Você já pensou em ter energia solar em sua casa? Com o simulador de energia solar da Blue Sol, é possível ter uma ideia bem aproximada de quanto seria o seu investimento. Entretanto, o único modo de descobrir exatamente sobre os valores para a sua residência, assim como tirar todas as dúvidas, é fazendo um orçamento de energia solar. Se você é morador de Ijuí e está pensando sobre esta modalidade de energia, então podemos te ajudar!
Nesse artigo abordaremos informações sobre a energia solar em Ijuí – MA, então se você quer entender um pouco sobre isso, não deixe de conferir esse artigo!
Boa leitura!
Como ocorre o funcionamento da energia solar em Ijuí – MA?
Bem, não há variação de acordo com a cidade, mas sim de acordo com as características de cada residência. É possível que vizinhos de porta tenham condições totalmente diferentes de sistemas fotovoltaicos, como posição dos painéis solares, quantidade dos mesmos, quantidade de créditos energéticos acumulados, etc.
Tudo isso, você ainda vai entender! Com relação à quantidade de placas solares, você pode se perguntar “então quantos painéis solares preciso para uma residência?” Contudo, a resposta certa dependerá de um orçamento de energia solar que você pode fazer.
Afinal, é possível que casas próximas precisem de quantidades diferentes de placas solares devido ao nível de consumo, entre outras influências.
Funcionamento da modalidade
Tudo começa com os painéis solares através da captação dos raios. Eles captam esses raios e transformam-os em energia solar!
Simples assim?
Bem, apesar de simples, não é apenas isso que garante a energia da sua casa. Antes de passar por outro componente do sistema, essa energia ainda não está apta a ser utilizada em sua casa.
Antes disso, essa energia passará pelo inversor, responsável por converter o padrão de energia para o que é utilizado em nossas casas. Em termos técnicos, ele converte o padrão de corrente contínua para corrente alternada.
Só então é que a energia pode ser utilizada durante todo o dia, conforme existam raios solares a serem captados (e eles estão presentes mesmo em dias chuvosos, ok?).
Créditos energéticos: entenda o que são e como impactam na energia solar
Como visto, o funcionamento do sistema fotovoltaico é bem básico, mas ainda existem outros pontos que você precisa saber e considerar. Bem, primeiro você deve saber que se só existe geração de energia durante a presença de raios solares, durante à noite não há geração de energia.
Com isso, como ficam os eletrodomésticos e tudo o que precisa de energia durante à noite? Ficar sem energia pode prejudicá-los? Bem, tenha calma!
Ninguém disse que você ficará sem energia durante à noite. Na realidade, o que irá acontecer é uma parceria com a concessionária de energia da sua cidade.
Normalmente, o montante de energia gerada é maior do que o que é consumido, mas ele não é perdido! Em vez disso, o excesso de energia é então injetado na rede distribuidora local, garantindo créditos energéticos para a residência.
Essa é uma compensação garantida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) que fará com que o valor utilizado em sua residência durante esse período de todo o mês seja compensado com os créditos que sua casa gerou para a concessionária.
De fato, você precisará pagar pela energia utilizada da rede, mas o valor será abatido de acordo com os créditos energéticos gerados durante o dia.
Para entender melhor como funciona a energia solar, veja o vídeo:
Partes de um sistema fotovoltaico: conheça cada uma delas
Apesar de simples, o funcionamento do sistema depende de partes extremamente importantes para funcionar de maneira adequada. Quase todas são imprescindíveis. É verdade que é possível ter energia solar sem a caixa de junção, mas é bem melhor contar com ela no seu sistema.
Conheça abaixo cada uma das partes e entenda o porquê:
- Painéis solares;
- Inversores fotovoltaicos;
- Caixa de junção;
- Suporte para placa solar e;
- Cabeamento.
O painel solar faz a captação dos raios para gerar energia e é o primeiro dispositivo a funcionar no sistema. A sua quantidade varia de acordo com a necessidade e consumo da residência.
Além dos painéis solares, que também podem ser chamados de placas solares, você entendeu o que é o inversor, um equipamento fundamental para a usabilidade da energia. Ele converte o padrão de energia para o que será utilizado em casa.
Além desses dois, existe a caixa de junção, uma espécie de segurança do sistema. Ela irá proteger o sistema por inteiro. Lembrando que apesar dessa proteção, curtos não são comuns em um sistema como esse.
Os suportes para placas solares farão a sustentação dos painéis e garantirão que eles fiquem em um bom local para receber boa margem de sol durante o dia!
Por fim, mas não menos importante, existem os cabos e fios responsáveis por toda a ligação do sistema!
Como é possível ter energia solar em Ijuí – MA?
Confira como mudar a sua vida e o modo de ter energia em casa com os passos abaixo.
1º passo: orçamento
Solicite o seu orçamento junto à Blue Sol, uma empresa experiente e preocupada com o público, te ajudaremos como precisar!
2º passo: analise sua proposta
Com uma proposta em mãos, conversaremos sobre o método, sobre as suas condições de pagamento e também o melhor para fecharmos negócio! Também enviaremos nossa equipe técnica à sua casa para coletar as informações necessárias para a elaboração do projeto executivo.
3º passo: documentação e mãos à obra!
Gostou da proposta? Vamos colocar a mão na massa! Ficaremos com a parte burocrática, além de iniciar a revisão de tudo o que será feito para atendê-lo da melhor maneira!
Com toda a papelada pronta, a obra pode levar até 4 dias. Em seguida, os técnicos da concessionária de energia irão avaliar a estrutura para dar a aprovação final do projeto.
Após isso, o sistema é conectado à rede e o relógio de força é substituído por um modelo bidirecional.
Por que ter um sistema fotovoltaico?
Separamos uma lista de motivos que te farão pensar como pode valer a pena dar início ao seu financiamento de energia solar e mudar de vida.
Bem, o primeiro deles é que a energia solar é uma das fontes de energias renováveis disponíveis no mercado! Isso quer dizer que você estará sendo super ecológico e ainda gerando a própria energia!
Além disso, o fato de você instalar um sistema fotovoltaico em sua casa vai agregar valor ao seu imóvel. Isso é ótimo, principalmente se você desejar vendê-lo futuramente! Por ter investido nele, ficará mais justo aumentar também o valor final do seu imóvel!
Ah! Como se já não fosse o bastante, o kit de energia solar (com todos os componentes do sistema) tem uma vida útil extremamente alta! Isso quer dizer que após a instalação do sistema de energia solar, você não precisa se preocupar com manutenções frequentes e troca de aparelhos. São cerca de 15 anos ou mais de uso dos inversores fotovoltaicos enquanto as placas podem ultrapassar os 25 anos!
Realize o seu orçamento com a Blue Sol
Após conhecer mais sobre o método, suas vantagens, funcionamento, etc. está na hora de você dar o primeiro passo para a mudança de vida! Escolha energia solar, escolha a Blue Sol!
Fale conosco e conquiste este universo gerando sua própria energia!