Energia solar é uma fonte de energia renovável que contribui e muito com a sustentabilidade. Cada vez mais essa modalidade de geração de energia vem sendo aproveitada por empresas que se importam com o meio ambiente e também se beneficiam com as próprias vantagens do sistema fotovoltaico.
No entanto, não são apenas empresas que têm sido sustentáveis e aproveitado as características da energia solar. Agora, é mais do que comum, bem como uma tendência, que residências façam parte também da comunidade que gera e consome energia de maneira sustentável.
O melhor de tudo é que é possível ter uma economia de até 95% (isso mesmo, quase 100%) no final das contas. Retorno rápido, equipamentos de alta durabilidade e muito mais.
Quer saber mais sobre as vantagens da energia solar? Nesse artigo, além de falar sobre elas, explicamos como funciona a geração de energia, o que compõe o sistema fotovoltaico e também te mostramos como você pode simular o valor de um sistema ou mesmo orçar de maneira personalizada e completa junto com a Blue Sol.
Sim! A energia solar em Jaguariúna – SP já é uma realidade e você não pode ficar de fora. Confira o texto na íntegra e tenha certeza de que esse é um excelente investimento para a sua vida. Boa leitura!
Entenda o funcionamento de um sistema de energia solar
Muitas pessoas já conhecem o método de geração de energia, mas poucos sabem de fato como funciona um sistema fotovoltaico. Por isso, neste tópico pretendemos esclarecer tudo para que não restem dúvidas.
Ah, e não se preocupe, é tudo bem fácil de entender e ainda fizemos um vídeo exclusivo para mostrar de maneira ilustrada como tudo acontece. Veja o vídeo e depois entenda etapa por etapa:
Deu para entender como o sistema gera energia? Tudo começa com a captação de raios através dos painéis de energia solar (as placas que estão localizadas no telhado da casa no vídeo). Esses painéis também podem ficar no solo, isso depende do seu projeto, bem como da quantidade de painéis solares que você precisará.
A função dos painéis é gerar a energia e, em seguida, enviá-la para o inversor solar. Esse equipamento atuará para tornar o padrão de energia gerado equivalente ao utilizado em casa.
Depois de passar por ele, tudo já pode ser ligado normalmente. Esse processo ocorre enquanto houver incidência solar.
Créditos energéticos: conheça essa modalidade
O que você pode estar se perguntando é o que acontece durante à noite já que não há sol… Calma, você não ficará sem energia, pois haverá uma espécie de parceria com a rede distribuidora de energia da cidade, a CPFL Santa Cruz, para que ela forneça energia no período da noite.
Não se preocupe em pagar dobrado, lembre-se que a energia solar promete e entrega até 95% de economia. Isso acontece devido ao processo de compensação de energia que você também deve ter notado no vídeo com a denominação de “créditos energéticos”.
É que por mais que você vá pagar pelo o que consome à noite, você também irá garantir energia para rede. Entenda: seu sistema quase sempre produzirá mais energia do que você e sua família irão consumir. Esse excesso é então injetado na rede distribuidora.
Com isso, de acordo com a Resolução Normativa 482 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) de 2012, o valor que você terá que pagar pelo consumo noturno será abatido de toda energia que você concedeu à rede com o excesso, os chamados créditos energéticos!
Conheça tudo o que compõe um sistema de geração de energia solar
Você já conheceu os painéis solares e também parte da função dos inversores. Os painéis – que são comumente chamados de placas solares – dão início a tudo, mas é necessário contar com o restante dos componentes para que a geração seja completa e o sistema siga em pleno funcionamento.
Confira abaixo outros equipamentos e funções do sistema fotovoltaico:
Inversor fotovoltaico
Além de modificar o padrão de energia solar (de corrente contínua para corrente alternada), o inversor também tem um papel importante com relação à modalidade de créditos energéticos.
É que é ele que faz o direcionamento dos créditos energéticos para a distribuidora de energia. Ou seja, esse equipamento será responsável pelo abatimento do valor final que você precisará pagar para a CPFL Santa Cruz. Viu só como ele é importante?
Caixa de Junção
A caixa de junção é outro equipamento fundamental. Aliás, o sistema fotovoltaico é extremamente completo e cada detalhe seu é pensado para oferecer tudo de bom para você e sua família.
Também chamada pelo termo em inglês “string box”, a caixa de junção vai garantir que o seu sistema atue sem problemas e, em casos raros de curtos circuitos ou de instabilidades que possam prejudicá-lo, que ele se mantenha seguro.
