Energia Solar em Santos: Preço, Vantagens e Como Instalar a Tecnologia?

energia solar em santos _ capa blog

A energia solar em Santos cresce a cada ano. Em 2020, segundo a Aneel, já existem dezenas de sistemas de energia fotovoltaica instalados na cidade e a tendência é aumentar. Confira agora, neste artigo, quais as vantagens e por que você deve investir nesta tecnologia sustentável.

Está procurando por uma empresa de energia solar em Santos? Pensa em investir nesta tecnologia e economizar na conta de luz? 

Agora ficou muito mais fácil ter seu sistema de energia solar na Baixada Santista.

E também se tornou a melhor solução para diminuir os gastos, tendo em vista a longa durabilidade de mais de 25 anos dos painéis fotovoltaicos. 

Outra vantagem é a redução da conta de energia elétrica em até 95%. 

Você também vai contar ainda com um sistema altamente renovável, que não polui o meio ambiente e que quase não precisa de manutenção, quando instalado por quem entende do assunto.

Neste blog post a Blue Sol apresenta todos os detalhes deste investimento e porque ele vale a pena. 

Como funciona a energia sustentável em Santos?

Antes de encontrar uma empresa especializada em energia solar na cidade, é preciso entender como este processo funciona. 

Primeiro, deixemos claro que os sistemas fotovoltaicos geram energia elétrica através da conversão direta da luz do sol.

Isso acontece por meio de um processo de fotoemissão chamado efeito fotovoltaico.

Para que ocorra essa transformação é necessário a instalação de placas solares, que são fixadas nos telhados e também no solo para que possam captar, com mais liberdade, a luz do sol. 

Como as placas solares são compostas?

As placas solares também podem ser chamadas de módulos fotovoltaicos. 

Cada uma delas possui diversas células fotovoltaicas, que variam entre 60 ou 72, unidade inicial de geração da tecnologia. 

A partir dessas placas unidas é formado o painel solar.

Leia também: Célula Fotovoltaica: O Guia Técnico

E depois das placas solares?

Em um processo contínuo, a energia gerada pelo painel é enviada para outro equipamento, o inversor interativo, responsável por converter essa energia para os padrões comuns da rede elétrica.

Assim é o processo para que a energia que vem da luz do sol chegue até sua casa, fazenda, indústria ou empresa. 

Se tiver mais dúvidas, procure uma empresa especialista em energia solar como a Blue Sol e fale com um de nossos profissionais. 

Onde utilizar energia solar na Baixada Santista?

A Blue Sol oferece seus serviços em três setores: residencial, empresarial, industrial e propriedades rurais. Saiba mais sobre cada um desses segmentos.

Energia solar residencial em Santos

Na sua casa é possível sim. Com a Blue Sol, energia fotovoltaica residencial é garantia de conta de luz mais barata e muita economia. 

Mas, quantos painéis solares colocar em uma residência? 

Essa é uma dúvida comum que você pode descobrir a resposta clicando aqui e conferindo este artigo que a Blue Sol preparou sobre esse assunto.

Uma placa de energia solar é fabricada com muitas camadas de segurança com a finalidade de garantir a segurança e funcionamento das células, que são muito frágeis.

Energia Solar empresarial em Santos

Captar a abundante luz do sol em Santos e transformar isso em economia para sua empresa, tem coisa melhor?

Pois saiba que com a Blue Sol você pode investir nesta tecnologia para sua empresa e começar a gastar muito menos com conta de luz. 

Além disso, há uma gama de vantagens quando se opta por energia fotovoltaica nas empresas, como por exemplo, a visão que seus clientes vão passar a ter sobre seu negócio quando perceberem que você investe em uma captação de energia limpa e econômica.

Para produtores rurais

Para quem trabalha no campo, saiba que a tecnologia também chega até você. 

Lavouras, pastos e granjas precisam muito de energia elétrica para que sejam feitas várias ações, como o deslocamento de máquinas e o acionamento dos sistemas de irrigação, por exemplo, e isso acumula em uma fatura alta de energia elétrica. 

Então, não restam dúvidas de que a produção independente e sustentável de energia é uma ideia inquestionável para os produtores rurais.

O cenário atual para a energia solar

Antes de investir em qualquer negócio, é normal que todos se questionam sobre como o mercado está olhando para ele. 

No caso da energia solar, os resultados são apenas positivos, pois o Brasil possui grande irradiação solar e aí está a primeira vantagem em investir em um sistema fotovoltaico.

Em 2019 o número de instalações triplicou no país, com 114 mil sistemas.

Já em 2018 esse número era de 35 mil sistemas. 

Em Santos, de 2015 até março de 2020, foram 64 sistemas de energia solar instalados e este número foi crescente em todos esses anos de análise da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Ainda, de acordo com a  planilha de geração distribuída, a potência instalada em Santos, medida pela CPFL de Piratininga, é de 498,95 quilowatts.

Leia também: Mercado de Energia Solar Triplicou no Brasil no último ano.

