Energia Solar em São Gonçalo do Amarante: Como Funciona e Simulador de Preço!

Energia solar em são gonçalo do amarante

A energia solar é uma das principais fontes de energias renováveis no país, se apresentando de forma extremamente viável do ponto de vista econômico e ecológico. 

Para quem é morador de São Gonçalo do Amarante e tem vontade de investir nesta modalidade, a Blue Sol chegou com a expertise e a possibilidade de fazer a diferença através da instalação de um sistema de energia solar em sua casa!

A energia solar vem se popularizando e os seus benefícios também, então aqui vamos falar um pouco sobre como funciona e sobre como você pode simular preços de energia solar.

Se você é morador da cidade e quer saber sobre a energia solar em São Gonçalo do Amarante, podemos tirar todas as suas dúvidas!

Para saber mais informações, é só clicar no botão abaixo e fazer um orçamento!

Acompanhe a leitura!

Como funciona a energia solar em São Gonçalo do Amarante – RN?

Não queremos usar jargões e nem usar a norma culta, mas seremos claros para que você entenda de maneira prática como funciona a energia solar. Além disso, falamos de uma maneira que mais adiante, você também queira aproveitar as vantagens desta modalidade de energia!

Bem, em resumo, a incidência de raios solares será o principal requisito para a geração de energia.  

A transformação da luz do sol em energia elétrica de corrente contínua é feita pelo próprio painel solar, que deve estar instalado sobre o telhado ou no solo, exposto ao sol.

A energia gerada então é totalmente limpa e fruto de uma fonte inesgotável, porém “finita” dentro do período de 24 horas. Ou seja, por não haver sol durante todo o dia, não haverá geração de energia durante todo o dia. Então como fazer para usar eletrodomésticos e energia durante à noite?

Geração de energia durante à noite em São Gonçalo do Amarante

Bem, vamos por partes! Primeiro, é válido dizer que você sempre tem painéis e geração suficiente para cumprir um dia. Com essa frase, você também deve estar se perguntando, quantos painéis solares haverá em um sistema residencial

Quem pode te responder isso de forma rápida é o simulador da Blue Sol.

Clique aqui embaixo e faça agora mesmo uma simulação na nossa ferramenta!

Clique aqui e simule quanto custa instalar energia solar e gerar sua energia

Já com relação à geração de energia durante à noite, será preciso ir um pouco mais a fundo. Confira o vídeo abaixo para saber como funciona o sistema de energia solar fotovoltaico e como todos os componentes se integram, que em seguida falaremos sobre a energia quando não há sol. 

 

Depois de assistir o vídeo, você deve ter reparado que o sistema de energia solar trabalha de forma interligada com a distribuidora de energia da sua cidade, que no caso é a Enel Brasil.

É exatamente por isso que você não fica sem energia durante à noite e nem precisa se preocupar com isso! Então como ficam os custos? Você perde a liberdade de produzir sua própria energia? Saiba mais no tópico sobre créditos energéticos!

Créditos energéticos

Dando continuidade às respostas das dúvidas acima, o fato de ter que se associar à rede e pagar pela energia utilizada durante à noite não significa que você perde sua liberdade.

Tampouco você pagará duas vezes! Quer entender como?

Bem, no vídeo, você também ouviu falar em “créditos energéticos”. Essas duas palavras designam as unidades de energia que sobram da produção diária de energia e que não são usadas durante à noite.

Em vez disso, esse restante é injetado na Enel e convertido em créditos energéticos. Estes créditos são valores que serão subtraídos da conta final que você utilizou da concessionária.

É por isso que o valor é extremamente baixo no final das contas e ainda assim compensa ter o sistema fotovoltaico em vez de pagar pela energia de maneira convencional.

Os créditos energéticos surgiram em 2012, quando o sistema de compensação de energia elétrica foi criado pela Aneel em sua Resolução Normativa 482 (RN 482).

É também por essa razão que é possível ter um uma economia de até 95% na conta de luz, visto que os créditos gerados compensam o débito.

Nos meses com maior incidência de sol, os sistemas fotovoltaicos são capazes de atender 100% da energia consumida em uma casa ou empresa.

Afinal, de noite ou em dias chuvosos a sua casa consome a energia que você “armazenou” na Enel.

Entenda o sistema fotovoltaico: conheça cada equipamento!

Um sistema fotovoltaico de geração de energia é formado pelos seguintes equipamentos:

Painel Solar Fotovoltaico + Suporte para placa solar

O painel solar é o componente principal do kit fotovoltaico, pois sem ele não ocorre nem o início do processo de geração. É ele quem capta os raios e produz a energia.

Os painéis solares devem ser instalados sobre o telhado ou solo, ficando expostos à forte irradiação solar e para isso é necessário ter suportes para painéis solares.

Para cada projeto de instalação de energia solar, é calculada a quantidade exata de placas necessárias, assim como de suportes para segurá-las.

Inversor Fotovoltaico Interativo

É possível pensar no inversor como uma chave fundamental para o sistema fotovoltaico. Muito embora os painéis sejam responsáveis pela geração de energia, são os inversores os donos do segredo que pode liberar a energia para ser utilizada em casa.

