e, atualmente, a capital cearense ocupa posição de destaque no ranking das cidades que mais usam energia renovável, garantindo o primeiro lugar em todo o Nordeste do Brasil.

Mas, qual o grande diferencial da capital cearense para quem quer aproveitar energia solar?

A resposta é: SOL. Se tem uma fonte de energia em abundância em nosso país é a luz solar. E quem dirá no nordeste, lugar em que a incidência de sol é praticamente o ano todo.

Se você também enxerga a oportunidade de economia e sustentabilidade que os mais de 500 moradores fortalezenses já tiveram ao instalar energia solar fotovoltaica, então vem conferir como a cidade garantiu seu primeiro lugar no ranking.

Um Panorama Atual da Energia Solar em Fortaleza

No cenário geral do Brasil, o aproveitamento da energia a partir de fontes de energia renováveis, mais precisamente a energia solar, registrou uma evolução gigantesca de 2017 para 2018.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), ao final de 2017 o número de imóveis com sistemas fotovoltaicos instalados era de 22.012, já em 31 de dezembro de 2018 essa quantidade saltou para 53.058 consumidores, que aproveitam a economia de produzir a sua própria energia elétrica.

E por representar até 95% de economia no pagamento de energia no final do mês, não é a toa que 77% de todos os consumidores de energia solar do Brasil são residenciais, que lutam todos os meses contra as contas de luz muito altas.

Fatores como a redução do preço da tecnologia solar nos últimos 10 anos e, por outro lado, o aumento constante do preço da energia elétrica, que desde 2012 subiu 499%, são os grandes responsáveis pela crescente busca por economia e sustentabilidade entregues pelas placas solares.

E na capital do Ceará a situação não é diferente; Fortaleza é a campeã em geração de energia solar distribuída no Estado, com mais de 7 megawatts de potência solar fotovoltaica instalada.

E para aumentar a economia de seus moradores “solares”, o Ceará ainda faz parte dos 23 estados do país a conceder a isenção da cobrança do ICMS sobre a energia gerada, fato que eleva ainda mais a rentabilidade do sistema e reduz o seu tempo de amortização.

Quer saber mais sobre a expansão da energia solar no Ceará? É só conferir no artigo completo: O Mercado de Energia Solar em Expansão no Ceará

Funcionamento da Energia Solar Fotovoltaica

Mas, mesmo com essa forte popularização dos telhados solares, muitos ainda não conhecem como funcionam os chamados sistemas fotovoltaicos ou, ainda, acreditam em muitos dos mitos que se ouve por aí sobre a tecnologia.

Para acabar com quaisquer dúvidas ou medos que você possa ter com relação a geração de energia elétrica solar, confira abaixo um vídeo e passo a passo de como funciona a energia solar para casas ou empresas.

  

Como é explicado no vídeo acima, existem 7 passos para a luz do sol ser transformada na energia elétrica que você usa em sua casa ou empresa e gerar a economia na sua conta de luz. Confira:

  1. A luz atinge o agrupamento de placas solares, chamado de painel solar, e é convertida em energia elétrica pelas células fotovoltaicas através do chamado efeito fotovoltaico;
  2. A energia gerada em corrente contínua é então enviada ao inversor solar, que a converte para corrente alternada, padrão utilizado na rede elétrica brasileira;
  3. Do inversor, essa energia é enviada ao quadro de força do imóvel para, então, ser distribuída para todas as suas tomadas;
  4. Essa energia poderá ser usada imediatamente e, caso não exista consumo, o inversor irá enviá-la para a rede do poste da distribuidora, que irá utilizar essa energia para outros fins;
  5. Através de um relógio bidirecional instalado junto ao sistema, essa energia injetada na rede é computada como créditos energéticos, que ficam a disposição do morador por até 5 anos;
  6. Durante a noite, ou em momentos de pouca luminosidade, a energia da rede elétrica é utilizada para suprir, total ou parcialmente, a demanda do imóvel, sendo compensada pelos créditos gerados;
  7. Ao final de todo mês, a distribuidora irá fazer o balanço da energia que foi consumida e injetada da sua rede, informando a quantidade de créditos na conta de luz.

Como os sistemas são projetados e instalados para suprir todo o consumo elétrico de uma casa ou empresa, ao final do mês os créditos gerados sempre serão suficientes para abater a energia que foi consumida da rede, podendo até mesmo gerar excedentes.

