Essa modalidade de energia tem motivos o bastante para que qualquer pessoa que possa, realmente invista nela: ela é uma das fontes de energias renováveis disponíveis no mercado, garante vantagens arrasadoras no quesito financeiro e certamente tem uma altíssima vida útil. Isso quer dizer que é possível contribuir com uma energia limpa e ainda pagar menos por algo extremamente duradouro.
Não é por menos que a energia solar tem se popularizado tanto, principalmente no estado de São Paulo, e agora está presente também no município de São Caetano do Sul.
Se você é morador da cidade e quer saber sobre a energia solar em São Caetano do Sul, podemos tirar todas as suas dúvidas!
Para saber mais informações, é só clicar no botão abaixo e fazer um orçamento!
Acompanhe a leitura!
Como funciona a energia solar em São Gonçalo do Amarante – RN?
Provavelmente você tem muitas dúvidas referentes ao funcionamento dessa modalidade de energia, afinal, como uma estrutura pode gerar energia através do sol? Bem, queremos ser diretos e mostraremos o passo a passo entre os equipamentos do sistema fotovoltaico (estrutura de geração de energia) até que a energia seja levada para a sua casa.
Tudo começa com a incidência de raios solares: ela precisa ocorrer para que haja geração de energia e isso quer dizer que mesmo em dias nublados, haverá a geração. O sistema só não funciona gerando energia durante à noite.
Com isso, os painéis solares transformam a luz solar em energia elétrica de corrente contínua. No entanto, apenas a corrente alternada (padrão de energia) garante que a energia esteja adequada à necessidade das casas.
Para resolver essa questão, o inversor entra em ação. Ele repara o padrão de energia de contínua para alternada e só então tudo pode ser devidamente ligado.
Como dito, a geração só ocorre durante o dia, então como fazer para usar eletrodomésticos e energia durante à noite? Nesse caso, você vai precisar de uma ajuda da rede, mas ainda poderá contar com os créditos energéticos.
Créditos de energia: como eles te ajudam?
Bem, vamos por partes! Primeiro, você deve saber que a sua produção diária sempre será suficiente para suprir a sua rotina de consumo, ok? Tudo isso é avaliado em um orçamento conosco e impactará diretamente na quantidade de painéis solares do seu sistema, por exemplo.
Tendo isso em mente, também é importante que você saiba que os painéis são instalados e a projeção, na maioria das vezes, garante que você tenha um pouco mais energia do que usa normalmente para casos de exceção.
Essa sobra é então injetada na rede concessionária ENEL. Essa injeção vai gerar unidades de crédito que vão servir para você no final do mês. É que durante à noite você vai precisar usar a energia da rede e precisará pagar por ela, mas como todos os dias o seu sistema tende a gerar créditos energéticos, haverá um abatimento do valor.
Os créditos energéticos surgiram em 2012, quando o sistema de compensação de energia elétrica foi criado pela Aneel em sua Resolução Normativa 482 (RN 482).
Confira o vídeo abaixo para saber de maneira ilustrada sobre o funcionamento da energia solar e sobre como todos os componentes se integram.
Se você se interessou pelo sistema e deseja saber aproximadamente quanto gastaria para ter um desse, faça uma estimativa através do simulador da Blue Sol.
Desde já, saiba que vale muito a pena, pois há casos em que a economia chega até 95%!
O que compõe um sistema fotovoltaico completo?
Um sistema fotovoltaico de geração de energia é formado pelos seguintes equipamentos:
Painel Solar Fotovoltaico + Suporte para placa solar
O painel solar você já conhece, já sabe que é o primeiro a atuar no sistema e também qual a sua utilidade: é ele que capta os raios solares e produz a energia. No entanto, eles precisam de apoio!
Os painéis solares devem ser instalados sobre o telhado ou solo, ficando expostos à forte irradiação solar e para isso, é necessário ter suportes para os painéis.
Para cada projeto de instalação de energia solar, é calculada a quantidade exata de placas necessárias, assim como de suportes para segurá-las.