O que você precisa saber para gerar essa energia

Você deve saber que para escolher gerar energia solar em Santos é preciso adquirir todos os equipamentos que compõem o kit de energia solar, projeto, acesso à rede, além da mão de obra da instalação.

Para isso, é importante contar com uma empresa que tenha credibilidade e experiência no mercado.

Com a Blue Sol você estará assegurado de um sistema fotovoltaico que funcione de forma correta e que esteja dentro dos padrões exigidos.

Como funcionam os sistemas de energia solar e os créditos energéticos?

Os sistemas de energia fotovoltaica funcionam com praticidade e rapidez, quando instalados corretamente por uma empresa que entende do assunto, sem burocracias. 

Confira o processo de geração de energia pelo sistema no vídeo abaixo:

Você notou que os sistemas funcionam em conjunto com a rede elétrica da distribuidora local e por este motivo são chamados de sistemas conectados à rede, ou On-Grid (termo em inglês).

Mas, e os créditos energéticos? 

Tudo começou em 2012, quando esse sistema foi criado pela Aneel, em sua Resolução Normativa 482 (RN 482). 

Isso possibilitou a todos os consumidores que realizam a instalação gerar absolutamente toda a energia que é consumida, seja em casas, comércio, indústrias ou empresas. 

Então, de acordo com o que foi estabelecido pela Aneel, o excedente de energia gerada pelo sistema do consumidor é injetado na rede e emprestado gratuitamente para a distribuidora.

Posteriormente, o consumidor é compensado através de créditos energéticos que abatem o que ele consome da rede nos momentos de pouca ou nenhuma geração do sistema

Em princípio, segundo as regras da RN 482, apenas o consumidor que possuía o sistema fotovoltaico em sua casa ou empresa poderia gerar dos créditos.

Mas, em 2015, uma Resolução Normativa da Aneel, de número 687, estabeleceu novos acordos que deram permissão para a geração ou utilização desses créditos em outros locais.

Ainda nesta resolução, foi possível que houvesse a união entre dois ou até mais consumidores.

As três novas modalidades criadas com a RN 687 são:

Empreendimento com múltiplas unidades consumidoras

Quando moradores de condomínios residenciais ou comerciais se unem para fazer a instalação de um sistema solar central. 

Neste caso, os créditos abatem do consumo de cada participante.

Geração compartilhada

Neste caso há uma união de consumidores com CPF ou CNPJ, através de consórcio ou cooperativa, para a instalação de sistema gerador em local terceiro daqueles onde estão as unidades que de fato vão receber os créditos.

Mas, todas precisam estar dentro da mesma área de concessão da distribuidora.

Autoconsumo remoto

Neste caso, uma pessoa física ou jurídica instala o sistema gerador em sua unidade e usa o excedente de créditos para abater o consumo de outras propriedades, todas dentro da mesma área de concessão da distribuidora.

Quanto custa para colocar energia solar na Baixada Santista?

É necessário solicitar um orçamento detalhado sobre o valor exato a se gastar para aderir a esta modernidade de captação de energia limpa. 

Se você fechar a proposta, a Blue Sol realiza visita técnica ao local para capturar todas as informações que forem contundentes para que o projeto seja colocado em prática.

Investir em energia solar é investir em sustentabilidade

Sustentabilidade é a palavra que todos apoiam no momento e ingressar nessa nova modalidade de consumo de energia é uma solução e tanto para reforçar sempre o respeito ao meio ambiente.

Não há riscos para as pessoas ou para o local em que se instalam os painéis fotovoltaicos, além disso há uma grande durabilidade deste sistema de energia solar, pois quando bem cuidados podem durar mais de 25 anos. 

Empresa de energia solar em Santos

Os sistemas geram energia mesmo em dias nublados ou chuvosos, porém em menor quantidade, visto que a geração do painel está relacionada diretamente com a quantidade de luz que ele recebe.

Por isso, o consumidor deve procurar uma empresa especializada como a Blue Sol para a elaboração do seu projeto, que deve levar em conta a média histórica de radiação solar local, o consumo do imóvel e vários outros fatores.

Isso irá garantir que o sistema gere a quantidade de energia e créditos necessários para abater todo o consumo do imóvel.

Em razão do investimento a ser feito em energia solar, ter uma assessoria da Blue Sol faz toda a diferença.

A equipe de profissionais elabora um sistema eficiente e completamente adequado ao local de instalação. 

Sua busca por energia fotovoltaica em Santos acabou. 

A Blue Sol é pioneira quando o assunto é energia fotovoltaica, tendo mais de 10 anos de atuação no mercado.

Somos referência no setor brasileiro com mais de 2.500 sistemas comercializados.

Fale com uma empresa de energia solar

Para tirar todas as suas dúvidas sobre energia solar e conhecer mais sobre a Blue Sol, entre em contato conosco, peça seu orçamento, questione nossos especialistas. Estamos esperando por você. 

O que achou?