Além disso, segundo as regras do segmento de geração distribuída, criadas pela ANEEL em suas resoluções normativas 482 e 687, os créditos excedentes também poderão ser usados em outro imóvel do mesmo titular, desde que ambos estejam dentro da área de concessão da mesma distribuidora.

São 3 modalidades de geração solar distribuída que podem ser adotadas utilizando-se os créditos energéticos, as quais são:

Autoconsumo Remoto

Nessa modalidade, um morador de apartamento sem espaço para a instalação do sistema, mas que tenha uma casa ou terreno em outra localidade, pode instalar o sistema nesse local e utilizar os créditos gerados para abater do que consumiu em seu apartamento. 

Para isso, as duas propriedades devem estar sob a sua titularidade e dentro da área de concessão da mesma distribuidora de energia.

Geração Compartilhada

As regras dessa modalidade ditam que dois ou mais consumidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas, podem se unir através de um consórcio ou cooperativa para a instalação de um sistema gerador e repartir os créditos gerados entre eles para abatimento de suas respectivas contas de luz.

O sistema, no entanto, deverá ser instalado em local terceiro, ou seja, não pode ser na casa de um dos participantes do consórcio, e este local, assim como as propriedades de todos os participantes, devem estar dentro da área de concessão da mesma distribuidora. 

Múltiplas Unidades Consumidoras

Por fim, essa modalidade permite que moradores de um condomínio, seja residencial ou comercial, se unam para a instalação de uma geradora central, que deverá ficar em área comum do condomínio, e seus créditos poderão ser usados para abatimento tanto da energia do empreendimento, como também de cada casa/apartamento.

As regras dessa modalidade exigem que as unidades estejam dentro da mesma propriedade e que o sistema esteja sob a responsabilidade do dono ou administração do condomínio.

Iniciativas que Usam Energia Solar em Fortaleza

Fortaleza é tão propícia para a geração solar que está entre as 20 melhores capitais para gerar energia solar do ponto de vista econômico e do retorno sobre o investimento, também chamado de payback.

Segundo o levantamento feito pela empresa de energia COMERC, Fortaleza é a 16 ª capital brasileira com o payback mais rápido para um sistema fotovoltaico, em média 3,39 anos, prazo muito abaixo da vida útil desses sistemas, que é de 25 anos.

O estudo foi elaborado com base nas tarifas de energia praticadas pelas distribuidoras do país, principal variante na hora de calcular o tempo de retorno sobre o investimento em um sistema de energia solar.

Afinal, a incidência de sol não é o único fator a ser considerado na hora de instalar um sistema de captação de energia solar no seu imóvel.

É preciso um equilíbrio entre as tarifas de energia da distribuidora e a quantidade de watts gerados por metro quadrado.

Quer saber o investimento estimado para um sistema de energia fotovoltaica na sua casa ou empresa + o tempo de retorno sobre o seu investimento?  Use o simulador abaixo:

energia solar porto alegre

Por ser propícia para geração de energia solar, Fortaleza têm recebido vários projetos de instalação de placas fotovoltaicas que visam não só a economia, mas também garantir a produção de energia verde. 

Partindo da prefeitura da cidade, que já abriu no ano passado um edital para a instalação das placas de captação de energia solar em toda rede municipal de escolas.

O projeto visa, claro, reduzir o valor da conta de energia das escolas, que representa 10% do que o Município gasta anualmente com luz elétrica, mas também trazer mais sustentabilidade as instituições e aproximar os jovens para esse tipo de tecnologia.

Mas não é só o Governo. As empresas privadas também já despertaram para os benefícios da geração solar fotovoltaica em Fortaleza e estão mudando a forma como produzem sua energia.

A PagueMenos, uma rede de farmácias cujo centro de distribuição está localizado na capital do Estado, inaugurou em novembro de 2018 seu primeiro parque gerador de energia solar em Fortaleza.

É a única varejista do setor farmacêutico com seu próprio gerador de energia solar, o qual suprirá 30% do consumo médio mensal da sua unidade.

Já o Centro Universitário Unifamentro inaugurou, em novembro de 2018, um novo campus com 660 placas solares no teto e com capacidade de gerar 385 MWh (megawatt-hora) de energia por ano.

Isso equivale a nada menos que o consumo de 65 casas familiares!