São eles que convertem o padrão de energia produzido para o que a casa realmente demanda. Sem virar a chave que é o inversor, nada se pode fazer com a energia que deriva dos painéis solares.

Além disso, o inversor injeta a energia excedente na rede elétrica e garante a segurança do sistema, desligando a conexão com a rede em caso de queda de energia (o que não ocorre com frequência).

Caixa de Junção / String box

Por falar em queda de energia e proteção do sistema, o kit de energia é composto também por uma caixa de junção! Muito embora curtos circuitos, quedas de energia e problemas com o sistema não sejam comuns, este mecanismo é necessário.

A caixa de junção ou string box é um equipamento de segurança que é responsável por proteger os módulos contra surtos de redes e demais danos elétricos.

Cabeamento

Por fim, todo kit fotovoltaico ainda conta com um conjunto de cabos e conectores adequados para fazer a ligação elétrica entre os equipamentos. Sem eles, nada seria possível!

Vantagens de um sistema de energia solar: saiba por que investir!

Uma das vantagens mais apreciadas pelos consumidores é a economia na conta de luz.

Os sistemas de energia solar podem promover uma redução de até 95% no valor do seu boleto Enel.

Só que nem de longe esta é a única vantagem de ter um sistema fotovoltaico… Confira outros pontos positivos do sistema:

Livre-se de inflações energéticas

É muito comum se deparar com taxas e bandeiras na conta de luz e só perceber o aumento da conta no final do mês. Além disso, quando ocorre escassez hídrica ou algo atrapalha a geração de energia nacional, sobra para o consumidor pagar mais por isso!

Com a instalação da energia solar, toda a energia que a sua residência consome estará livre dos preços da distribuidora e a sua constante inflação! Apesar de você ter custos noturnos, isso não terá força para impactar o tanto de economia que você já teve!

Rápido retorno do investimento

Aqui no Brasil, o que não faltam são raios de sol, até mesmo nos locais mais frios. Por isso, a tendência é o aumento de sistemas como esses pelo país. 

Principalmente ao considerar o rápido retorno do investimento feito! Em geral, com 3 ou 5 anos, você terá um retorno do seu investimento em um sistema residencial.

Então, sabendo que as placas podem durar cerca de 25 anos, você pode ter, pelo menos, 20 anos de geração de energia praticamente gratuita!

Afinal, como é possível ter energia solar?

Ter energia solar é uma realidade cada vez mais possível! Abaixo, temos um passo a passo para que você saiba exatamente o que fazer para nos contratar e vivenciar o melhor projeto de geração de energia que você poderia ter!

Confira:

Passo 1: Orçamento

Em primeiro lugar, solicite um orçamento junto à melhor empresa de energia solar do Brasil, a Blue Sol.

Temos 12 anos de experiência e mais de 6.000 sistemas de energia solar vendidos em todo o país!

Nossos especialistas estão prontos para realizar um orçamento especialmente adequado para a sua residência.

Clique no botão abaixo e faça agora mesmo o seu orçamento de acordo com o seu perfil de consumo.

Passo 2: Projeto

Com a aprovação do orçamento, o próximo passo é montar o projeto ideal para as características da sua propriedade.

Para isso, a equipe técnica da empresa irá até a sua residência para coletar as informações necessárias para o dimensionamento e instalação do sistema.

Além disso, outros pontos analisados são: 

  • Espaço disponível;
  • Condições do telhado para recebimento do painel solar;
  • Local de instalação do inversor fotovoltaico.

Com todos esses dados em mãos, os engenheiros da Blue Sol criam o projeto e entregam para a aprovação da Enel.  

Passo 3: Instalação 

Com a aprovação alcançada, vem a melhor parte! A etapa de instalação do sistema fotovoltaico. Sendo a mais esperada pelos clientes, a instalação configura-se como a parte concreta da mudança de vida de muita gente!

Essa fase é bem rápida e se trata, basicamente, da instalação das placas e equipamentos do sistema de energia solar.

Em uma data marcada, uma equipe com 3 instaladores comparecerá na sua residência para instalar e conectar todos os equipamentos.

Passo 4: Conexão

O último passo é conectar o sistema à rede elétrica para começar a sua economia com energia solar na sua casa!

Isso fica por conta da Enel, visto que ela também precisará verificar o projeto final e garantir que a conexão seja ligada.

Se a instalação estiver de acordo com projeto que foi aprovado, a equipe da Enel realiza a troca do relógio medidor da sua casa pelo modelo bidirecional que contabiliza os créditos energéticos.

Conclusão

Bem, você pode não saber das facilidades que podemos conseguir para você em um financiamento de energia solar, mas até mesmo as melhores condições de pagamento podem ser acertadas!

Queremos te atender da melhor forma possível e isso será feito a partir de nossa parceria!

Então, se você quer começar uma revolução energética a partir de um sistema fotovoltaico, conte conosco!

Faça agora mesmo a simulação para saber quanto custa instalar energia solar em São Gonçalo do Amarante – RN!

Clique aqui e simule quanto custa instalar energia solar e gerar sua energia