Saiba mais sobre Energia Solar em Gravataí – RS: Quanto custa um sistema fotovoltaico e como adquirir?

energia solar em Gravataí

Está interessado (a) em adquirir um sistema fotovoltaico? Nunca passou pela sua cabeça produzir a sua própria energia? Muitas pessoas pensam que energia solar só é uma modalidade possível para grandes empresas e pessoas com alto poder aquisitivo… Isso é um engano! A energia solar está cada vez mais acessível e a Blue Sol é uma forte contribuinte para isso! Em nosso simulador de energia solar, é possível ter uma ideia de qual seria o seu investimento. No entanto, para saber exatamente sobre os valores você precisará de um orçamento de energia solar.

Neste artigo, esclarecemos alguns pontos a respeito da energia solar em Gravataí – RS, então se você ainda tem dúvidas ou curiosidade, não deixe de conferir! Boa leitura!

Motivos para ter um sistema fotovoltaico

Todo mundo está habituado a pagar pela energia consumida junto à concessionária de energia da própria região. Para largar esse hábito, é necessário ter boas razões para deixar o modo tradicional e aparentemente prático de lidar com essa necessidade que toda casa tem.

Acontece que a energia solar consegue realmente apresentar motivos o bastante para fazer qualquer pessoa mudar do convencional para esse método tão vantajoso. Confira abaixo alguns deles:

Custo-benefício

Já que é para gastar durante toda a vida, que seja o menor valor possível, não é mesmo? Com a energia solar você pode! Atualmente, já são milhares de casas, empresas e pessoas em todo o mundo que utilizam esse modo de geração de energia para escapar de preços altos e da inflação na conta de luz todos os meses.

Sem falar que o retorno do investimento é extremamente rápido, principalmente ao considerar algo que você irá fazer uso todos os meses. A depender do seu caso, o valor da economia gerada pelo sistema fotovoltaico na conta de luz pode ser maior do que a parcela paga no financiamento! No final das contas, a sua economia pode ser de até 95%, é incrível! 

Faça um orçamento, avalie as possibilidades e no final das contas você verá como vale a pena dar início ao seu financiamento de energia solar!

Sustentabilidade

Com a energia solar, você se torna bastante sustentável! Além da economia e dinheiro a mais no final do mês, você coopera e muito com o meio ambiente! A energia solar é uma das fontes de energias renováveis disponíveis no mercado! Sua energia é limpa e garantida!

A depender da quantidade de energia que você produz, a sua geração pode significar inúmeras árvores plantadas e/ou emissões de CO2 reduzidas significativamente!

Valorização de um imóvel

Se você pensa em se mudar em um período de médio a longo prazo e se questiona se investir em um sistema fotovoltaico vale a pena, então não tenha mais dúvida!

Ao realizar a instalação do sistema de energia solar, seu imóvel ganha valor (e é um alto valor agregado!). Afinal, se alguém irá comprar sua casa com o sistema, ela automaticamente terá uma economia considerável e esse é mais um fator que você pode utilizar para atrair eventuais compradores. 

Alta vida útil do sistema de energia solar

O melhor de tudo é que o kit de energia, que será mostrado abaixo, oferece uma das maiores vidas úteis do mercado!

São cerca de 15 anos ou mais de uso dos inversores fotovoltaicos enquanto as placas podem ultrapassar os 25 anos! Para isso, basta ter a orientação adequada para conseguir um equipamento de boa qualidade e com garantia de fabricação.

Componentes do sistema fotovoltaico e suas funções

Veja abaixo informações sobre os painéis solares, inversores, a caixa de junção, cabeamento e também o suporte para os painéis. Todos eles têm um papel diferente e são fundamentais para a geração de energia!

Geração de energia

De imediato, o painel solar é o primeiro equipamento responsável pela geração de energia. É ele que realiza a primeira etapa do processo como você verá adiante e por isso, ele é tão importante.

A quantidade de painéis solares varia de acordo com o nível de utilização de energia de determinada residência, nível de sol que uma casa recebe, entre outros aspectos. Muitas pessoas chamam o painel de placa solar.

Conversão do padrão energia

A energia gerada pelos painéis solares não está imediatamente pronta para servir a sua casa. 

Para conseguir isso, é necessário que o inversor entre em ação! Esse equipamento altera o padrão de energia para que os eletrodomésticos, fios e luzes finalmente liguem.

Em termos técnicos, ele altera o padrão de energia de corrente contínua para alternada!

Segurança do sistema

Adquirir um sistema fotovoltaico é um verdadeiro investimento e por isso, é necessário ter muito cuidado com ele!

Com relação à segurança do sistema, principalmente ao considerar seu alto valor agregado, existe um componente que se chama caixa de junção (ou em inglês string box) e que é responsável por esse quesito.

A caixa de junção entra em ação em casos de curtos elétricos, fazendo toda a proteção do sistema. Apesar de não serem frequentes, é melhor prevenir do que remediar, certo?

Conexão do sistema

Cabos, conectores e fios do sistema: são responsáveis pela conexão e funcionamento dos dispositivos como um todo! O cabeamento faz a interlocução entre a energia gerada e a casa.