Basicamente, é o equipamento de proteção de todo o seu sistema.
Suporte para painel solar
Os suportes para painéis solares são imprescindíveis para que as placas fiquem estáveis e bem posicionadas. Como dito, os painéis podem ficar nos telhados, mas também no solo. Independentemente de onde fiquem, precisam de suportes para isso.
Além de todos esses equipamentos, também há acessórios como parte do cabeamento, responsáveis pela ligação do sistema como um todo.
Todos esses equipamentos são importantes para a instalação do sistema.
Vantagens de ter um sistema de energia solar em Jaguariúna
Finalmente você ficará por dentro das razões para que você invista em um sistema fotovoltaico agora mesmo! Você já sabe que pode economizar muito e ser sustentável, mas há muito mais! Confira!
Rápido retorno financeiro
Como a economia advinda do sistema fotovoltaico é muito grande, isso também garante que o retorno financeiro seja muito rápido. Ao falar sobre rapidez, é possível falar sobre sistemas que se pagam a partir de 3 anos de uso!
Acredita nisso? O que são 3 anos diante de uma vida inteira pagando pela energia de casa? Isso sem falar que existem parcelas do financiamento de energia solar que podem ter o valor inferior ao que você paga mensalmente com a conta de energia hoje em dia!
Valorização do seu imóvel
Uma vez que ter um sistema fotovoltaico é algo muito econômico para os moradores da residência, isso pode ser utilizado como mais uma vantagem na hora de vender o seu imóvel.
Um sistema fotovoltaico valoriza a sua residência e isso pode te garantir o retorno financeiro ainda mais rápido caso você queira repassar o imóvel. Além disso, é mais uma razão para provar que você nunca sai perdendo com a energia solar.
Passo a passo para adquirir o seu sistema fotovoltaico
Depois de tudo o que você viu, está na hora de levar a energia solar em Jaguariúna diretamente para a sua casa. São muitas vantagens em adquirir um sistema como esse e o melhor de tudo é que é muito fácil fazer esse investimento. Confira abaixo como a Blue Sol te ajuda:
1º passo: Orçamento
A primeira etapa para conseguir o seu sistema fotovoltaico é entrar em contato com a Blue Sol para garantir o seu orçamento exclusivo. Nele, falaremos sobre condições de pagamento, quantidade de painéis solares e também precisaremos verificar a viabilidade técnica da sua casa em receber o sistema.
Tudo isso levará em conta também o nível de consumo de energia da residência a fim de entender quais características serão designadas ao seu sistema, como quantidade de energia necessária para suprir o consumo diário + rendimento de créditos energéticos.
Ah, com relação a valores, não se preocupe! A Blue Sol irá te auxiliar com o que for possível, inclusive oferecendo diferentes formas de pagamento para facilitar o seu investimento.
Para realizar o seu, clique no botão abaixo:
2º passo: Criação do projeto
Orçamento aprovado? Então é a hora de criar um projeto exclusivo para você e sua casa! Levaremos em conta todos os pontos relevantes para a geração de energia.
Nessa etapa, a nossa equipe técnica comparecerá na sua propriedade para coletar todas essas informações e avaliar o local ideal para o posicionamento do sistema de energia solar.
Para dar prosseguimento na instalação do projeto, enviaremos o projeto para a CPFL Santa Cruz fazer a aprovação.
3º passo: Instalação do sistema
Com a aprovação do projeto por parte da distribuidora, finalmente é possível realizar a instalação!
Não se preocupe com nada, pois a equipe técnica da Blue Sol cuidará de tudo! Nessa etapa, nossos comparecem na sua residência devidamente fardados e treinados, para a instalar e verificar o sistema. A instalação dura entre 3 e 4 dias e agendaremos com você o momento ideal para isso!
4º passo: Efetivação da conexão
Por último, precisaremos aguardar a visita técnica da CPFL Santa Cruz para que eles possam autorizar a conexão do seu sistema fotovoltaico junto à rede elétrica. Isso será aprovado após eles garantirem que tudo está de acordo com o projeto aprovado inicialmente e devidamente funcionando.
Se tudo estiver ok, a sua residência recebe um relógio bidirecional que contabilizará os créditos energéticos.
Pronto! Agora você já pode desfrutar das vantagens de ter um sistema fotovoltaico!
Viu só como é fácil? Então não perca mais tempo e garanta o seu sistema!