Inversor Fotovoltaico Interativo
Os inversores também já lhe são familiares: sem eles, de nada adianta ter a energia gerada pelos painéis. A conversão do padrão de energia é fundamental para ter energia em casa.
Além desse papel, é o inversor que injeta a energia excedente na rede elétrica (para ter os créditos energéticos) e também é ele que garante a segurança do sistema, desligando a conexão com a rede em caso de queda de energia (o que não ocorre com frequência).
Caixa de Junção / String box
Outro responsável pela proteção do sistema fotovoltaico é a caixa de junção! Em casos de curtos circuitos e quedas de energia, é ela quem entra em ação para assegurar que tudo fique bem com os outros equipamentos do sistema.
É válido dizer que esses efeitos não são comuns, ok? No entanto, é melhor prevenir do que remediar e por isso, esse componente é tão importante.
Cabeamento
Por fim, todo kit fotovoltaico ainda conta com um conjunto de cabos e conectores adequados para fazer a ligação elétrica entre os equipamentos. Sem eles, nada seria possível!
Por que investir em um sistema fotovoltaico?
Vamos falar de uma vez porque você tem inúmeras razões para dar o primeiro passo para ter um sistema fotovoltaico.
Já falamos sobre o fato ecológico da energia solar e também trouxemos o fato de que é possível ter uma redução de até 95%, mas como? Veja abaixo!
Livre-se de inflações energéticas
O primeiro fator que vai te ajudar a economizar é a liberdade dos preços abusivos, taxas e inflações energéticas que podem ocorrer ao longo do ano pagando energia para uma rede elétrica. Com escassez hídrica, o valor da sua conta de energia pode aumentar consideravelmente e com a energia solar você não corre esse risco!
Com a instalação da energia solar, toda a energia que a sua residência consome estará livre dos preços da distribuidora e a sua constante inflação! Apesar de você ter custos noturnos, isso não terá força para impactar o tanto de economia que você já teve!
Rápido retorno do investimento
Mais um motivo para você investir no método e economizar é a velocidade de retorno do seu investimento! É possível ter o seu dinheiro de volta por completo a partir de três anos! Ah, e a depender do seu caso, o valor das parcelas do sistema podem ser menores do que você paga atualmente para a concessionária de energia, acredita? Fale com a gente!
Saiba como ter energia solar em sua casa!
Conseguimos te convencer e atiçar a sua curiosidade? Tire o restante das dúvidas conosco, saiba como tornar a energia solar realidade para você!
Passo 1: Peça um orçamento
Nesse caso, você pode contar conosco para te ajudar com o melhor orçamento possível: completo e com preços e modalidades de pagamento que irão facilitar a sua aquisição!
Passo 2: Criação de projeto
Depois de aprovado o orçamento, partiremos para a criação do seu projeto exclusivo! Analisaremos a área para colocar a estrutura, se é melhor colocar os painéis no solo ou no telhado, quantidade deles, entre outros fatores.
Com todos esses dados em mãos, os engenheiros da Blue Sol criam o projeto e entregam para a aprovação da ENEL.
Passo 3: Instalação
Depois do projeto aceito pela concessionária, mãos à obra! Hora de instalar toda a estrutura. Essa fase dura em média 2 a 3 dias e demandará 3 profissionais nossos para instalar tudo! Agendaremos com você o melhor dia e horário para começar!
Passo 4: Conexão
Por fim, precisaremos conectar o sistema à rede elétrica para começar a sua economia com energia solar na sua casa!
Isso fica por conta da Enel, visto que ela também precisará verificar o projeto final e garantir que a conexão seja ligada.
Se a instalação estiver de acordo com projeto que foi aprovado, a equipe da Enel realiza a troca do relógio medidor da sua casa pelo modelo bidirecional que contabiliza os créditos energéticos.
Conclusão
Bom, agora você já sabe tudo sobre a energia solar, então o que está esperando para fazer o seu financiamento?
Queremos te atender da melhor forma possível e isso será feito a partir de nossa parceria!
Então, se você quer começar uma revolução energética a partir de um sistema fotovoltaico, conte conosco!
Faça agora mesmo a simulação para saber quanto custa instalar energia solar em São Caetano do Sul!