Sustentação dos painéis solares

Por fim, mas não menos importante, os painéis solares não devem ser colocados diretamente no solo ou em telhados. Para isso, existem os suportes para placas solares que são a suspensão necessária para posicioná-los para captar os raios de sol.

Esse suporte pode ser tanto uma estrutura com trilhos para colocar as placas no telhado ou ainda um equipamento com altura adequada para quando as placas precisarem ser colocadas no solo.

 

Clique aqui e simule quanto custa instalar energia solar e gerar sua energia

Como funciona a geração de energia solar em Gravataí?

Depois de conhecer os componentes do sistema, que tal entender exatamente como é possível gerar energia a partir do sol? Confira!

É válido que você saiba alguns pontos: 1º é que há geração de energia mesmo em dias nublados e até mesmo chuvosos e com pouco sol. Além disso, cada sistema fotovoltaico demanda uma quantidade diferente de painéis solares.

Isso vai depender muito da quantidade de pessoas na casa, nível de consumo, entre outros fatores. Dito isso, você pode se perguntar: “quantos painéis solares preciso para uma residência?”

Bem, essa pergunta apenas um orçamento de energia solar te responderá com exatidão. Enquanto isso, fique com o total entendimento sobre o funcionamento do sistema:

Lembrando que tudo começa com a captação de raios através dos painéis. A energia então segue para o inversor que precisará converter o padrão da mesma.

Após isso, como em um passe de mágica, a energia estará pronta para servir os seus eletrodomésticos e demais componentes que necessitem de energia em casa!

Tudo é bem básico e você provavelmente ainda terá um excesso de energia que não será utilizada durante o dia e se converterá em crédito energético!

É que o excesso é então injetado na rede distribuidora local, garantindo créditos de energia para a residência.

Entenda mais abaixo.

Créditos energéticos: entenda mais!

Os créditos energéticos são uma espécie de compensação garantida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Eles entram em cena, pois o processo de geração de energia descrito acima ocorre apenas durante o dia, quando há a captação de raios solares e geração de energia elétrica. 

Apesar de que isso não quer dizer que você ficará sem energia durante à noite, realmente fica por conta da distribuidora local, CPFL, garantir energia para a sua casa nesse período. 

Porém, calma! Não se preocupe em gastar mais, afinal, falar de sistema fotovoltaico é falar de economia! Na realidade, o consumo da noite ainda será obtido pelos créditos energéticos!

Lembra do excesso de energia injetado na concessionária? Então, esse montante se tornará créditos energéticos que serão subtraídos da conta do final do mês. A verdade é que muito provavelmente você sempre terá créditos para subtrair no final do mês e sua conta seguirá em economia!

Para entender melhor como funciona a energia solar, veja o vídeo:

 

Como ter um sistema fotovoltaico na sua residência?

Comece fazendo um orçamento!

O primeiro passo para garantir o seu sistema fotovoltaico é fazer um orçamento para ter certeza se sua residência está apta, entender a quantidade de painéis solares, os custos envolvidos, etc.

Para isso, você deve contar com uma empresa qualificada, transparente e comprometida com a entrega de um sistema fotovoltaico de qualidade! Nesse caso, a Blue Sol pode ser a parceira ideal!

Já são mais de 12 anos de experiência e mais de 6.000 sistemas vendidos, temos a qualificação que você precisa para investir em um sistema de energia solar para a sua casa.

Por isso, conte conosco para fazer seu orçamento!

Receba sua proposta

Em seguida, se prepare para receber uma proposta completa, detalhada e também para entender tudo o que você ainda precisa saber, pois iremos tirar todas as suas dúvidas relativas ao sistema, instalação, etc. 

Veremos também quais são as melhores condições de pagamento para que você invista no sistema sem preocupações e de maneira justa e confortável. 

Também haverá uma avaliação em sua casa por parte de nossa equipe técnica a fim de coletar as informações necessárias para a elaboração do projeto executivo. 

Nossos técnicos poderão te instruir corretamente a respeito de todos os trâmites da instalação, assim como identificar o melhor local para posicionar a estrutura.

Etapa de documentação de acesso à rede

Nessa etapa, todos os documentos precisarão ser arranjados, é a etapa mais burocrática do processo, mas deixe conosco para agilizar. Será feito o contato com a CPFL para a notificar a instalação do sistema e averiguar a documentação de acesso à rede.

Após a documentação, você só precisará nos receber para realizar a obra. O projeto inteiro pode durar no máximo 4 dias com 3 funcionários nossos, é realmente muito rápido.

Por fim, a CPFL fará uma visita à sua casa com os técnicos da rede para avaliar a estrutura e aprovar a versão final do projeto.

Após isso, o sistema é conectado à rede e o relógio de força é substituído por um modelo bidirecional. Pronto!

O que achou? Viu só como é fácil economizar com qualidade de serviço?

Não perca mais tempo e faça esse grande investimento para a sua vida!

Simule agora e tenha uma ideia de quanto você pode economizar!

Clique aqui e simule quanto custa instalar energia solar e gerar sua energia