Esse, no entanto, não foi o primeiro projeto sustentável do centro educacional, que em 2017 foi reconhecido por instalar 184 placas fotovoltaicas em seu outro campus, também localizado em Fortaleza.

E se você ainda está na dúvida sobre a real viabilidade de ter energia solar na sua residência ou comércio, saiba que financiar um sistema fotovoltaico já é totalmente possível e com pagamentos facilitados.

Separei um artigo especial sobre esse assunto para você, clique e conheça as 9 Melhores Linhas Para Você Obter o Melhor Retorno Financeiro Com o Seu Sistema.

Financiamento de Instalação de Sistemas Fotovoltaicos

De acordo com a divulgação no site oficial do Banco do Nordeste, pessoas físicas já podem acessar recursos do FNE Sol para financiamento de projetos de energia solar com fins residenciais, incluindo moradores de condomínios.

Essa notícia pode ser a chance que você esperava para aliviar o bolso e ainda deixar sua casa mais sustentável com a sua própria produção de energia elétrica!

Os prazos para pagamento podem chegar até 08 anos e você pode fazer o financiamento de até 100% do projeto.

O presidente BNB, Romildo Rolim, explica o seguinte:

“Com essa conquista, completamos o ciclo de atendimento a todos os players interessados em energia sustentável. Faltava apenas pessoa física, mas a partir de agora este público passa a acessar o FNE Sol, com os juros mais atrativos do mercado, a partir de 0,39% a.m. e parcelas equivalentes à redução projetada na conta de energia, após a implantação do sistema de compensação”.

Se você é Fortalezense e quer diminuir a conta de energia, aproveite o sol a seu favor e ainda financie os equipamentos e instalação do seu sistema de energia solar fotovoltaica.

Curso de Energia Solar em fortaleza

E o que acontece com o mercado de trabalho quando surgem novos setores de crescimento?

Mais empregos, mais especializações e novas oportunidades!

Este é o cenário da energia solar no Brasil e o melhor caminho para você conquistar uma vaga no setor solar está na capacitação técnica.

Com os fatores favoráveis para a geração solar em Fortaleza, somado ao incentivo de financiamento recentemente aprovado pelo Bando do Nordeste, a tendência é que os números se multipliquem e que a demanda por profissionais nas áreas de vendas, instalação, distribuição e desenvolvimento de projetos fique cada vez mais intensa e carente de profissionais.

A nossa dica é que você procure cursos de energia solar em Fortaleza e se qualifique!

Onde procurar? Também ficou muito fácil.

Com a consolidação do modelo de ensino a distância (EAD), várias empresas do setor já oferecem cursos online de capacitação técnica em energia solar fotovoltaica.

A Blue Sol é referência nacional em energia solar fotovoltaica, atuando com a comercialização e instalação dos sistemas fotovoltaicos e, além disso, promove o que há de mais necessário para a expansão do consumo de energia sustentável no país: informação, qualificação e incentivo à produção de energia verde.

A empresa, sediada no interior do estado de São Paulo, oferece uma lista completa de cursos técnicos online para a capacitação em todas as etapas do modelo de negócios de energia solar, ou seja: venda, projeto e instalação dos sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica (On-Grid).

Já pensou em ser um projetista de sistemas solares em Fortaleza e aproveitar essa qualificação pro setor que cresce mais de 300% ao ano? Nada mal, não é?

Clique no botão abaixo e conheça a lista completa de cursos da Blue Sol, que já capacitou mais de 13 mil profissionais e parceiros para o mercado de energia solar.

Empresas de Energia Solar Em Fortaleza

O estado do Ceará conta, atualmente, com 65 empresas de energia solar, um número ainda muito baixo em comparação ao público de consumidores da tecnologia fotovoltaica.

A Blue Sol conta com uma unidade franqueada em Fortaleza desde 2017, que atua com a venda e instalação dos sistemas fotovoltaicos e que já entregou economia para centenas de moradores da capital cearense.

Confira um pouco da unidade no vídeo abaixo:

Você, morador em Fortaleza e que não aguenta mais as altas contas de luz, aproveite esta oportunidade de fazer orçamento gratuito pelo botão abaixo:


E então? Gostou do texto acima? Ficou com alguma dúvida ou quer fazer alguma sugestão? Não deixe de escrever nos comentários! Sua opinião é muito valiosa para nós. Até a próxima!